Tendo sido criado numa família cristã e frequentado uma escola cristã, aprendi muito sobre as virtudes, os valores e as tradições cristãs. No entanto, à medida que fui crescendo, comecei a ouvir falar cada vez mais de outros grupos e denominações religiosas. Recentemente, tive uma conversa sobre o modo de vida dos judeus e dos Amish, que despertou a minha curiosidade sobre estas crenças. Por isso, hoje vou aprofundarsobre as duas religiões, Amish vs. Judaica; como se comparam exatamente?

Os Amish e os Judeus têm origens e crenças diferentes, tais como tradições, celebrações, práticas e padrões de vida. Os Amish são sobretudo conhecidos pela sua vida simples e por não quererem adotar a tecnologia moderna, enquanto os Judeus são sobretudo conhecidos por rejeitarem Jesus Cristo como o Messias.

Neste artigo, convido-o a acompanhar-me na análise das semelhanças e das principais diferenças entre os dois, bem como a analisar em pormenor as suas tradições mais comuns. Continue a ler para saber mais.

    Amish vs. Judeu: Diferença de definição

    Amish vs. Judeu Fonte da imagem: Pixabay

    Judeu refere-se a um grupo etnoreligioso originário do antigo Israel e do hebraico. O termo judeu refere-se a três grupos de pessoas: as que têm linhagem ou antecedentes judaicos, as que nasceram numa família judaica e as que não têm antecedentes familiares judaicos, mas que se converteram formalmente ao judaísmo.

    Por outro lado, Amish refere-se a um grupo de anabaptistas tradicionais de origem suíça e alsaciana que foram originalmente liderados por Jakob Amman. A filiação Amish é oficializada quando alguém é batizado dentro da igreja.

    Diferença entre Amish e Judeus

    Parâmetros de comparação.

    Amish

    Judeu

    Origem

    A igreja Amish era formado em 1693 e dirigida por Jakob Amman.

    O grupo judeu é originário dos israelitas e hebreus e foi formado por volta de 2000 a.C.

    Línguas

    Os Amish utilizam principalmente Holandês da Pensilvânia .

    Os judeus usam o Língua hebraica para comunicar.

    Livro sagrado

    O texto sagrado para os Amish é A Bíblia A versão inglesa da Bíblia é a King James Version ou a versão alemã da Bíblia de Martinho Lutero.

    O povo judeu segue a Torá , que consiste nos primeiros cinco livros do Tanakh (Bíblia hebraica)

    Perspetiva da vida após a morte

    O povo Amish não tem uma visão comum sobre a vida após a morte e acreditam que uma pessoa vai para o céu ou para o inferno dependendo das suas acções .

    O povo judeu não tem um pensamento comum sobre a vida após a morte e acreditam que o mundo será alterado para o seu estado original.

    Celebrações e práticas

    O povo Amish celebra o Natal , recordando o nascimento de Jesus Cristo.

    Os judeus celebram o Hanukkah para comemorar a rededicação do segundo templo de Jerusalém.

    Crença em Jesus Cristo

    Como os cristãos, os Amish acreditam em Jesus Cristo como o Messias e filho de Deus que morreu pelos nossos pecados e é o caminho para a salvação.

    Os judeus acreditam que Jesus Cristo existiu, mas rejeitam-no como o Messias porque pensam que Ele não conseguiu destruir o mal e estabelecer um reino eterno, como esperavam que o seu Messias fizesse.

    Local de culto.

    Os Amish não têm um local específico onde realizam as suas cerimónias e orações, mas normalmente realizam-nas nas casas de cada um, em domingos alternados.

    Os serviços judaicos têm lugar nas sinagogas, que são locais designados para a oração. O seu Shabbat é normalmente observado de sexta-feira à noite até sábado, uma hora antes do pôr do sol.

    Seguidores.

    Os grupos Amish têm um número reduzido de seguidores devido à sua população fechada.

    Os grupos judeus têm um grande número de seguidores que desempenharam um papel em muitos desenvolvimentos da modernidade.

    Semelhanças entre Amish e Judeus

    Os Amish e os judeus partilham algumas semelhanças. Uma delas é o facto de ambos serem grupos religiosos menores que foram sujeitos a perseguições e pogroms.

    Ambos acreditam em Deus como um criador divino com quem podem ter uma relação pessoal ... Além disso, ambos são conhecidos por certos costumes e crenças que os distinguem dos outros e seguem as leis do Antigo Testamento .

    Além disso, ambos têm um código de vestuário conservador e são obrigados a cobrir os joelhos com calças ou saias compridas e a cobrir a cabeça durante todo o tempo. .

    Quais são as tradições Amish?

    Tradições Amish. Fonte da imagem: Pixabay

    Algumas das tradições Amish mais comuns são enumeradas a seguir;

    Serviço de comunhão

    No calendário religioso dos Amish, as cerimónias de comunhão são um dos acontecimentos mais importantes, ocorrendo duas vezes por ano, normalmente no outono e na primavera Como preparação, os Amish realizam uma cerimónia de Ordnung duas semanas antes da cerimónia da comunhão. Durante esta cerimónia, o bispo apresenta algumas regras e espera-se que cada um dos congregantes renove o seu compromisso de as cumprir.

