Com o aumento da popularidade da espiritualidade e das diferentes formas de meditação, o trabalho com as sombras está mais difundido do que nunca, pois envolve a exploração das profundezas internas do subconsciente reprimido de uma pessoa para se compreender melhor.

Mas será que está em contradição com os ensinamentos cristãos tradicionais? Será que o trabalho nas sombras é um pecado?

Acredita-se que o trabalho nas sombras não é pecado, uma vez que a prática não vai contra a lei de Deus, mas muitos cristãos, incluindo a Igreja, não o encorajam.

O que é o trabalho clandestino? É mencionado na Bíblia? Porque é que alguns pensam que é pecado? Este artigo explora as respostas a estas perguntas e muito mais.

Analisaremos também as formas de os cristãos fazerem trabalho clandestino em segurança e os seus possíveis perigos.

    A Bíblia fala de trabalho clandestino?

    O trabalho com as sombras é uma forma de meditação que envolve olhar para a sua mente inconsciente para descobrir pensamentos e emoções reprimidos.

    É conhecido por aqueles que o praticam para descobrir traumas, traços de personalidade e partes da mente subconsciente de uma pessoa. Mas será que a Bíblia menciona ou fala sobre o trabalho com as sombras?

    A Bíblia não fala explicitamente sobre o trabalho com sombras, mas alguns versículos do Livro Sagrado têm sido interpretados como referências ao trabalho com sombras.

    Por exemplo, a tentação de Jesus durante quarenta dias no deserto tem sido considerada como uma forma de trabalho de sombras. Jesus confrontou-se com as trevas durante esse tempo, e alguns consideram que foi uma batalha que Ele travou com demónios interiores.

    Isto é em Marcos 1:12-13 Diz o seguinte, "Logo o Espírito o enviou ao deserto, e ele esteve no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás. Ele estava com os animais selvagens, e os anjos o acompanhavam."

    Também, Mateus 7:4-5 Nesta Escritura, Jesus encoraja os cristãos a olharem para dentro de si próprios e a observarem o seu bom e mau comportamento.

    Diz o seguinte, "Como podes dizer ao teu irmão: 'Deixa-me tirar-te o cisco do olho', quando tens sempre uma trave no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão."

    O trabalho clandestino é bíblico?

    O trabalho de sombra não é bíblico. A Bíblia não aborda diretamente esta prática, nem a aprova nem a desencoraja. No entanto, algumas pessoas interpretaram certas Escrituras para discutir o trabalho clandestino e o seu significado no contexto bíblico.

    Por exemplo, no Salmo 39, David faz um balanço da sua vida e do sentido da sua vida. Salmo 39:6 estados, "Certamente, todos andam por aí como um mero fantasma; em vão se apressam, acumulando riquezas sem saber de quem elas serão finalmente." Este facto foi considerado como trabalho sombra, embora não seja explicitamente mencionado.

    Porque é que algumas pessoas acreditam que o trabalho à sombra é um pecado? Ver abaixo

    Porque é que algumas pessoas acreditam que o trabalho à sombra é um pecado?

    Alguns consideram o trabalho com as sombras um pecado, pois acreditam que ele, assim como outras formas de meditação, é magia negra. Como o trabalho com as sombras envolve a confrontação de traumas e medos/inseguranças interiores, é considerado "obscuro".

    Os cristãos contra o trabalho nas sombras argumentam que, como filhos de Deus, somos chamados a andar na Luz e a evitar abraçar as trevas.

    Alguns versículos bíblicos utilizados para apoiar este facto são Efésios 5:8 , "Porque outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; vivei como filhos da luz" .

    Tiago 1:17 "O dom muito bom e perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes celestiais, que não muda como as sombras que se movem," e João 8:12 "Quando Jesus voltou a falar ao povo, disse: "Eu sou a Luz do mundo; quem me segue nunca andará nas trevas, mas terá a Luz da vida."

    A opinião de que Jesus nos trouxe a Luz que deve ser abraçada em vez de nos fixarmos em pensamentos sombrios.

    Quais são os perigos do trabalho na sombra para um cristão?

