O cristianismo é uma religião empolgante, com muitas seitas e sistemas de crenças praticados em diferentes denominações, entre as quais se encontram os presbiterianos e os baptistas. Ambos são produtos da Reforma e têm crenças fundamentais semelhantes, mas também têm algumas diferenças significativas, pelo que vale a pena dedicar algum tempo a explorar as denominações presbiterianas e baptistas.

Os presbiterianos e os baptistas têm várias diferenças que abrangem as suas crenças sobre o batismo, os estilos de culto, a adesão à doutrina e o dízimo.

No final deste artigo, terá uma ideia melhor das características únicas dos presbiterianos e dos baptistas e das suas semelhanças. Vale a pena recordar que as suas abordagens à fé e ao culto são diferentes, mas como são cristãos, partilham algumas crenças fundamentais.

    Qual é a diferença entre cristianismo e presbiteriano?

    Existem algumas diferenças entre o Cristianismo e a Igreja Presbiteriana, uma vez que a Igreja Presbiteriana é um ramo do Movimento da Reforma Cristã.

    Segundo a Bíblia, as pessoas que eram seguidoras de Jesus Cristo eram designadas por "cristãos" em Actos 11:26 .

    Quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Durante um ano, reuniram-se com a igreja e ensinaram muitas pessoas. E em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Actos 11:26

    A definição de Cristianismo está na sua base, que é o facto de ser uma religião que se centra na vida, morte e ensinamentos de Jesus Cristo (também referido como Jesus de Nazaré), tendo estes acontecimentos ocorrido no século I d.C. É a maior religião mundial, sendo os seus maiores grupos a Igreja Católica Romana, as Igrejas Protestantes e as Igrejas Ortodoxas Orientais, que depois se dividem em denominações baseadas na interpretação de elementos da fé, como o pentecostalismo e o fundamentalismo.

    Por outro lado, a Igreja Presbiteriana faz parte das igrejas cristãs protestantes. Ainda assim, concentra-se na criação de uma estrutura de governo que foi desenvolvida no século XVI pelos reformadores da Renânia e da Suíça - particularmente João Calvino (1509-1564) e João Knox (1514-1572). Segue um sistema democrático de governo da igreja, no qual as congregações locais elegem diáconos e anciãos para supervisionar os assuntos da igreja, e os anciãos, por sua vez, elegem moderadores que supervisionam as regiõesda igreja.

    As crenças fundamentais do cristianismo e do presbiterianismo são as mesmas, pelo que a única diferença entre eles é o seu âmbito. O cristianismo engloba muitas práticas e crenças que vão desde os católicos, igrejas ortodoxas e protestantes. Ao mesmo tempo, a Igreja Presbiteriana é um grupo denominacional específico de cristãos que seguem o sistema de governo da igreja de um "presbitério", no qualas igrejas estão sob a autoridade de presbíteros e diáconos.

    Quais são as semelhanças entre os baptistas e os presbiterianos? Ver abaixo

    Quais são as semelhanças entre os Baptistas e os Presbiterianos?

    É de notar que as semelhanças partilhadas entre baptistas e presbiterianos também se verificam noutras denominações cristãs. Essas semelhanças são:

    A visão de Deus

    Os baptistas e os presbiterianos têm a mesma visão de Deus, colocando-o como o centro da sua fé de uma forma monoteísta. Acreditam que Ele é o criador de todas as coisas e tem autoridade sobre todo o mundo, o que faz com que ambas as denominações se refiram a Deus como "O Pai", "Nosso Pai" ou "Deus", como se afirma em Gálatas 4:6 :

    E porque sois filhos, Deus enviou o Espírito do seu Filho aos nossos corações, clamando: "Abbá, Pai!" Gálatas 4:6

    Jesus e a salvação

    Os baptistas e os presbiterianos acreditam que o Filho de Deus, Jesus Cristo, foi enviado ao mundo para a expiação do pecado. Ambos acreditam que Ele viveu como um ser humano, mas era inteiramente Deus, realizou numerosos milagres e morreu na cruz para a salvação de muitos, como se afirma em João 3:16 Acreditam também que Ele ressuscitou e subiu ao Céu e está sentado à direita de Deus Pai.

