- Qual é a diferença entre católicos e anglicanos?
- Quais são as semelhanças entre católicos e anglicanos?
- Qual foi o primeiro entre católicos e anglicanos?
- O que é que os anglicanos pensam dos católicos?
- Os anglicanos podem frequentar as igrejas católicas?
Como pastor que evangelizou em muitas partes do mundo, reconheço a importância de compreender as doutrinas ensinadas em diferentes denominações; especialmente quando uma região é dominada por uma determinada igreja. Tomemos, por exemplo, a Inglaterra, onde o anglicanismo é a fé principal. Uma vez que muitos podem não conhecer as crenças anglicanas, achei melhor compará-las com as da igreja cristã mais popular do mundoDaí a minha investigação aprofundada sobre católicos e anglicanos.
Acredita-se que os católicos e os anglicanos têm semelhanças e diferenças. Por exemplo, pensa-se que as duas igrejas diferem em questões de sacerdócio, autoridade, Eucaristia e doutrina, mas têm orações, sacramentos e crenças semelhantes.
Continue a ler para descobrir as diferenças e semelhanças entre católicos e anglicanos, qual a denominação que veio primeiro e muito mais!
Qual é a diferença entre católicos e anglicanos?
Católicos vs Anglicanos. Fonte da imagem: PixabayComecemos por ver as diferenças entre católicos e anglicanos, que são notáveis:
Sacerdócio
Os anglicanos e os católicos têm ensinamentos e crenças muito diferentes relativamente ao sacerdócio Embora ambos tenham o Sacramento da Ordem, o Catolicismo só ordena homens como clérigos, enquanto na Igreja Anglicana, homens e mulheres podem tornar-se padres e bispos. Além disso, os padres anglicanos podem casar-se e ter filhos, enquanto os clérigos católicos têm um voto estrito de celibato. As crenças das duas Igrejas sobre o sacerdócio são tão opostas que, em 1896, o Papa Leão XIII declarou as ordens anglicanas "absolutamente nulas e sem efeito".
Estrutura de liderança
Outra grande diferença entre estas duas igrejas é Os anglicanos seguem um estilo comunitário de liderança, enquanto os católicos têm uma forma centralizada de governação com uma hierarquia rigorosa. No anglicanismo, o Arcebispo de Cantuária é conhecido como o "primeiro entre iguais" na comunhão anglicana, mas não tem jurisdição sobre as dioceses. Em alternativa, a Igreja Católica Romana reverencia o Bispo de Roma como o Vigário de Cristo (o Papa), com autoridade que flui dele para baixo e para fora para os seus bispos em todo o mundo.
Crenças sobre a Sagrada Comunhão
Na fé anglicana, a Eucaristia ou o Sacramento da Sagrada Comunhão é visto como um ato simbólico, enquanto o catolicismo, por outro lado, acredita no milagre da transubstanciação É o ensinamento de que o pão e o vinho partilhados durante a Eucaristia se transformam literalmente na carne e no sangue do Senhor Jesus Cristo. Os católicos apoiam este conceito utilizando Mateus 26:26-30 Os anglicanos, no entanto, inclinam-se para a crença da lembrança simbólica e da consubstanciação, o que significa que a Sagrada Comunhão traz a graça do Senhor e não a Sua presença real.
Outras diferenças
Embora não tão importantes como as diferenças acima referidas, eis algumas pequenas diferenças entre o catolicismo e o anglicanismo:
- A Bíblia católica tem 73 livros (incluindo os apócrifos), enquanto a anglicana tem 66.
- A fé anglicana está a contemplar a possibilidade de ordenar clérigos LGBTQ, enquanto a igreja católica se opõe totalmente
- A fé católica tem mais crentes (1,3 mil milhões em todo o mundo), enquanto os anglicanos não são tantos (85 milhões).
- O anglicanismo não defende o divórcio, mas este é permitido em caso de rutura total do casamento. Os católicos, pelo contrário, não permitem o divórcio. As anulações só são concedidas em casos especiais.
Quais são as semelhanças entre católicos e anglicanos?
Semelhanças entre católicos e anglicanos Fonte da imagem: PixabayHá uma razão pela qual muitas pessoas comparam estas duas igrejas: é porque também são muito semelhantes. De facto, há quem defenda que têm mais semelhanças do que diferenças. Eis alguns dos seus pontos comuns:
Origem
Em primeiro lugar, as igrejas anglicana e católica partilham uma origem antiga comum uma vez que ambas provêm das igrejas ortodoxas orientais. Estas igrejas eram as mesmas até Henrique VIII se ter divorciado da Igreja Católica durante a Reforma do século XVI para formar a Igreja Anglicana.
