Como pastor e teólogo com uma vasta formação em estudos bíblicos, compreendo que
a ascensão de Jesus não marcou o fim do seu ministério. os discípulos que ele deixou para trás foram
encarregados de manter o ministério em funcionamento, o que fizeram bem, como documentam os Actos dos
Apesar de ter feito um estudo exaustivo do livro dos Actos dos Apóstolos, eu
Reparei que a morte dos apóstolos não está claramente documentada, o que me levou a perguntar como
os discípulos de Jesus morreram?
Os teólogos documentaram que cada discípulo de Jesus morreu de uma forma diferente e em lugares diferentes. Com a intensificação da difusão do cristianismo, os discípulos tiveram de se dispersar para espalhar o Evangelho noutras regiões. Foram até à Ásia, onde foram aceites nalgumas zonas e rejeitados noutras. Pela sua crença em Cristo, foramperseguidos das formas mais cruéis.Criei este artigo para esclarecer a vida dos discípulos de Jesus durante o seu ministério. Junte-se a mim
Esta exploração e descobrir como os discípulos acabaram por morrer.
A vida dos discípulos depois da ascensão de Jesus e os seus papéis importantes na igreja. Continue a ler para
Saiba mais!
Como é que os discípulos de Jesus morreram?
Apóstolo Simão Pedro
Simão Pedro foi, sem dúvida, um dos discípulos mais próximos e favoritos de Jesus. Foi um dos primeiros discípulos que Jesus chamou quando começou o seu ministério. O facto de ter recebido o título de Cefas, que se traduz por "a rocha" de Jesus Cristo, mostra o quanto era adorado e respeitado por Jesus Cristo. Foi a partir desta rocha que Jesus profetizou a construção da sua igreja.
Na altura da morte de Jesus, Simão Pedro foi deixado para trás como líder do vasto grupo de discípulos que deveriam continuar a partir do ponto onde Jesus tinha deixado. Simão Pedro esteve à altura da tarefa e assegurou a unidade entre os discípulos, tendo sido criada a primeira igreja. Acabou por ser o primeiro líder da igreja, também conhecido como o Papa, e supervisionou a nomeação do Apóstolo Matias para substituir JudasFalou durante o Pentecostes, quando muitas pessoas deram a vida a Cristo, e é-lhe atribuída a autoria da primeira e segunda cartas de Pedro.
De acordo com a história teológica, Pedro foi forçado a deixar Jerusalém e a ir para o norte pregar, assegurando que os primeiros não judeus fossem aceites no cristianismo. Os registos da Igreja primitiva mostram que Pedro se estabeleceu em Roma, Itália, onde trabalhou como líder da Igreja Católica. Acredita-se que Pedro tenha morrido por volta de 64 d.C., durante o reinado do imperador Nero. Como não se sentia digno de morrer como o seu mestre, Jesus Cristo, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo. Foi condenado à morte por ter mantido a sua fé como cristão .
André
André foi o irmão de Pedro entre os primeiros discípulos de Jesus Cristo chamados para o seu ministério. Enquanto pescava com o seu irmão Pedro no Mar da Galileia, Jesus chamou-os e prometeu fazer deles pescadores de homens. É considerado o primeiro discípulo que Jesus chamou e é também referido como André, o Protocletus. O Protolectus traduz-se livremente como o primeiro a ser chamado.
Embora André não seja muito mencionado isoladamente, é um dos discípulos que desempenhou um papel crucial na condução e divulgação do Evangelho de Jesus Cristo por toda a parte. Alguns estudiosos bíblicos registaram-no como um seguidor de João Batista antes de Jesus começar o seu ministério. É-lhe também atribuída a tarefa de levar as pessoas a Cristo, tal como levou o seu irmão em João 1:40-42 .
Alguns estudiosos cristãos registam que André foi além da Judeia para espalhar o Evangelho. Acredita-se que tenha ido mais longe na Europa, a lugares como Kiev, na Ucrânia. Também pregou na Grécia, onde um dos governadores lhe pediu que parasse com os seus ensinamentos. Um André implacável desobedeceu ao governador e continuou a espalhar o Evangelho. Acabou por ser preso e condenado à morte. Tal como o seu irmão Pedro, André enfrentou a morte dolorosa da crucifixão.
