O tema das tatuagens é controverso, uma vez que as pessoas têm opiniões diferentes sobre elas. Vale a pena discuti-lo, uma vez que os cristãos se interrogam se as tatuagens são erradas. As pessoas com tatuagens podem ir para o céu?

É possível que as pessoas tatuadas possam ir para o céu, uma vez que nenhum versículo bíblico sugere o contrário. Quando olhamos para as escrituras, a condição para ir para o céu é receber o dom da salvação, como explicado em Romanos 10:9. Este versículo diz, Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e acreditares no teu coração que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo .

O que é que a Bíblia diz sobre as tatuagens? Deus aprova as tatuagens? Porque é que os cristãos acham que as tatuagens são seculares? Estas são algumas das questões que este artigo aborda. No final, pode também ficar a saber se as tatuagens violam o corpo como templo de Deus. Continue a ler para saber mais!

    O que é que a Bíblia diz sobre as tatuagens?

    A Bíblia menciona a realização de tatuagens apenas no Antigo Testamento e não no Novo Testamento. Levítico 19:28 diz Não fareis cortes no vosso corpo por causa dos mortos, nem vos tatuareis, eu sou o Senhor .

    Embora este seja o único versículo da Bíblia que menciona diretamente as tatuagens, alguns estudiosos cristãos também citam outros versículos bíblicos quando ensinam sobre tatuagens. Por exemplo, citam Romanos 12:2 , que diz, Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que, pela prova, possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito .

    O livro de Deuteronómio 14:1 também fala de tatuagens. Diz que Y eis filhos do Senhor vosso Deus; não vos cortareis, nem fareis calva na vossa testa por causa dos mortos Uma vez que o Novo Testamento não diz diretamente que fazer uma tatuagem é pecado, este tópico cai na categoria de uma área cinzenta.

    Será que Deus aprova as tatuagens? Ver abaixo

    Deus aprova as tatuagens?

    Os cristãos têm opiniões diferentes sobre este assunto. Os que defendem que Deus desaprova as tatuagens citam o livro de Levítico 19:28 Neste versículo, Deus dá esta ordem ao seu povo para o orientar sobre a forma como deve viver: Deus quer que se separe dos caminhos dos pagãos.

    Durante este período, os pagãos costumavam marcar os seus corpos com tatuagens. Uma vez que esta era uma forma de adoração de ídolos, Deus deu-lhes esta ordem para os lembrar que Ele deve ser adorado. Isto é explicado mais detalhadamente em Êxodo 20:3 , que diz, Não terás outros deuses diante de mim .

    Um grupo de académicos também acredita que Deus não é contra as tatuagens. Essas pessoas argumentam que em nenhum lugar do Novo Testamento se fala diretamente de tatuagens. Acreditam que Levítico 19:28 não se aplica ao cristianismo atual porque é a lei do Antigo Testamento.

    Porque é que os cristãos acham que as tatuagens são seculares?

    Muitas pessoas pensam que as tatuagens são seculares, uma vez que as associam a rebeldes. Acreditam que fazer uma tatuagem expressa um carácter questionável e comparam a rebelião à bruxaria. 1 Samuel 15:23 diz, F ou a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a teimosia é como a iniquidade e a idolatria. Porque rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou para não seres rei .

    Alguns cristãos também pensam que as tatuagens são seculares, uma vez que estão associadas a elementos da vida sem Deus. Os que são desta opinião gostam de citar o livro de Tiago 4:4 , que diz: Y ou povo adúltero, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Por isso, quem quiser ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus .

    As tatuagens violam o corpo como templo de Deus?

    Uma vez que a Bíblia não permite ou implica que as tatuagens violem o corpo, tudo se resume a escolhas individuais. Os cristãos que acreditam que a tatuagem é errada argumentam que este ato viola o corpo como templo de Deus. A Bíblia sugere que os nossos corpos são o templo de Deus em I Coríntios 6:19-20 Este versículo diz, Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo que habita em vós e que tendes da parte de Deus? Não sois de vós mesmos, porque fostes comprados por bom preço. Portanto, glorificai a Deus no vosso corpo .

    De acordo com muitos crentes, os nossos corpos foram comprados com o sangue de Jesus quando ele morreu pelos nossos pecados na cruz. Acreditam que a tatuagem viola o corpo como templo de Deus, uma vez que tatuar o corpo envolve marcá-lo permanentemente com tinta. Esses cristãos também argumentam que marcar esse templo é errado, uma vez que mancha o templo de Deus, e que se deve mantê-lo puro.

