O Céu é um dos lugares mais misteriosos. Muitos se perguntam onde fica esse lugar maravilhoso e a que distância ele pode estar da Terra. Enquanto algumas pessoas acham que o Céu está tão longe da Terra, outras pensam que ele está bem perto, só que não podemos vê-lo com nossos olhos físicos. Mas a que distância o Céu está da Terra?

A Bíblia não apresenta números que mostrem a distância da Terra ao Céu, mas sugere que é uma distância que se pode ver quando se está na Terra, mas usando olhos espirituais e não físicos. Por exemplo, Estêvão podia ver o Céu ainda na Terra : "Olhai, vejo os céus abertos e o Filho do Homem à direita de Deus!" Actos 7:56 O céu é uma distância que os olhos podem ver enquanto estão na terra.

Neste artigo, discutiremos a localização física do Céu no universo e se o Céu está no mesmo reino que a Terra. Além disso, veremos se o Céu é um lugar físico ou espiritual e analisaremos quaisquer pistas da Bíblia sobre a localização do Céu. Quanto tempo a luz pode levar para viajar até o Céu? Continue lendo para descobrir.

    Qual é a localização física do Céu no universo?

    A Bíblia dá a entender que o Céu existe, foi criado como tudo o resto. Encontramos este facto em Génesis 1:1, que diz: No princípio, Deus criou o Céu e a Terra A Bíblia também fala da existência do Céu através da revelação de João, que se acredita ter visto o Céu: Vi ainda outro anjo forte que descia do céu, vestido com uma nuvem, e um arco-íris sobre a sua cabeça, o seu rosto era como o sol e os seus pés como colunas de fogo . Apocalipse 10:1-2.

    A Bíblia não fornece uma localização física no universo. Embora muitas pessoas assumam que o Céu se encontra na direção do céu, devido à descrição que o coloca acima da terra, a Bíblia não fornece a localização física do Céu. Uma localização física significaria que o avanço tecnológico permitiria ao homem conceber foguetões espaciais que pudessem ir para o Céu. A Bíblia tem uma passagem que poderia ser considerada como uma localização física do Céu emA Bíblia conta uma história em que os homens queriam construir uma torre cujo topo chegasse ao céu: E disseram: "Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo esteja nos céus; façamos um nome para nós, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra . Génesis 11:4. Este versículo sugere que, se nos movermos continuamente na direção do céu, podemos chegar ao Céu, como estes homens tentaram fazer. No entanto, a história da torre de babel não é sobre o Céu, mas sobre como surgiram as diversas línguas.

    O Céu está no mesmo reino que a Terra? Ver abaixo

    O Céu está no mesmo reino que a Terra?

    A Bíblia sugere que o Céu não está no mesmo reino que a Terra. Quando Estêvão estava a falar com os fariseus e outros judeus, viu o Céu, mas os que estavam com ele não viram. A Bíblia menciona que ele estava cheio do espírito quando isto aconteceu: Mas ele, cheio do Espírito Santo, fixou os olhos no céu e viu a glória de Deus e Jesus à direita de Deus, 56 e disse: "Olha, vejo os céus abertos e o Filho do Homem à direita de Deus! " Actos 7:55-56 Estêvão afirmava ter visto o Céu; se este estivesse no mesmo reino que a terra, os que estavam com ele e os que o apedrejaram tê-lo-iam visto e não o teriam apedrejado.

    Outro exemplo que sugere que o Céu está num reino diferente da Terra é a história de Eliseu. A Bíblia regista que o rei de Aram tinha enviado o seu exército para capturar Eliseu. Quando o servo de Elias viu o exército, ficou preocupado, mas Eliseu rezou para que Deus lhe abrisse os olhos para ver o exército celestial que os protegia: E Eliseu orou e disse: "Senhor, peço-te que lhe abras os olhos para que veja." Então o Senhor abriu os olhos ao jovem, e ele viu. E eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo à volta de Eliseu . 2 Reis 6:16-17 .

    A Bíblia indica um grande exército celestial que o servo de Elias não podia ver porque estava num outro reino. Uma vez que os habitantes do Céu estão num outro reino, podemos concluir que o Céu está num outro reino diferente da Terra.

    O Céu é um lugar físico ou um lugar espiritual?