Orações & Missa
Tanto os católicos romanos como os anglicanos recitam orações semelhantes Alguns anglicanos até rezam o terço como os católicos. Além disso, se visitarmos as paróquias e os serviços de missa de ambas as igrejas, veremos que as suas liturgias são quase idênticas. Por último, os paramentos dos sacerdotes nas igrejas anglicanas e católicas são muito semelhantes.
Sacramentos
Os sacramentos são cerimónias e rituais sagrados que são administrados como meio de transmitir a graça de Deus. Anglicanos e os católicos são considerados como administradores idênticos sacramentos , nomeadamente, o Batismo, a Confirmação, a Sagrada Comunhão, a Penitência/Confissão, o Matrimónio, a Unção dos Doentes e as Ordens Sagradas.
Santidade e festas
Além disso, tanto a fé anglicana como a católica romana venerar os santos Por exemplo, tanto os católicos como os anglicanos comemoram os mártires ugandeses de 1977 que foram assassinados sob as ordens do Presidente Idi Amin.
Mosteiros e convénios
As religiosas e os religiosos (monges e freiras) também têm espaços no Religiões anglicana e católica Ambas as Igrejas permitem-lhes fazer votos sagrados de celibato. O anglicanismo e o catolicismo também têm mosteiros e conventos.
Crenças cristãs e bíblicas
Por último, os católicos e os anglicanos partilham crenças cristãs comuns como a Santíssima Trindade, a Imaculada Conceição de Maria, os Dez Mandamentos e o Paraíso, para citar alguns.
Qual foi o primeiro entre católicos e anglicanos?
Especula-se que a Igreja Católica tenha surgido antes da Igreja Anglicana. Sendo um dos ramos do cristianismo primitivo, acredita-se que o catolicismo romano tenha começado por volta de 30 d.C. a partir dos ensinamentos de Jesus Cristo na Palestina judaica. A fé católica ensina que o próprio Jesus fundou a igreja ao instituir os sacramentos. Acredita-se também que São Pedro, o apóstolo, tenha sido o primeiro papa, de acordo com Mateus 16:18 . Em alternativa, o Anglicanismo teve início em 1500, durante as Reformas Protestantes, quando muitas denominações protestantes, como os Luteranos, também se separaram da Igreja de Roma (Católicos Romanos). O nascimento da igreja foi instigado pelo desejo do Rei Henrique VIII de obter uma anulação, uma vez que a sua mulher não era capaz de lhe dar um herdeiro.por isso o catolicismo é mais antigo.
O que é que os anglicanos pensam dos católicos?
O que é que os anglicanos pensam dos católicos? Fonte da imagem: PixabayDe acordo com alguns crentes anglicanos, como os da Bússola Anglicana O Catolicismo Romano é uma verdadeira Igreja Cristã. Acreditam que os anglicanos e os católicos, na sua maioria, têm ensinamentos e doutrinas semelhantes, apesar de alguns dogmas opostos em termos de teologia e prática. Alguns anglicanos afirmam que os católicos têm ensinamentos correctos sobre as Escrituras Bíblicas, Jesus Cristo e a fé em geral. A fé anglicana acredita na comunhão das igrejas e, por isso, organizações como a Comunhão Anglicana trabalham paraEssencialmente, muitos anglicanos acreditam que os cristãos, incluindo os católicos, são um só aos olhos de Deus.
Os anglicanos podem frequentar as igrejas católicas?
Acredita-se que os anglicanos podem assistir aos serviços da igreja católica, mas não podem participar no Sacramento da Sagrada Comunhão porque não acreditam no milagre da transubstanciação. Alguns clérigos anglicanos acreditam que os anglicanos e os católicos podem participar plenamente no culto uns dos outros, incluindo a receção da Eucaristia, mas a grande maioria dos católicos discorda, principalmente devido à crença na transubstanciação, que é uma das principais diferenças entre as duas fés.
Sendo a Sagrada Eucaristia um elemento central do culto católico, pensa-se que a não crença no corpo e no sangue de Cristo no Sacramento torna inadmissível que os não católicos o recebam. Os defensores desta posição consideram João 6:53-58 Jesus Cristo explicou o significado de receber a Sagrada Comunhão, comparando o pão e o vinho à Sua carne e sangue e afirmando que através do sacramento os crentes receberão a vida. Uma vez que os anglicanos consideram o pão e o vinho durante a Sagrada Eucaristia como simbólicos e não reais, pensa-se que não devem receber o sacramento nas igrejas católicas. Referências