Sendo um cristão nascido de novo, alimento-me da palavra de Deus. Uma coisa que me tem chamado a atenção ultimamente é a razão pela qual as Escrituras mencionam tanto a lepra. Tanto no Antigo como no Novo Testamento, há várias menções à lepra que retratam esta doença como sendo feia e a relacionam com o pecado. O que procuro compreender é: o que é que a lepra simboliza na Bíblia?

Na Bíblia, a lepra é frequentemente associada ao pecado. Nos tempos antigos, a lepra era incurável pelo homem e causava muita destruição à pessoa leprosa, o que era utilizado como ilustração gráfica de como o pecado pode destruir uma pessoa. A lepra também era associada à separação, porque, no Antigo Testamento, a pessoa leprosa não devia associar-se à sua comunidade após o diagnóstico ( Levítico 13:46 ).

Acompanhe-me enquanto discuto intensamente o simbolismo e o significado da lepra na Bíblia. Também verei por que razão a lepra era associada ao pecado na Bíblia e alguns versículos bíblicos sobre a lepra. Continue a ler para saber mais.

    O que é a lepra na Bíblia?

    Na Escritura, a lepra surge como uma representação ou ilustração do poder destrutivo que o pecado pode causar na vida de uma pessoa No Antigo Testamento, Deus deu aos israelitas instruções específicas sobre como lidar com uma doença como a lepra ( Levítico 13 Qualquer pessoa que tivesse uma infeção na pele tinha de ir ao sacerdote para ser inspeccionada e examinada. Se fosse encontrada com lepra, a pessoa tinha de vestir roupas rasgadas e deixar o cabelo desgrenhado para ilustrar que estava impura.

    Uma vez que a lepra era incurável para o homem naquela época, muitos acreditavam que era uma maldição que Deus tinha lançado sobre aqueles que pecavam contra ele. De facto, a pessoa leprosa era odiada e desprezada e era mesmo expulsa da sua comunidade porque era considerada impura ( Números 5:2 ).

    O que é que a Bíblia diz sobre a lepra?

    O que é que a Bíblia diz sobre a lepra? Fonte da imagem: Pinterest

    A Bíblia tem muito a dizer sobre a lepra, pois ela é mencionada várias vezes nas Escrituras. Como já foi dito, as Escrituras descrevem a lepra como uma ilustração gráfica do que o pecado pode fazer a uma pessoa. Embora o pecado seja perdoável, é feio, contaminante, repugnante e tende a afastar-nos de Deus. É assim que a lepra é retratada na Escritura, repugnante e separa a pessoa leprosa dos seus entes queridos.

    Em Levítico 13 A Bíblia fala sobre a forma como os sacerdotes deviam determinar se uma pessoa era leprosa e o que fazer depois de a pessoa ser encontrada com a doença da lepra. Esta passagem refere que, se a pessoa for considerada leprosa, deve ser declarada impura. A pessoa deve então vestir-se com roupas rasgadas, com o cabelo pendurado e desgrenhado, e deve ser forçada a viver sozinha fora da sua comunidade, porque é impura.

    No Novo Testamento, Jesus, que veio para morrer pelos nossos pecados, é visto a curar pessoas leprosas. A primeira causa de uma pessoa leprosa ser curada por Jesus é vista no livro de Mateus 8:2-4 O leproso veio ter com Jesus, pedindo-lhe que o purificasse, o que mostra que a lepra ainda estava associada à impureza. Jesus estendeu a mão ao leproso, e a doença deixou o seu corpo quando ele lhe tocou.

    A lepra também é retratada como uma maldição na Bíblia. Números 12 Em 1945, Miriam, a irmã de Moisés e de Aarão, foi atingida pela lepra. Aarão e Miriam falaram contra Moisés, que era um servo manso de Deus. Deus não se agradou deles e, por isso, atingiu Miriam com a doença da lepra.

    Versículos bíblicos sobre a lepra

    Levítico 13:2-3

    Este versículo descreve o processo de identificação da lepra no antigo Israel Se uma pessoa tivesse uma marca ou inchaço suspeito na pele, devia ser levada ao sacerdote para ser examinada. Se o sacerdote determinasse que a marca era leprosa, a pessoa era declarada impura e obrigada a viver sozinha fora da sua comunidade.

    Levítico 13:45-46

    Estes versículos descrevem as consequências de ter lepra Os que eram apanhados com a doença eram obrigados a vestir-se com roupas rasgadas e a anunciar aos outros a sua impureza. Eram também obrigados a viver fora da comunidade.

    2 Crónicas 26:16-23

    Nesta passagem, a lepra foi usada como forma de castigo para o rei Uzias A Escritura refere que o orgulho de Uzias crescia à medida que o seu reino se ia fortalecendo. Devido ao seu orgulho, zangou-se com os sacerdotes que o advertiam para não queimar incenso, pois este era um ritual sagrado que só os sacerdotes podiam realizar. Uzias não aceitou o conselho de ânimo leve e, por sua vez, foi atingido pela lepra. Esta passagem contribui para explicar por que razão as pessoas associam a lepra ao pecado.

