Há alguns anos, quando estava na escola de teologia, aprendi muito sobre os diferentes tipos de anjos no céu. Embora tivesse uma ideia dos anjos, fiquei fascinado pelos arcanjos e pelas suas funções únicas. Apercebi-me de que muitas pessoas não sabem a diferença entre estes tipos de anjos. Isto surgiu recentemente quando um membro do nosso grupo de estudo bíblico perguntou porque é que Miguel é referido como um Arcanjo enquantoVejamos então a verdadeira diferença entre anjos e arcanjos.

Os estudiosos da Bíblia têm sugerido que a verdadeira diferença entre anjos e arcanjos é a hierarquia em que se inserem. Os arcanjos têm sido sugeridos como sendo os anjos principais, o que implica que têm maior autoridade do que os anjos normais, assumindo assim uma ordem hierárquica mais elevada do que os anjos normais.

Por isso, acompanhe-me até ao fim enquanto exploro mais sobre este tema. Explicarei a definição de anjos e arcanjos, as suas diferenças e semelhanças, entre outros tópicos interessantes.

    Anjos e Arcanjos

    Os anjos podem ser descritos como seres espirituais que Deus criou para o adorarem e protegerem os justos, como está registado em Hebreus 1:7 Por outro lado, os arcanjos podem ser descritos como um grupo particular de anjos, também conhecidos como anjos principais, cujo objetivo principal é atuar como mensageiros de Deus, como sugerido em Lucas 1:26 .

    Os arcanjos também podem ser descritos como anjos que lidam com a guerra espiritual, como sugerido em Daniel 10. A partir da definição acima, os arcanjos têm maior autoridade sobre os anjos regulares.

    Diferenças entre anjos e arcanjos

    Anjos

    Arcanjos

    Os mensageiros de Deus implicam que estão numa ordem hierárquica inferior e assumem funções regulares.

    Mensageiro-chefe de Deus, o que significa que tem o direito de transmitir mensagens especiais/divinas de Deus (assume uma ordem hierárquica superior)

    Actuam como protectores dos seres humanos.

    Não assumam o papel de protectores dos seres humanos.

    Os seus números são desconhecidos, o que implica que existem muitos números.

    Pensa-se que o seu número é menor.

    Nunca são mencionados por nomes na Bíblia.

    Acredita-se que todos os arcanjos têm um nome, por exemplo, os arcanjos Miguel e Gabriel.

    Semelhanças entre anjos e arcanjos

    As semelhanças entre anjos e arcanjos. Fonte da imagem: Pixabay

    Ambos foram criados por Deus

    Tanto os anjos como os arcanjos são seres criados por Deus Salmos 148:2-5 sugere que todos os anjos foram criados por Deus, por sua ordem. Em Neemias 9:6,

    Esdras revela que o Senhor criou o céu e todas as suas hostes, o que inclui todo o tipo de anjos.

    Todos eles são mensageiros de Deus

    Tanto os anjos como os arcanjos actuam como mensageiros de Deus Em Actos 12:7, um anjo do Senhor aparece a Pedro na prisão e salva-o. O anjo desta escritura não é especificado, mas os estudiosos religiosos assumem que se trata de um anjo normal enviado por Deus.

    Mateus 1:20 também regista a aparição de um anjo, que se sugere ser o arcanjo Gabriel, a José num sonho. Nesta escritura, o arcanjo Gabriel transmite uma mensagem especial de Deus a José, dizendo que a sua futura esposa Maria conceberá um filho, Jesus Cristo, através do espírito santo.

    Ambos existem numa estrutura hierárquica

    Embora a Bíblia não nos dê uma hierarquia exclusiva em que os anjos do Senhor assumem, os estudiosos da Bíblia concordaram que diferentes anjos de Deus existem em diferentes ordens Os mais elevados na hierarquia são os Serafins, os Querubins e os Tronos; os intermédios ou os segundos na hierarquia são as Dominações, as Virtudes e as Potências; os terceiros ou últimos na hierarquia são os Principados, os Arcanjos e os anjos,embora os arcanjos assumam uma posição mais elevada.

    Todos eles estão acima dos seres humanos

    Tanto os anjos como os arcanjos foram criados com um poder superior ao dos seres humanos normais. Assim como Adão foi criado e recebeu o comando sobre todos os animais, todos os anjos foram criados e receberam autoridade sobre nós. O autor de Hebreus 2:7 sugere que o homem foi criado inferior aos anjos, embora tenha sido coroado de honra e glória. Anjos e arcanjos são criaturas que estão acima de qualquer ser humano.

    Ambos possuem capacidades sobrenaturais

    Tanto os anjos como os arcanjos possuem poderes ou capacidades sobrenaturais Por exemplo, estes dois anjos têm o poder de se manifestar ou de aparecer às pessoas sob formas físicas, têm também o poder de realizar milagres e a autoridade para intervir nos assuntos humanos.

    Ambos são criaturas dependentes

    Embora os anjos e os arcanjos tenham uma natureza divina e possuam capacidades únicas, não deixam de ser criaturas fiáveis que não podem existir sem Deus Estes anjos foram criados por Deus, ou seja, precisam do seu criador para existir, não podem ter uma existência autónoma, pois só Deus o pode fazer.

    A sua morada principal é o céu

    Como todos sabemos, o céu pertence a Deus, que se senta com o seu filho Jesus Cristo enquanto aguardamos a segunda vinda. No entanto, outras criaturas habitam no céu com Deus e Jesus: os anjos, os arcanjos e os restantes anjos Embora possam assumir uma forma física para transmitir uma mensagem de Deus na Terra, normalmente regressam ao Céu, onde pertencem.

    Os arcanjos são todos anjos?

    Anjos arcanjos Fonte da imagem: Pixabay

    Estudiosos da Bíblia sugerem que todos os arcanjos são anjos porque têm uma natureza espiritual, foram criados por Deus e desempenham tarefas que lhes são atribuídas tal como todos os anjos A única diferença é que os arcanjos assumem o papel de 'anjos principais', insinuando que podem possuir uma liderança mais elevada do que os anjos.

    Os arcanjos estão principalmente associados à segunda vinda de Jesus Cristo, como sugerido em 1 Tessalonicenses 4:16. A escritura sugere que, durante a segunda vinda de Cristo, o próprio Senhor descerá do céu com uma ordem seguida de uma voz de arcanjo e com o toque da trombeta de Deus. Referências