    Os cristãos que acreditam que as tatuagens violam o corpo como templo de Deus também citam Romanos 12:1 Este versículo diz, Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual No entanto, aqueles que não acreditam que a tatuagem seja errada não acreditam que isso viole o corpo como templo de Deus.

    A Bíblia incentiva as tatuagens? Ver abaixo

    A Bíblia incentiva as tatuagens?

    Alguns estudiosos argumentam que a Bíblia não encoraja as tatuagens, uma vez que Deus as proibiu em Levítico 19:28. Por outro lado, outros acreditam que a Bíblia não faz referência às tatuagens nos tempos modernos.

    Os cristãos que acreditam que a Bíblia não incentiva as tatuagens citam Levítico 19:28 Neste livro, a Bíblia dá a entender que Deus advertiu o seu povo contra as práticas pagãs de luto. 1 Reis 18:28 sugere que os cananeus tinham o costume de cortar o corpo para fins espirituais. Este versículo diz gritavam cada vez mais alto, cortando-se com espadas e facas - um ritual que lhes era comum - até ficarem cobertos de sangue Faziam-no para chorar os mortos e honrar os seus deuses.

    Aqueles que acreditam que a Bíblia não faz uma referência específica às tatuagens nos tempos modernos argumentam que não há nenhum lugar no Novo Testamento que fale diretamente sobre tatuagens. Uma vez que argumentam que os crentes do Novo Testamento não têm de seguir a lei mosaica, acreditam que a Bíblia não encoraja nem desencoraja as tatuagens.

    Apesar da diferença de opiniões, o que é claro é que um cristão não deve fazer uma tatuagem por razões supersticiosas. Êxodo 20:3-4 diz Não terás outros deuses diante de mim; não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas .

    É possível fazer tatuagens enquanto cristão?

    Alguns cristãos fazem certas tatuagens porque acreditam que o Senhor está mais interessado no coração, como explicado em 1 Samuel 16:7 No entanto, antes de um cristão fazer uma tatuagem, deve avaliar se a tatuagem irá glorificar Deus. 1 Coríntios 10:31 recorda aos cristãos que devem usar o seu corpo para glorificar Deus.

    Pense na mensagem que a tatuagem transmitirá ao mundo. É melhor fazer uma tatuagem de natureza cristã, como uma tatuagem da cruz de Jesus, do que uma tatuagem de um demónio. Alguns cristãos fazem tatuagens que os ajudam a partilhar o Evangelho.

    Os cristãos também devem refletir sobre a razão pela qual querem fazer uma tatuagem: se a querem fazer para se destacarem ou para se enquadrarem, devem repensar, pois isso não glorifica Deus. 1 Coríntios 10:31 diz, Por isso, o que quer que comam ou bebam, ou o que quer que façam, façam-no para a glória de Deus.

    O facto de ter uma tatuagem não pode impedir um cristão de ir para o céu, uma vez que não é a aparência da pele que determina o destino eterno de uma pessoa. A forma como vivemos e tratamos os outros é mais importante do que a tinta da nossa pele. Gálatas 5:22 diz, Mas o fruto do Espírito é o amor, a alegria, a paz, a paciência, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio. Contra estas coisas não há lei .

    Quais são algumas das tatuagens religiosas que os cristãos podem fazer?

    Os cristãos podem fazer tatuagens religiosas relacionadas com versículos da Bíblia. Alguns versículos famosos que os cristãos pintam nos seus corpos são Salmos 23:1 , Filipenses 4:13 e João 3:16 . Salmos 23:1 pode lembrar aos cristãos que, se tiverem fé em Deus, nada lhes faltará. Este versículo diz O Senhor é o meu pastor, nada me faltará .

    Fazer uma tatuagem religiosa com citações Filipenses 4:13 pode lembrar a um cristão de onde vem a sua força. Este versículo diz Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece Por outro lado, uma tatuagem no João 3:16 recorda aos cristãos que têm a vida eterna através da morte de Jesus na cruz.

    Para além dos versículos da Bíblia, os cristãos também podem fazer outras tatuagens religiosas, como a imagem da cruz ou palavras religiosas como aleluia, amor, esperança ou fé.

    Referências