    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

    E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Actos 4:12

    A Bíblia

    Embora a interpretação de certas escrituras bíblicas seja diferente em ambas as denominações, elas continuam a ter a Bíblia em alta conta como o seu Livro Sagrado. Ambos se baseiam no Antigo e no Novo Testamento e deles derivam os seus ensinamentos, como se pode ver em 2 Timóteo 3:16 :

    Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a reprovação, para a correção e para a educação na justiça... 2 Timóteo 3:16

    A Trindade

    Um tema importante que tem dividido a cristandade durante séculos é o conceito da Trindade, mas os baptistas e os presbiterianos estão de acordo. Embora não seja um conceito universal entre todas as denominações, os dois grupos concordam que a Bíblia implica em várias passagens que Jesus, o Pai e o Espírito Santo são pessoas distintas na Divindade, tais como João 14:16-17:

    E eu pedirei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para estar convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece. João 14:16-17

    Pecado original

    Tanto os baptistas como os presbiterianos defendem a crença do pecado original, ou seja, quando os primeiros seres humanos, Adão e Eva, desobedeceram às instruções de Deus e comeram o fruto da árvore proibida, de acordo com Génesis 3:6. Concordam com o relato bíblico de que este foi o primeiro pecado cometido e com a implicação de que o pecado entrou na humanidade, tal como o apóstolo Paulo refere em Romanos 3:23.

    Quando a mulher viu que a árvore era boa para comer, que era agradável aos olhos e que se desejava que a árvore tornasse o homem sábio, tomou do seu fruto e comeu; deu também um pouco ao marido que estava com ela, e ele comeu. Génesis 3:6

    Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Romanos 3:23

    Quem surgiu primeiro entre os Baptistas e os Presbiterianos?

    A Igreja Presbiteriana é a denominação mais antiga das duas, com os seus primórdios a remontar a meados do século XVI, enquanto a Igreja Batista começou nos primeiros anos do século XVII.

    A primeira igreja identificada como batista foi formada por volta de 1609 nos Países Baixos. Os fundadores eram de língua inglesa que se separaram da Igreja de Inglaterra devido à sua interpretação do batismo, em que acreditavam que só os crentes podiam ser baptizados. A denominação estendeu depois as suas raízes à América do Norte pouco tempo depois, graças ao trabalho de Roger Williams, que estabeleceua primeira igreja batista americana em Providence, Rhode Island, em 1612.

    Por outro lado, a Igreja Presbiteriana foi fundada pelo teólogo suíço João Calvino e pelo seu homólogo escocês John Knox. Os primeiros anos da igreja remontam a meados do século XVI (cerca de 1550), tendo sido adoptada pelo Parlamento escocês em 1560 e chegado à América do Norte na década de 1630, com Richard Denton a fundar a primeira Igreja Presbiteriana emNova Iorque.

    O que pensam os presbiterianos dos baptistas? Ver abaixo

    O que pensam os presbiterianos dos baptistas?

    Embora os presbiterianos concordem com os baptistas em muitas questões, estão conscientes das diferenças na forma como os baptistas vêem o sacramento do batismo, bem como outras questões, como a continuidade entre o Antigo e o Novo Testamento da Bíblia.

    Os presbiterianos verão os baptistas como irmãos na fé e como outra denominação da igreja reformada Estas diferenças incluem o seguinte

    Estilos de culto

    Os baptistas têm um modo de culto mais informal e descontraído, enquanto os presbiterianos seguem uma forma estruturada de culto devido à sua ênfase na liturgia.

    Adesão à doutrina

    Os presbiterianos dão ênfase às crenças cristãs ortodoxas, ao passo que podem considerar os baptistas mais tolerantes em relação a interpretações bíblicas divergentes.

    Dízimo

    Os presbiterianos acreditam que o Antigo e o Novo Testamento são unificados no seu propósito e tendem a seguir certas práticas usando os princípios do Antigo Testamento - como o dízimo. Os baptistas não praticam tanto o dízimo.

    Batismo

    Esta é a principal diferença entre as duas denominações. A opinião dos presbiterianos sobre o assunto é que o batismo é um sacramento que significa a graça de Deus e que as crianças devem passar por ele. Os pais ensinam a criança até que ela chegue a um conhecimento salvador de Jesus e depois passam pela confirmação.

    Por outro lado, os baptistas não permitem o batismo infantil, afirmando que este só deve ser feito em indivíduos que professam ser cristãos nascidos de novo - por outras palavras, consideram-no como uma confissão pública e uma declaração de que depositaram a sua fé em Cristo.

    Os presbiterianos podem frequentar igrejas baptistas?

    Sim, os presbiterianos podem frequentar igrejas baptistas - e os baptistas também podem frequentar igrejas presbiterianas. O ponto de vista de ambas as denominações é que não são muito diferentes umas das outras porque partilham muitas crenças básicas, mas podem dar espaço umas às outras para discordar em certas coisas.

    Referências

    O cristianismo

    Presbiteriano

    Compare as principais crenças de 7 denominações cristãs

    História do cristianismo

    A tradição Batista

    História da Igreja

    Crenças Baptistas vs. Presbiterianas: 10 diferenças entre ambas