    Embora muitas pessoas que praticam o trabalho sombra o vejam como uma experiência transformadora e fortalecedora, alguns riscos e perigos podem estar associados a ele. Em primeiro lugar, pode ser emocionalmente difícil, uma vez que é necessário enfrentar traumas difíceis do passado.

    Confrontar os seus medos e inseguranças mais profundos pode não só ser avassalador como também traumatizante. Em segundo lugar, a realização de trabalho sombra pode alterar a vida e conduzir a mudanças significativas para as quais é necessário estar psicologicamente preparado.

    Por exemplo, o trabalho sombra pode obrigá-lo a mudar de emprego, a cortar algumas relações ou mesmo a mudar a sua personalidade e crenças.

    Os cristãos podem fazer trabalho clandestino?

    As crenças individuais desempenham um papel importante no facto de um cristão poder ou não fazer trabalho de sombra.

    Mas acredita-se geralmente que é uma prática que os cristãos podem fazer, desde que seja baseada na fé e centrada em Cristo.

    Para alguns, o trabalho com as sombras ajuda-os a ligarem-se à sua espiritualidade a um nível mais profundo, enquanto que para outros é uma forma de lidarem com questões pessoais.

    De acordo com Deuteronómio 9:7 ( "Lembra-te e não te esqueças de como provocaste à ira o Senhor, teu Deus, no deserto; desde o dia em que saíste da terra do Egipto até que chegaste a este lugar, foste rebelde contra o Senhor." ), Josué 1:18 ( "Aquele que se rebelar contra o teu mandamento e desobedecer às tuas palavras, seja o que for que lhe ordenares, será morto. Apenas sê forte e corajoso." ) e 1 João 3:4 ("Todo aquele que pratica o pecado pratica também a iniquidade; o pecado é iniquidade". ), o pecado é a rebelião contra Deus e os seus mandamentos.

    O trabalho nas sombras não é considerado um pecado por muitos cristãos, uma vez que não é uma transgressão da lei de Deus.

    Como é que um cristão pode fazer trabalho clandestino em segurança? Ver abaixo

    Como é que um cristão pode fazer trabalho de sombra em segurança?

    Há muitas formas de os cristãos poderem fazer trabalho sombra em segurança, nomeadamente

    • Manter um diário. Escrever e documentar os seus pensamentos e sentimentos num diário físico é uma óptima forma de os processar. As entradas do diário podem ser constantemente revisitadas para olhar para trás no seu percurso e analisar onde estava mentalmente e onde está agora.
    • Falar com alguém - Pode recorrer à ajuda de um terapeuta, de um coach de vida, de um líder espiritual ou mesmo de um amigo ou familiar de confiança. Falar com alguém sobre os seus pensamentos, sentimentos, inseguranças e medos interiores é uma boa forma de obter informações e de fazer trabalho de sombra.
    • Fazer exercícios de trabalho de sombra. Existem fantásticos recursos em linha e em livros que podem ajudar uma pessoa no seu percurso de auto-descoberta e crescimento pessoal.
    • Ouvir os seus sonhos. Outra forma segura de fazer trabalho com as sombras é interpretar os seus sonhos. Acredita-se que os sonhos contêm mensagens do nosso subconsciente e podem ajudar a perceber pensamentos profundos que podem não estar na nossa mente.
    • Fazer uma viagem de auto-realização, o que implica identificar e abordar os estímulos que nos incomodam e descobrir a sua origem.

    A Igreja incentiva os cristãos a fazer trabalho clandestino?

    De um modo geral, a Igreja não incentiva o trabalho clandestino. Isto deve-se ao facto de o trabalho das sombras estar enraizado na filosofia da Nova Era, que incorpora o espiritualismo em oposição aos ensinamentos religiosos tradicionais.

    O trabalho com as sombras foi popularizado por um psiquiatra suíço nos anos 70, tendo muitos psicólogos adotado este método de terapia para explorar as "sombras" de cada um e encontrar respostas que possam estar escondidas no subconsciente.

    A Igreja não apoia a ideia, pois considera que abre a porta dos cristãos a ideologias anti-cristãs que podem levar os cristãos a abandonarem completamente a fé.

    Em vez disso, a Igreja defende que os cristãos curem o seu "lado negro" com métodos cristãos de terapia e aconselhamento.

    Referências