Na escola de teologia, o nosso professor enfatizou o facto de sermos holísticos e de aprendermos todas as doutrinas cristãs. Neste semestre em particular, as nossas lições giravam em torno de doutrinas exclusivas de igrejas específicas. Uma lição que ele abordou de forma abrangente foi sobre o Purgatório. Uma vez que a crença está centrada na igreja católica, ele convidou o catequista local para esclarecer esta doutrina. Foi uma lição deliciosa queQuando me tornei professor de teologia, também insisti em aprender várias doutrinas. Depois da aula da passada segunda-feira, uma aluna abordou-me com uma pergunta. Ela andava numa busca para descobrir o que acontece depois da morte quando se deparou com um artigo sobre o Purgatório. Depois de ler, ficou com mais perguntas do que respostas. Até ficou assustada e queria saber como evitar esteComo eu tinha um vasto conhecimento sobre este assunto, decidi dar uma aula completa sobre o Purgatório e o que é preciso fazer para o evitar.

De acordo com a maioria dos católicos, é possível evitar o purgatório vivendo uma vida santa, arrependendo-se e confessando os seus pecados, intercedendo e procurando a indulgência e a ajuda da Virgem Maria e dos anjos da guarda.

Neste artigo, convido-o a juntar-se a mim e a mergulhar no purgatório, onde descobriremos se as almas podem evitar o purgatório e se é fácil evitá-lo, entre outros tópicos. Continue a ler para descobrir as respostas a estas perguntas.

    As almas podem evitar o purgatório?

    As almas podem evitar o purgatório? Fonte da imagem: Pixabay

    De acordo com a maioria dos católicos, uma alma não pode evitar totalmente o purgatório, especialmente se tiver pecados por limpar ou imperfeições após a morte. Acredita-se que uma alma permanece no purgatório dependendo da veracidade ou intensidade e período da sua purificação. Só depois de a alma estar purificada é que deixa o purgatório e entra no céu. É apenas um lugar temporário para onde uma alma vai e pode mais tarde entrar no céuuma vez purificado.

    No entanto, de acordo com 2 Macabeus 12:40-43, é possível rezar por uma alma para diminuir o seu tormento e o seu tempo no purgatório. Judas Macabeu rezou para que os pecados dos camaradas caídos fossem completamente apagados. Ele viu que as orações que fazia podiam ajudar aqueles que tinham morrido e não tinham tido oportunidade de expiar os seus pecados.

    É fácil evitar o purgatório?

    É possível evitar o purgatório, mas não é tão fácil como se pensa. Para evitar o purgatório, é preciso rejeitar o apego a todas as formas de pecados, tanto maiores como menores, desapegando-se completamente. Além disso, é preciso estar em estado de graça antes da morte.

    Evitar o purgatório não é, portanto, uma tarefa fácil, uma vez que é necessário ter uma forte aversão ao pecado, mesmo aos pecados mais pequenos e perdoáveis, e é necessário ter um grande amor a Deus. Sendo humano, pode não estar totalmente arrependido dos seus pecados menores ou ter maus hábitos devido a pecados como a ganância, a inveja ou a gula.

    A maioria dos católicos acredita que é necessário ir para o purgatório para que qualquer pecado que se tenha cometido após a morte seja completamente limpo, independentemente da bondade de alguém; após a sua morte, acredita-se que é vital rezar e celebrar missas por essa pessoa em vez de a deixar no purgatório,pensando que estão no céu, sem ninguém para rezar por eles.

    Cinco maneiras de evitar o purgatório

    Formas de evitar o purgatório. Fonte da imagem: Pixabay

    Para evitar o purgatório, pode seguir estas cinco regras: viver uma vida virtuosa e santa, arrepender-se e confessar os pecados, rezar e interceder, pedir indulgência, bem como procurar a ajuda da Virgem Maria e dos Anjos.

    Viver uma vida virtuosa e santa

    De acordo com a fé católica, é uma das práticas mais comuns para evitar o purgatório. Terá de levar uma vida santa e virtuosa na terra, evitando e mantendo-se afastado do pecado. Para tal, terá de praticar a caridade, ser gentil e mostrar compaixão para com os outros e evitar comportamentos pecaminosos. Além disso, terá de praticar sacramentos como a confissão, baptismos, assistir a missas ereceber a Eucaristia.