Pediu também para ser crucificado de cabeça para baixo, pois não se considerava digno de ser crucificado como Jesus Cristo.
Tiago, filho de Zebedeu
Tiago, o filho de Zebedeu, é também um dos primeiros discípulos a juntar-se ao ministério com o seu irmão João. Acredita-se que tenha sido um dos discípulos do círculo mais íntimo de Jesus Cristo. Juntamente com o seu irmão João, Simão Pedro e André, formaram o primeiro grupo de discípulos que começou a seguir Jesus.
Como membro do círculo mais íntimo de Jesus Cristo, Tiago testemunhou em primeira mão alguns dos grandes acontecimentos de Jesus Cristo. A ressurreição da filha de Jairo, a transfiguração e a agonia de Jesus no monte são apenas alguns dos acontecimentos notáveis que testemunhou.
A maioria das tradições cristãs refere que os seus ensinamentos, após a morte de Jesus, se limitaram à Judeia e que ele é o único apóstolo cuja morte está documentada na Bíblia Isto aconteceu por volta do ano 40 d.C. e está escrito em Actos 12:1-2. Por ser um membro convicto da Igreja, o rei Herodes mandou-o matar à espada .
Quem é o Apóstolo João, filho de Zebedeu? Ver abaixoApóstolo João, filho de Zebedeu
Considerado o discípulo mais amado de Jesus Cristo, João era irmão de Tiago e fazia parte dos quatro discípulos que receberam primeiro o chamamento de Jesus. Fazia parte do círculo íntimo de Jesus, juntamente com o seu irmão Tiago e Simão Pedro. Pelo seu zelo na divulgação do Evangelho na Samaria, Jesus chamou a João e ao seu irmão Tiago "os filhos do trovão".
Depois da ascensão de Jesus Cristo, João desempenhou um papel fundamental no estabelecimento da primeira igreja e na conversão do apóstolo Paulo. Atribui-se a João a escrita do Evangelho de João, das três epístolas de João e do livro das Revelações.
Em Apocalipse 1:9 Apesar de a Bíblia não citar diretamente a sua morte, a tradição diz que João foi preso em Éfeso e atirado para uma vasta bacia de óleo a ferver, mas escapou milagrosamente à morte. Foi então condenado ao trabalho escravo em Patmos, onde teve uma visão com Jesus e escreveu o livro do Apocalipse.
João foi libertado da escravatura e regressou à atual Turquia, onde morreu pacificamente de velhice, por volta de 98 d.C. É o único discípulo de Jesus de que há registo que tenha morrido pacificamente.
Filipe, o Apóstolo
Filipe, o Apóstolo, foi um dos discípulos de Jesus Cristo durante o seu ministério e está registado como tendo vindo de Betsaida. Respondeu ao chamamento de Jesus para "me seguir" e desempenhou um papel crucial ao trazer Natanael, o discípulo a Cristo, também conhecido como Bartolomeu.
Filipe é um dos apóstolos que tinha sido seguidor de João Batista antes do ministério de Jesus. Filipe foi o discípulo que calculou a quantia que custaria alimentar 5000 pessoas em João 6:7 Depois da ascensão do Senhor, Filipe fez parte dos que se reuniram em Jerusalém para rezar, como está registado em Actos 1:13.
A tradição diz que, depois da ascensão de Jesus, Filipe, Bartolomeu e a sua irmã Mariamne foram enviados a espalhar o Evangelho na Frígia, na Grécia e na Síria. Tornaram-se missionários e continuaram a espalhar o Evangelho. Uma das tradições diz que Filipe foi crucificado com Bartolomeu depois de ter convertido a mulher do procônsul de Hierápolis. Enquanto estava crucificado de cabeça para baixo, Filipe pregou a partir da cruz e Bartolomeu acabou por ser libertado, mas Filipe insistiu em ser deixado na cruz, onde morreu .
Bartolomeu, o Apóstolo
Filipe apresentou-o a Jesus, e o seu chamamento está registado em João 1:45-49 A partir destes relatos e até do seu ministério, podemos assumir que Filipe e Bartolomeu eram grandes amigos. Quando Jesus o viu chegar, chamou a Bartolomeu um verdadeiro israelita que adorava a Deus.
