Deus deu a Moisés os Dez Mandamentos, que o povo de Israel tinha de cumprir. Entre os mandamentos, Deus exigia que o seu povo observasse o dia de sábado e o santificasse. Quinto: os israelitas estavam proibidos de fazer qualquer trabalho nesse dia. No entanto, quando Jesus desceu à terra e começou o seu ministério, os professores da Lei acusaram-no severamente de não observar o dia de sábado. Isto levaa pergunta: "Jesus trabalhava ao sábado?"

A Bíblia regista vários casos em que Jesus trabalhou no dia de sábado. Para além de ensinar nas sinagogas, o que era permitido, Jesus curou várias pessoas que estavam presas em diferentes tipos de doença durante anos no dia de sábado, o que irritou os fariseus e os líderes religiosos. No entanto, Jesus informou os que o criticavam de que era melhor fazer o bem do que o mal no dia de sábado.no dia de sábado, como diz Lucas 6:9.

Então, o que é que era considerado trabalho ao sábado no tempo de Jesus? Porque é que Jesus curava ao sábado? Porque é que era contra a Lei curar ao sábado? Jesus quebrou o sábado ao fazer milagres? Qual era o castigo por trabalhar ao sábado? O que é que Jesus disse sobre o sábado? Os cristãos do Novo Testamento devem observar o sábado? Leia até ao fim para saber as respostas a estas perguntas.

    O que é que era considerado trabalho ao sábado no tempo de Jesus?

    Uma vez que o dia de sábado foi dado ao povo do Antigo Testamento, funcionou mais como uma aliança entre o povo e Deus, tornando-o muito especial . Há algumas coisas que o povo de Israel estava proibido de praticar no dia de sábado .

    Por exemplo, Deus tinha ordenado ao povo de Israel que não saísse de casa para trabalhar no dia de sábado, mas que ficasse em casa e descansasse o suficiente, como refere Êxodo 16:29 Assim, as pessoas eram proibidas de sair para procurar comida no sábado, pois isso era considerado trabalho.

    Além disso, Deus ordena a Jeremias, no capítulo 17: 21-22, que diga ao seu povo para não carregar qualquer carga no dia de sábado, o que implica não carregar nada para fora das portas de Jerusalém, nem para fora da sua casa Esta escritura mostra que carregar qualquer carga era considerado trabalho no dia de sábado.

    A terceira atividade que também era considerada trabalho no dia de sábado era acender o fogo em casa dos israelitas Deus advertiu contra isso, como se afirma no livro de Êxodo 35:3 A lavoura ou a colheita também eram consideradas trabalho no dia de sábado e não deviam ser praticadas até ao dia seguinte. Este facto está registado em Êxodo 34:21 .

    Na altura em que Jesus veio à Terra, os fariseus e os doutores da Lei tinham acrescentado várias regras sobre o que não se devia fazer no dia de sábado, uma vez que se concentravam no cumprimento exterior da Lei em vez do verdadeiro objetivo para o qual Deus tinha destinado o dia de sábado. De acordo com os fariseus, outras actividades consideradas trabalho eram fazer compras, cozinhar, cozer, lavar roupa, mudar de casaqualquer coisa com a mão, fazer uma transação comercial ou colher frutos num dia de sábado.

    Por que é que Jesus curava ao sábado?

    Jesus curou no dia de sábado porque era o Senhor do sábado e, por isso, tinha autoridade para fazer o que bem entendesse no dia de sábado Além disso, Jesus curava no sábado porque sabia que o sábado tinha sido criado para beneficiar os seres humanos e não o contrário. Curar os doentes ou os deficientes no sábado era pô-los bons, o que era positivo para as suas vidas. Outra possibilidade de Jesus ter curado no sábado foi o facto de não suportar ver a dor e a agonia das pessoas e não se sentir bem.compassivo para com eles só porque era dia de sábado.

    Porque é que era contra a Lei curar ao sábado?

    Jesus cura no dia de sábado Fonte: Pinterest

    Nenhuma escritura da Bíblia mostra que curar no sábado era pecado. Esta regra "desnecessária" tinha sido criada pelos fariseus e pelos mestres da Lei, pois eles queriam sempre ser vistos como os mais superiores e mais poderosos do que qualquer outra pessoa. Ao proibir as curas no sábado, os líderes religiosos sabiam que Jesus iria muito provavelmente curar alguém no sábado, tornando-o um transgressor da Lei. Isto permitir-lhes-ia então acusá-lo, eventualmentematando-o porque tinham ciúmes dele.

    Jesus violou o sábado ao fazer milagres?

    Jesus não violou o sábado ao fazer os seus milagres. É impossível que ele tenha violado a lei mosaica, pois ele veio para cumprir a lei. Vemo-lo em Mateus 5:17 O Senhor Jesus Cristo, que veio para o mundo, revela que não veio para eliminar nenhuma das leis e ensinamentos de Moisés, mas que veio para os tornar realidade.

    Uma vez que vimos que o Sábado foi criado para o bem dos seres humanos, como se afirma no Marcos 2:27 Se Jesus não a quebrava fazendo milagres, esses milagres beneficiavam quem os recebia.

    Qual era o castigo por trabalhar ao sábado?

    Trabalhar num dia de Sabbath era considerado um dos actos mais mortíferos que uma pessoa podia cometer. O castigo era severo, pois a pessoa tinha de ser apedrejada até à morte. Êxodo 35:2 diz, "tens seis dias para fazer o teu trabalho, mas o sétimo dia é um dia de descanso solene dedicado a mim, o Senhor. Quem fizer algum trabalho nesse dia será morto." O castigo por trabalhar no sábado era grave, porque se tratava de uma aliança entre o povo e Deus, e quem a violasse estava a desrespeitar Deus e a quebrar a aliança com ele.

    O que é que Jesus disse sobre o Sábado?

    Jesus disse algumas coisas sobre o dia de sábado. Em Marcos 2:27, vemos Jesus dizer aos fariseus que o sábado foi feito para o bem dos seres humanos e que os seres humanos não foram feitos para o sábado. Além disso, em versículo 28 Com isto, Jesus garante aos outros que não há problema em fazer o bem aos outros no dia de sábado, pois não se está a violar a Lei.

    Além disso, no livro de Marcos 3:4, Jesus diz indiretamente que não há problema em ser bom no dia de sábado em vez de ser mau Jesus disse isto depois de as pessoas à sua volta quererem acusá-lo de ter agido mal ao curar o homem com a mão paralisada num dia de sábado.

    Os cristãos do Novo Testamento devem observar o sábado?

    Os cristãos do Novo Testamento já não são obrigados a observar o dia de sábado, pois o mandamento foi dado há muito tempo como uma aliança entre Deus e os israelitas. Os cristãos não são obrigados a observá-la, pois Jesus apenas exige que o aceitem e acreditem em Deus.

    Os cristãos que querem observar este dia não estão impedidos de o fazer, desde que se tenham convencido de que está tudo bem. Aqueles que escolhem não o observar não deixam de ser filhos de Deus, desde que sejam justos.

    Referências

    O sábado continua a ser obrigatório para os cristãos?

    O Dia do Senhor

    Jesus violou o sábado?

    Porque é que a cura de Jesus ao sábado era importante para os fariseus?

    A lógica da cura no sábado

    Por que é que Jesus curava ao sábado?

    O sábado no tempo de Jesus