    Arrepender-se e confessar-se

    Acredita-se que é possível evitar o purgatório se nos arrependermos sinceramente dos nossos pecados e fizermos regularmente os sacramentos de confissão ao padre para pedir perdão. Também podemos olhar para dentro de nós próprios, confessar tudo o que fizemos e pedir perdão a Deus. Desta forma, reduzimos a quantidade de pecados que precisam de ser purificados e podemos passar menos tempo ou nenhum no purgatório.

    Orações e intercessão

    Peça a outras pessoas, como figuras religiosas ou santos, que ofereçam orações e intercedam por si. Além disso, pode rezar pelas almas que partiram e, em troca, pedir-lhes que rezem por si para evitar ir para o purgatório.

    Procurar a indulgência

    Acredita-se que a procura de indulgências reduz o castigo no purgatório, mas deve ser feita sem apego a qualquer pecado. Para obter indulgências, é necessário fazer quatro coisas: confessar-se, receber a eucaristia, oferecer orações ao Papa e, finalmente, praticar uma boa ação. Deus perdoará a culpa e também a dívida que temos.

    Procurar a ajuda da Virgem Maria e dos Anjos

    Pode recorrer a divindades como a Virgem Maria e os anjos para evitar ir para o purgatório. Aproxime-se da Virgem Maria, que é uma poderosa intercessora em questões de purgatório. A Virgem Maria é conhecida por interceder e pode ajudá-lo a evitar o purgatório. Da mesma forma, peça ajuda aos seus anjos da guarda para o ajudar a evitar o purgatório ou para continuar a ajudá-lo enquanto estiver no purgatório.

    4 Orações a dizer para evitar o purgatório

    Orações a dizer para evitar o purgatório. Fonte da imagem: Pixabay

    Cinco orações, que se acredita serem as mais comuns, ajudam a evitar o purgatório ou a reduzir o tempo de permanência no purgatório: a oração do rosário, a oração do Terço da Divina Misericórdia, a oração de Santa Gertrudes, a grande e geral oração pela alma do purgatório.

    No entanto, é essencial notar que as orações, por si só, não podem garantir que se evite o purgatório; em vez disso, pode complementar as orações com os sacramentos, abstendo-se de pecar e vivendo uma vida santa para ter a garantia da vida eterna. Eis as quatro orações habitualmente utilizadas.

    Uma oração do rosário

    Avé Maria,

    Cheio de Graça,

    O Senhor é convosco.

    Bendita sois vós entre as mulheres,

    e bendito é o fruto

    do teu ventre, Jesus.

    Santa Maria,

    Mãe de Deus,

    reza por nós, pecadores, agora,

    e na hora da nossa morte.

    Ámen.

    Catecismo da Igreja Católica

    Oração do Terço da Divina Misericórdia

    Ó Jesus, Verdade eterna, nossa Vida, eu Vos invoco e suplico a Vossa misericórdia para os pobres pecadores. Ó Coração dulcíssimo do meu Senhor, cheio de piedade e de insondável misericórdia, eu Vos suplico para os pobres pecadores. Ó Coração Sacratíssimo, Fonte de Misericórdia de onde jorram raios de graças inconcebíveis sobre todo o género humano, eu Vos suplico luz para os pobres pecadores. Ó Jesus, lembrai-Vos da Vossa amarga Paixão e nãoJesus, quando considero o grande preço do Vosso Sangue, regozijo-me com a sua imensidade, pois uma só gota teria sido suficiente para a salvação de todos os pecadores. Embora o pecado seja um abismo de maldade e ingratidão, o preço pago por nós nunca poderá ser igualado. Por isso, que cada alma confie na Paixão doDeus não negará a sua misericórdia a ninguém. O céu e a terra podem mudar, mas a misericórdia de Deus nunca se esgotará. Oh, que alegria imensa arde no meu coração quando contemplo a tua bondade incompreensível, ó Jesus! Desejo trazer todos os pecadores aos teus pés para que glorifiquem a tua misericórdia através dos séculos sem fim.

    Oração de Santa Maria Faustina Kowalska

    Uma oração de Santa Gertrudes, a grande

    Pai Eterno, ofereço-Te o Preciosíssimo Sangue do Teu Divino Filho Jesus, em união com as Missas rezadas hoje em todo o mundo, por todas as Almas Santas do Purgatório, pelos pecadores de toda a parte, pelos pecadores da Igreja universal, pelos da minha casa e da minha família.

    Oração geral por uma alma no purgatório

    Pai do Céu, eu vos dou o sangue de Jesus, vosso precioso filho que morre para que sejamos salvos. Eu dou o seu sangue por todas as almas santas que estão no purgatório. Ouvi a minha súplica, tende piedade delas e ajudai-as a descansar em paz. Amém.