Como cristão devoto e estudioso da Bíblia, tenho interesse em explorar o destino final dos profetas da Bíblia. Fiquei especialmente intrigado com Isaías depois de ler sobre a sua visão do Senhor e sobre como foi incumbido de restaurar a nação de Judá. Isto fez-me pensar se Isaías teria ido para o céu, por isso fiz mais investigação. Visitei várias igrejas, falei com diferentesNa passada terça-feira, num fórum online que coordeno, falávamos sobre a Ascensão de Isaías quando um dos membros perguntou se Isaías tinha ido para o céu. Outro queria saber como Isaías tinha morrido. Tendo feito uma pesquisa exaustiva sobre este tema, tinha todas as respostas correctas na ponta dos dedos. Então, Isaías foi para o céu?

Quando Isaías teve uma visão do Senhor ( Isaías 6:1 Alguns teólogos sugerem que o templo pode não ter sido no céu, embora a Bíblia não esclareça isso. Por outro lado, de acordo com o texto conhecido como a ascensão de Isaías, Isaías alcançou o sétimo céu. No entanto, observe que a igreja primitiva não aceitou a Ascensão de Isaías como uma Escritura inspirada. Portanto, não está noBíblia Quando se trata do destino final de Isaías, a maioria dos estudiosos bíblicos insinua que Isaías provavelmente foi para o céu, uma vez que acreditam que ele foi um mártir.

Neste artigo, convido-o a acompanhar-me na história de Isaías. Continue a ler para saber qual foi a visão de Isaías quando viu Deus, se foi para o céu durante a sua visão, como morreu e muito mais!

    Qual foi a visão de Isaías quando viu Deus?

    De acordo com Isaías 6 Isaías teve uma visão que lhe permitiu ver Deus sentado nesse trono. O Senhor estava alto e exaltado, e a cauda do seu manto enchia o templo. Isaías descreve também a visão de serafins com seis asas cada um. Na sua visão, cada anjo tinha duas asas que cobriam os pés, duas asas que cobriam o rosto e outras duas asas para voar.

    Os serafins louvaram o Senhor e chamaram-lhe santo, dizendo que toda a terra estava cheia da glória de Deus. Os anjos chamaram santo a Deus porque ele não tinha pecado, era puro e justo.

    Quando os serafins louvavam a Deus, o seu som fazia tremer os umbrais e as ombreiras das portas, e o fumo enchia todo o templo.

    Quando Isaías viu Deus, ficou comovido e sentiu-se culpado, pois sentia-se impuro e disse que também vivia entre pessoas de lábios impuros. Mas um dos anjos tocou-lhe com carvão vivo nos lábios e disse-lhe que a sua culpa tinha sido retirada.

    Isaías foi para o céu durante a sua visão?

    Será que Isaías foi para o céu durante a sua visão? Fonte da imagem: Pinterest

    Os teólogos têm opiniões diferentes sobre o local para onde Isaías foi na sua visão, uma vez que a Bíblia não indica diretamente onde ele foi. Alguns estudiosos da Bíblia especulam que Isaías não foi para o céu durante a sua visão, uma vez que Isaías 6:1 O autor descreve-o a ver Deus num templo e argumenta que o templo se encontrava provavelmente num local não revelado algures na Terra.

    Outros insinuam que, uma vez que havia seres angélicos na sua visão, ele estava provavelmente no céu, na morada do Senhor. Por outro lado, de acordo com a ascensão de Isaías, ele alcançou o sétimo céu. No entanto, a igreja primitiva não aceitou a ascensão de Isaías como uma

    Portanto, isto não está registado na Bíblia.

    Porque é que Deus levou Isaías para a sala do seu trono?

    Isaías teve a visão quando Uzias morreu. Durante o reinado de Uzias, houve êxitos económicos e políticos. Embora o povo de Judá prosperasse, os ricos exploravam os pobres através da injustiça e da extorsão. Muitas pessoas ricas desviavam o povo do culto ao Senhor. Deus levou-o para a sala para o chamar ao seu ministério profético, encarregando-o de ajudar a restaurar a nação.

    Deus também levou Isaías para a sala para que ele proclamasse que Deus reina supremo sobre a sua criação. Os anjos que Isaías viu em sua visão disseram que a Terra estava cheia da glória de Deus. Alguns cristãos também sugerem que Deus levou Isaías para a sala para proclamar que o julgamento e a salvação abrangem todas as nações. Em sua visão, Deus deu a Isaías uma tarefa difícil. Ele deveria dizer às pessoas que elas seriam destruídas devido à sua desobediência.

    Outros estudiosos da Bíblia também insinuam que Deus levou Isaías para o quarto para lhe dar um pequeno vislumbre da sua glória. Sugerem que isso o ajudava a compreender profundamente a santidade e a majestade do seu remetente.

    Como é que Isaías morreu?

    No entanto, a Bíblia não especifica como é que Isaías morreu, Hebreus 11:37 Isaías é considerado um dos mártires que foram provavelmente serrados ao meio. Os teólogos sugerem que Isaías viveu até ao reinado de Manassés. Durante esse período, Manassés ordenou que alguns mártires fossem apedrejados e que outros fossem serrados ao meio.

    Segundo a tradição judaico-cristã, Isaías foi amarrado dentro de um saco e colocado no oco de um camião-árvore, sendo depois serrado em dois. Esta história baseia-se no livro não canónico conhecido como a Ascensão de Isaías.

    A Bíblia diz o que aconteceu a Isaías depois da sua morte?

    Não. A Bíblia não nos diz o que aconteceu a Isaías depois de ele ter morrido, nem documenta como Isaías morreu. Os cristãos acreditam que Isaías profetizou sob o reinado de quatro reis da Judeia, incluindo Ezequias, Acaz, Jotão e Uzias ( Isaías 1:1 )

    A Bíblia diz claramente que Isaías profetizou para uma nação que fez ouvidos moucos ao Senhor ( Isaías 6:9 ) Alguns teólogos sugerem que, mesmo depois da morte de Isaías, eles ainda não se arrependeram.

    Veremos Isaías no céu?

    Será que vamos ver Isaías no céu? Fonte da imagem: Pixabay

    Embora a Bíblia não nos diga que Isaías foi para o céu quando morreu, alguns teólogos sugerem que é provável que o vejamos no céu. A Bíblia diz-nos que, para ir para o céu, é preciso acreditar em Jesus e arrepender-se ( Actos 3:19 ). É provável que Isaías tenha seguido este exemplo.

    Qual é a opinião dos estudiosos da Bíblia sobre o destino eterno de Isaías?

    A maioria dos estudiosos da Bíblia não tem a certeza do destino final de Isaías, porque não é mencionado na Bíblia. No entanto, alguns especulam que provavelmente foi para o céu, uma vez que se crê que serviu como diplomata de Deus durante mais de 50 anos ... Deus chamou-o para dizer ao povo de Judá que precisava de mudar e abandonar os seus pecados. Argumentam que o facto de ser um mensageiro de Deus pode tê-lo obrigado a arrepender-se também.