Em João 21:2 Em 1945, Bartolomeu esteve presente para ver Jesus quando ressuscitou e também durante a ascensão de Jesus Cristo, antes de levar o Evangelho à Índia e à Pérsia. Segundo as tradições, Bartolomeu terá sido martirizado de duas maneiras: pode ter sido amarrado num saco, lançado ao mar ou crucificado .
Tomé, o Apóstolo
Tomé fazia parte dos 12 discípulos de Jesus e desempenhou o seu papel tanto durante o tempo do ministério de Jesus como depois de ele ter subido ao céu. Tomé foi o discípulo que se dispôs a morrer com Jesus em Betânia quando começaram a chegar ameaças de morte. É também famoso por ter duvidado da ressurreição de Jesus, dando origem à famosa frase "Tomé duvidoso". É o discípulo que tocouAs feridas dos pregos de Jesus para confirmar que ele tinha ressuscitado.
As tradições cristãs afirmam que, depois de Cristo ter subido ao céu, Tomé levou o Evangelho a partes da Índia e da Pártia. Na Índia, fundou uma igreja e é considerado o patrono dos cristãos indianos. As tradições dizem que Tomé foi morto por uma lança em Chennai, na Índia, por volta do ano 72 d.C.
Mateus, o Apóstolo
Mateus era cobrador de impostos antes de conhecer Jesus Cristo e decidir segui-lo, e é também considerado Levi. Quando Jesus estava a tomar uma refeição em sua casa, disse que tinha vindo para os pecadores e para aqueles que precisavam de salvação. Quando experimentou Jesus, deixou todas as suas riquezas e seguiu-o. É-lhe atribuída a autoria do Evangelho de Mateus.
Esteve presente durante a ascensão de Jesus e fez parte do grupo que permaneceu em Jerusalém para professar o nome de Cristo. Segundo a tradição, levou depois o seu ministério à Judeia, Pérsia e Etiópia. Algumas tradições afirmam que ele foi martirizado na Etiópia ao ser apunhalado com uma espada.
Quem é Tiago, filho de Alfeu? ver abaixoTiago, filho de Alfeu
É um dos discípulos menos mencionados na Bíblia, mas mesmo assim desempenhou bem o seu papel como discípulo de Jesus Cristo, sendo também considerado como "Tiago, o menor". As tradições dizem que Tiago, filho de Alfeu, levou o Evangelho à Pérsia.
A sua morte terá ocorrido por volta do ano 62 d.C., em Jerusalém, tendo sido apedrejado por alguns judeus, que o enterraram junto ao templo.
Jude
Judas, também conhecido como Tadeu, foi um dos 12 primeiros discípulos de Jesus, mas é também um dos discípulos de Jesus menos mencionados. Alguns estudiosos atribuíram-lhe os escritos do livro de Judas, mas outros afirmam que o autor é Judas, irmão de Jesus.
A tradição regista que, após a ascensão de Jesus, Judas espalhou o Evangelho em muitos lugares, incluindo a Mesopotâmia, a Síria, a Samaria e a Líbia. Por volta de 65 d.C., na Síria, sofreu o martírio ao ser executado com um machado.
Simão, o Zelota
Sendo um dos discípulos de Jesus Cristo menos mencionados, pouco se sabe sobre Simão, o Zelote, que fez parte do grupo de discípulos de Jesus Cristo durante o seu ministério na Terra. A tradição regista que Simão, o Zelote, levou o Evangelho ao Egipto antes de se juntar a Judas na Pérsia. Foi martirizado ao ser cortado ao meio com uma serra por se recusar a sacrificar ao Deus do sol.
Judas Iscariotes
Judas Iscariotes foi o único discípulo de Jesus que morreu antes do seu mestre. Foi o discípulo que cumpriu a profecia de Jesus Cristo sobre ser traído por um deles. Por 30 moedas de prata, Judas traiu Jesus com um beijo na face.
Depois disso, Judas ficou cheio de culpa e acabou por se enforcar. O apóstolo Matias acabou por o substituir. Referências