    Marcos 1:40-42

    Esta passagem descreve o primeiro homem a ser curado de lepra na Bíblia Na antiguidade, a lepra era considerada uma doença incurável e os doentes eram muitas vezes rejeitados pelos outros. A cura do leproso por Jesus demonstrou o seu poder e autoridade, mas também a sua compaixão por aqueles que eram considerados párias na sociedade.

    Lucas 17:11-19

    Esta passagem conta a história de dez leprosos que foram ter com Jesus para serem curados Quando os leprosos obedeceram a Jesus e se puseram a caminho, foram milagrosamente curados. No entanto, apenas um dos leprosos regressou para mostrar a sua gratidão a Jesus e dar glória a Deus. Esta história é frequentemente utilizada para ilustrar a importância da gratidão e do agradecimento.

    5 significados simbólicos da lepra na Bíblia

    Significados simbólicos da lepra na Bíblia Fonte da imagem: Pinterest
    • Pecado: A lepra é muitas vezes associada ao pecado na Bíblia. Tal como a lepra é uma doença que se espalha e contamina o corpo, o pecado é uma doença espiritual que se espalha e contamina a alma. Tal como o pecado nos afasta de Deus, no Antigo Testamento, os que tinham a doença da lepra tinham de viver sozinhos fora dos seus campos. Eram desprezados e considerados malditos e impuros. Levítico 13 No Novo Testamento, Jesus curava frequentemente pessoas consideradas impuras ou pecadoras, incluindo leprosos.
    • Separação No Antigo Testamento ( Levítico 13 Esta separação simboliza a separação entre Deus e os pecadores e a necessidade de purificação espiritual.
    • Restauração: No Novo Testamento, Jesus cura vários leprosos, simbolizando a restauração da saúde e da integridade que vem com a salvação. A primeira causa de cura de uma pessoa leprosa é vista em Marcos 1:40-42 . em Lucas 17:11-19 Jesus cura dez leprosos, mas só um volta para lhe agradecer. Esta cura restituiu não só a saúde física dos leprosos, mas também a sua posição social e a sua relação com Deus.
    • Julgamento Na Escritura, a lepra era por vezes vista como um castigo pelo pecado, simbolizando o julgamento que advém da desobediência e do pecado. Números 12:10 Na sua primeira visita ao país, Miriam é atingida pela lepra como castigo pela sua desobediência a Deus (falando contra Moisés, que era um servo escolhido de Deus), o que mostra que o pecado tem consequências e que Deus é justo no seu julgamento.
    • Limpeza Na Bíblia, a lepra só podia ser curada por um sacerdote após um ritual de limpeza ( Levítico 14:2-3 Isto simboliza a necessidade de limpeza espiritual e a importância do arrependimento para ser curado do pecado.

    Porque é que a lepra era considerada um símbolo do pecado na Bíblia?

    A lepra era associada ao pecado na Bíblia porque ilustrava as graves consequências do pecado. No Antigo Testamento, esta doença era considerada uma condição contaminante que separava a pessoa da comunidade e do culto a Deus no templo Por outro lado, o pecado afasta-nos de Deus e corrói a nossa alma, tal como a lepra corrói o nosso corpo. No Antigo Testamento, a lepra era incurável e o medo de propagar a doença levou à exclusão dos leprosos da sociedade. Levítico 13 e 14 foram dados aos israelitas para os ajudar a identificar e conter a doença.

    Além disso, o livro de Levítico 13:45-46 associa a doença ao pecado e à impureza. Isto porque as doenças de pele eram frequentemente vistas como uma manifestação física de pecado ou impureza Além disso, no Novo Testamento ( Marcos 1:40-42 ), quando o leproso se aproxima de Jesus para lhe pedir a cura, pede-lhe que o purifique, se for essa a sua vontade, o que mostra que a doença ainda estava associada ao pecado.

    Quem é que foi amaldiçoado com lepra na Bíblia?

    Um dos exemplos mais conhecidos encontra-se no livro dos Números, onde Miriam, a irmã de Moisés e Aarão, foi atingida pela lepra em resultado da sua rebelião contra Moisés e a sua autoridade como líder escolhido por Deus . em Números 12 Quando Miriã e Arão falaram contra Moisés por causa do seu casamento com uma mulher cuchita, Deus chamou os três irmãos à tenda da congregação e repreendeu Miriã e Arão pela sua rebelião. Como resultado, Miriã foi atingida pela lepra e teve de ser separada do acampamento durante sete dias. Durante esse tempo, os israelitas não continuaram a sua viagem até que ela estivesse curada.

    Outra pessoa que foi amaldiçoada com lepra foi o rei Uzias. 2 Crónicas 26:16-23 O rei Uzias, por causa da força que estava a adquirir, tornou-se orgulhoso e foi ao templo queimar incenso, uma atividade sagrada que devia ser realizada apenas pelos sacerdotes. Quando foi avisado para não o fazer com os sacerdotes, zangou-se com eles e Deus atingiu-o com a doença da lepra. Referências