    Os cultos de comunhão são realizados em alemão e têm muitos ministros visitantes de outras igrejas que podem pregar as mensagens da manhã. O culto da manhã dura normalmente três horas, após as quais as pessoas são dispensadas para o almoço. Depois do almoço, cantam-se hinos alemães e são proferidos sermões; em seguida, os elementos de comunhão do pão e do vinho são partilhados em memória do sacrifício de Jesus. Depois de partilhar,os fiéis lavam os pés uns dos outros para simbolizar a humildade e o serviço.

    Segunda-feira de Pentecostes

    O Pentecostes é geralmente celebrado cinquenta dias depois do Domingo de Páscoa e comemora o dia em que o Espírito Santo apareceu aos Apóstolos de Cristo Geralmente cai num domingo, pelo que a segunda-feira seguinte é feriado e é conhecida como segunda-feira de Pentecostes.

    Os Amish tiram normalmente este dia para descansar ou fazer um piquenique na igreja.

    Rumspringa

    Esta é a transição da adolescência para a idade adulta e começa por volta dos dezasseis anos e termina quando um jovem se casa ou escolhe ser batizado na igreja Amish ou deixa a comunidade.

    As principais actividades que têm lugar incluem socializar com os colegas, namorar e decidir se vão deixar a comunidade ou juntar-se à igreja, uma vez que a maioria dos jovens não é baptizada durante a Rumspringa.

    O que são tradições judaicas?

    Tradições judaicas. Fonte da imagem: Pixabay

    Seguem-se algumas das tradições judaicas mais comuns;

    Brit Milah/ bris

    Esta é a cerimónia durante a qual é feita a circuncisão num menino judeu e é normalmente realizada oito dias após o seu nascimento .

    Tradicionalmente, a criança é retirada da mãe pela madrinha e entregue ao padrinho, que a entrega ao mohel. O mohel coloca então o bebé na cadeira de Elias por um momento e depois coloca-o sobre os joelhos do sandak (detentor). O mohel recita então algumas bênçãos e depois executa a circuncisão em três passos: o corte do prepúcio, que é conhecido como milah; a remoção da membrana que cobre a cabeça do pénis (p'riah); e m'tzitzah ou sucção, que envolve a sucção do sangue doferida. Imediatamente após o procedimento, o pai recita algumas bênçãos. O bebé é batizado sobre um cálice de vinho e algumas gotas são colocadas nos lábios do bebé, concluindo a cerimónia tradicional.

    Bar Mitzvah/ Bat Mitzvah

    Para os judeus, a maioridade ocorre automaticamente aos treze anos para as raparigas e aos doze para os rapazes, o que se designa por Bar Mitzvah para os rapazes e bat mitzvah para as raparigas Nestas idades, o rapaz ou a rapariga são obrigados a observar os mandamentos da Torah, e a cerimónia do Bar/Bat mitzvah simboliza oficialmente esta obrigação.

    A celebração é feita durante o Shabbat mais próximo do 13º aniversário da criança. Durante a cerimónia, o celebrante é chamado a ler a Torah, o que é conhecido como Aliyah. Nalgumas congregações, o celebrante dirige parte do serviço e pode ser-lhe pedido que faça um discurso. O pai diz então uma oração agradecendo a Deus por ter retirado o peso da responsabilidade dos pecados do filho.

    Práticas fúnebres e de luto

    Tradicionalmente, os enterros devem ser efectuados o mais rapidamente possível. A cerimónia consiste numa oração de abertura, num elogio e em leituras das escrituras. Não são aceites caixões abertos, pelo que não é possível ver o corpo durante a cerimónia .

    O período inicial de luto é conhecido como Shiva e dura sete dias após o funeral. Durante este período, a família enlutada deve ficar em casa e receber visitas. Devem recitar o Kaddish (uma oração especial de luto) em conjunto.

    Os Amish são judeus?

    Não, os Amish não são judeus. Os Amish são uma denominação de cristãos protestantes, uma vez que têm algumas crenças semelhantes, como o facto de reconhecerem Jesus Cristo como o Messias, algo em que o povo judeu não acredita.

    Além disso, os Amish e os Judeus têm crenças diferentes. Os Amish acreditam em separar-se do mundo. Eles enfatizam esta tradição através de passagens de Romanos 12:2 que encoraja os cristãos a não se conformarem com os padrões do mundo, e Tiago 4:4 Os judeus não acreditam nesta prática e não podem aderir a estas escrituras porque não têm o Novo Testamento.

    O que é que os judeus pensam dos Amish?

    Não sabemos exatamente como os judeus vêem os Amish No entanto, uma vez que a maioria dos judeus pensa que os cristãos têm uma visão incerta da Torah, assumimos que pensam o mesmo sobre os Amish, uma vez que os cristãos e os Amish têm crenças muito semelhantes.

    Além disso, o povo judeu pensa que os Amish estão errados por reconhecerem Jesus como o Messias, uma vez que Ele não manifestou as suas qualificações de Messias, tais como ser um profeta. Referências