    A evidência bíblica mostra que o Céu é um lugar físico. O aspeto físico do Céu é sugerido pela existência de coisas que encontramos no mundo físico. Por exemplo, Jesus indicou a existência de casas e outras a serem construídas: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não houvesse Vou preparar-vos lugar. 3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 4 E para onde eu vou vós sabeis, e o caminho vós conheceis." João 14:2-4 O facto de haver casas indica um aspeto físico do Céu.

    Além disso, a Bíblia indica algum aspeto físico do corpo que os santos receberão: Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. Quando, pois, isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte éengolido pela vitória. " 1 Coríntios 15:52-54. Este versículo sugere que os santos ressuscitarão nos seus corpos, transformando-os em incorruptíveis. Os novos corpos serão físicos, mas serão incorruptíveis. Portanto, os novos corpos com aspectos físicos precisarão do Céu com o aspeto físico, o que sugere que será físico.

    O facto de Tomé poder tocar em Jesus depois da sua ressurreição num novo corpo implica que os corpos têm aspectos físicos que fazem do Céu um lugar físico. Depois disse a Tomé: "Põe aqui o teu dedo, e vê as Minhas mãos; põe aqui a tua mão, e mete-a no Meu lado. Não sejas incrédulo, mas crente ." João 20:27 Se o corpo de Jesus fosse espiritual, Tomé não lhe teria podido tocar. Além disso, os anjos que Abraão recebeu antes de irem queimar Sodo e Gomorra tinham corpos físicos, o que está implícito quando a Bíblia diz que Abraão e Sara lhes prepararam comida. Abraão foi ter com Sara à tenda e disse-lhe: "Prepara depressa três medidas de farinha fina; amassa e faz bolos." 7 Abraão correu para o rebanho, pegou num vitelo tenro e bom, deu-o a um rapaz e este apressou-se a prepará-lo. Pegou na manteiga e no leite e no vitelo que tinha preparado, pô-lo diante deles e ficou junto deles debaixo da árvore enquanto comiam . Génesis 18:6-8. Comer alimentos físicos sugere que eles são físicos e vivem num lugar físico.

    A Bíblia dá pistas sobre a localização do Céu?

    A Bíblia não dá qualquer pista sobre a localização do Céu. No entanto, sugere que o homem não pode chegar lá no seu corpo atual sem a ajuda de um ser sobrenatural. Jesus disse aos fariseus que eles não podiam ir para onde ele ia: Então Jesus disse-lhes de novo: "Vou-me embora, e vós procurar-me-eis e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis ir". João 8:21. A Bíblia também dá a entender que o Céu não está neste mundo. Vós sois deste mundo; eu não sou deste mundo. João 8:23 Se o Céu estivesse situado neste mundo, mas numa dimensão ou reino diferente, Jesus não teria dito que não é deste mundo.

    É possível que a Bíblia tenha omitido esses factos porque seriam difíceis de compreender. Afinal, a nossa compreensão da localização está limitada à Terra e ao nosso universo imediato.

    Quanto tempo demoraria a viajar da Terra para o Céu? Ver abaixo

    Quanto tempo demoraria a viajar da Terra para o Céu à velocidade da luz?

    A Bíblia não indica quanto tempo é necessário para chegar ao Céu. No entanto, como já foi referido, a Bíblia sugere que o Céu não está assim tão longe da Terra. Quando Jacob estava a dormir, viu anjos a subir e a descer com uma escada de e para a porta do Céu: foi posta uma escada na terra, cujo topo chegava ao céu, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela . Génesis 28:12.

    Este versículo sugere que o Céu está a uma distância em que os anjos podem usar uma escada para subir da Terra ao Céu e vice-versa. Embora este versículo pinte uma imagem da distância entre o Céu e a Terra, não se trata da distância mas da presença e comunicação de Deus com Jacob. No entanto, continua a sugerir que o Céu não está longe da Terra porque, embora Deus viva lá, pode comunicar com as pessoas naterra.

    Referências

    Torre de Babel

    Será que as pessoas que morreram e foram para o Céu sabem o que se passa na Terra? Se assim for, penso que ficariam tristes ao ver o mal e o sofrimento que aqui se vive. Mas não é suposto o Céu ser um lugar feliz?

    Onde fica o Céu?

    On Earth as in Heaven: A (Very) Brief Biblical Theology of Heaven (Na Terra como no Céu: Uma (Muito) Breve Teologia Bíblica do Céu)