- O que é que aconteceu ao Tomé Duvidoso na Bíblia?
- Como morreu o apóstolo Tomé?
- Tomé acreditou em Jesus antes de morrer?
- A Bíblia refere que Tomé foi para o céu ou para o inferno?
Como cristão, as questões relativas a quem está no céu chamam muito a minha atenção. Houve uma altura em que falávamos de factos relativos ao destino de Tomé no nosso fórum online, e muito poucas pessoas, incluindo eu próprio, tinham factos sólidos sobre o assunto. Como teólogo, tomei a meu cargo pesquisar a possibilidade de ele estar no céu e a sua vida após a ressurreição de Cristo.Aprendi muito sobre a vida, morte e possível destino de Tomé, e tive de voltar ao meu fórum online e reiniciar o tópico. Alguns membros pediram um artigo detalhado sobre Tomé estar no céu, e então decidi escrevê-lo. Então, Tomé foi para o céu?
Acredita-se que Tomé tenha ido para o céu como os outros apóstolos e que seja um santo, e que o destino dos santos é estar com Cristo no céu.
Acompanhe-me enquanto escrevo sobre o que aconteceu a Tomé Duvidoso na Bíblia e também sobre o facto de Tomé estar no céu ou no inferno.
O que é que aconteceu ao Tomé Duvidoso na Bíblia?
A Bíblia apenas menciona que Tomé estava entre os discípulos e duvidava da ressurreição de Cristo. A Bíblia diz que Tomé não acreditou na ressurreição de Jesus e quis tocar nas feridas antes de acreditar, mas nada mais é mencionado explicitamente sobre ele, Depois do dia de Pentecostes, acredita-se que todos os Apóstolos, incluindo Tomé, fizeram o que Jesus Cristo ordenou e foram espalhar o Evangelho noutros países.
Partindo da ideia de que os Apóstolos foram espalhar o Evangelho noutros países, conclui-se que Tomé poderá ter espalhado o Evangelho até à Índia. Sugere-se que ele viajou primeiro para a Síria e o Iraque e mais tarde foi para as partes norte e sul da Índia para pregar o evangelho. Também se sugere que ele foi para a China e Malaca, pregou o evangelho e voltou para a Índia. Na Índia, ele começou igrejas a partir de Kerala e avançou para construir mais 6 grandes igrejas que existem até hoje. No entanto, você deve notar que a Bíblianão nos diz isso; baseia-se nas tradições da Igreja síria.
Como morreu o apóstolo Tomé?
Como morreu o apóstolo Tomé? Fonte da imagem: PixabayExistem diferentes relatos sobre a morte de Tomé, mas o mais fiável é o da sua morte na Índia, que se crê ter sido por decapitação. Havia quatro lanças de soldados que foram usadas para acabar com a sua vida Sugere-se que foi morto por ter divulgado o Evangelho na Índia, porque a maioria das pessoas o considerava demasiado radical. Outros acreditam que foi morto por ter usado as riquezas para caridade, em vez de construir um palácio. Acredita-se que muitas representações artísticas históricas de Tomé com uma lança são tiradas da ideia de que ele foi morto. Por isso, acredita-se que Tomé morreu como Mártir.
Tomé acreditou em Jesus antes de morrer?
Sim, Tomé acreditava em Jesus Cristo antes de morrer. Apesar de Tomé duvidar da ressurreição de Cristo, é indicado que Jesus lhe pediu que tocasse nas Suas cicatrizes e lhe ordenou que acreditasse. Tomé demonstra então a sua fé dizendo: "Meu Senhor, meu Deus", depois de tocar em Cristo, como está escrito em João 20:25-28 No início da passagem, Tomé tinha acabado de inventar um critério que o faria acreditar que Cristo ressuscitou: tocar primeiro nas suas cicatrizes, mas não foi o facto de tocar em Cristo que o fez acreditar; foi a ordem de Cristo que o fez mudar de ideias. Mais tarde, depois de Cristo ter subido e de ter chegado o dia de Pentecostes, Tomé, juntamente com outros discípulos, continuou a sua fé em Jesus e pregou o Evangelho.
A Bíblia refere que Tomé foi para o céu ou para o inferno?
A Bíblia não refere se Tomé foi para o céu ou para o inferno No entanto, acredita-se que Tomé está no Céu porque também se acredita que é um santo. É chamado o Santo Padroeiro da Índia por ter partilhado a mensagem de Cristo com os indianos. Além disso, acredita-se que todos os Apóstolos estão no Céu. Uma vez que ele era um Apóstolo, é seguro concluir que ele pode estar no Céu. Referências