O luteranismo e o metodismo fazem parte do movimento protestante, o que significa que têm mais semelhanças do que diferenças. Os investigadores estão a tentar estabelecer as diferenças entre as duas igrejas no debate entre o metodismo e o luteranismo.

O Metodismo e o Luteranismo diferem em alguns aspectos. Por exemplo, os Metodistas têm dois sacramentos: o Batismo e a Sagrada Comunhão. Por outro lado, os Luteranos reconhecem três sacramentos: o Batismo, a Confissão e a Eucaristia.

Qual é a diferença entre o luteranismo e o metodismo? Qual é a comparação teológica entre o luteranismo e o metodismo? Quais são as semelhanças entre o luteranismo e o metodismo? Qual foi o primeiro entre o luteranismo e o metodismo? Continue lendo para saber mais!

    Qual é a diferença entre o luteranismo e o metodismo?

    Existem algumas diferenças entre o luteranismo e o metodismo, que são apresentadas no quadro abaixo.

    Crenças, valores e práticas Luteranismo Metodismo
    Nome O nome luterano vem do termo depreciativo que o Dr. John Maier Von Eck, um teólogo escolástico alemão, usou contra Martinho Lutero durante o debate de Leipzig em 1519. Mais tarde, os católicos romanos rotularam todos os que se identificavam com a teologia de Martinho Lutero como luteranos. No entanto, Lutero preferiu o termo evangélico a luterano. O nome Metodista foi dado a um Clube Sagrado que João Wesley formou com os seus irmãos durante o tempo em que estudaram na Universidade de Oxford. Foram chamados os Metodistas porque usavam a regra e o seu método para levar a cabo os seus assuntos religiosos.
    Origem A cisão entre a Igreja Católica Romana e os luteranos (Martinho Lutero e os que se identificavam com a sua teologia) foi tornada pública em 1521 - durante o Édito de Worms. O Metodismo surgiu durante o Reavivamento Metodista do século XVIII. Os metodistas faziam parte da Igreja de Inglaterra, que se tornou independente da Igreja Católica Romana no século XVI, na mesma altura em que surgiu o Luteranismo.
    Influenciadores iniciais Martinho Lutero, um reformador e monge alemão, é considerado o primeiro influenciador do movimento luterano. Os primeiros influenciadores do movimento metodista são John Wesley, Charles Wesley e George Whitefield.
    Doutrina da predestinação Os luteranos acreditam na doutrina da predestinação, que afirma que tudo o que acontece na Terra é planeado por Deus. Os metodistas não acreditam na doutrina da predestinação, pois acreditam que os seres humanos têm o livre arbítrio para aceitar ou rejeitar a salvação.
    Sacramentos Os luteranos reconhecem três sacramentos: o Batismo, a Eucaristia e a Confissão. Os metodistas reconhecem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Ceia do Senhor.
    Textos significativos para além da Bíblia As igrejas luteranas usam os Credos dos Apóstolos e de Nicéia, o Livro de Concórdia, o catecismo maior e menor de Martinho Lutero e a Confissão de Augsburgo. Os Metodistas utilizam os Credos dos Apóstolos e Niceno, versões editadas dos 39 Artigos de Religião e do Livro de Oração, e o Hinário Metodista.
    A Sagrada Comunhão Os luteranos afirmam que o corpo e o sangue de Jesus Cristo estão presentes nos elementos (vinho e pão) usados durante a Eucaristia. Os metodistas também acreditam que a presença de Cristo se manifesta nos elementos (vinho e pão) utilizados durante a Santa Comunhão. Mistério sagrado .
    Filiação A Igreja Luterana tem cerca de 81 milhões de membros em todo o mundo e é um dos maiores movimentos protestantes. A Igreja Metodista tem cerca de 70 milhões de membros em todo o mundo.
    Qual é a comparação teológica entre o luteranismo e o metodismo? Ver abaixo

    Qual é a comparação teológica entre o luteranismo e o metodismo?

    A teologia luterana só pode ser mais bem compreendida se olharmos para os escritos de Martinho Lutero, Filipe Melanchthon e alguns dos seus alunos em O Livro de Concórdia . A partir da análise, é evidente que Lutero enfatiza a omnipotência absoluta de Deus e a graça soberana, uma distinção entre o Evangelho (promessa) e a Lei (ordem) na palavra de Deus, uma definição de fé e uma teologia da salvação/justificação centrada em Cristo.

    Por outro lado, a teologia metodista, cujo ponto de partida são os 39 Artigos da Igreja de Inglaterra editados e utilizados no metodismo, é um sistema de doutrina bem delineado que se separa de outros movimentos, como o calvinismo, ao mesmo tempo que enfatiza a essência do crescimento cristão e da santidade.

    O metodismo é, em grande medida, evangélico na doutrina e apresenta traços da teologia wesleyana. John Wesley dá mais ênfase à santidade cristã. De acordo com Wesley, os metodistas devem amar a Deus com toda a sua mente, coração, força e alma. Além disso, devem amar o próximo como a si mesmos.

    Quais são as semelhanças entre o luteranismo e o metodismo?

    Há mais semelhanças do que diferenças entre o luteranismo e o metodismo. O quadro abaixo mostra essas semelhanças.

    Crenças, valores e práticas Luteranismo Metodismo
    Natureza de Deus Os luteranos acreditam na Santíssima Trindade, que Deus existe nas formas: do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Os metodistas também afirmam que Deus existe nas formas: do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
    Batismo Para os luteranos, não há problema em batizar crianças porque isso regenera o Espírito Santo nelas. As crianças devem ser confirmadas depois de terem idade suficiente para compreender os benefícios do batismo e de outros ritos que as tornam membros de pleno direito da Igreja. O Metodismo afirma o batismo infantil porque regenera o Espírito Santo neles.
    Natureza do ser humano Os luteranos reconhecem que o homem é propenso ao pecado. Os metodistas afirmam que o homem é propenso ao pecado.
    Justificação Os luteranos acreditam na justificação apenas pela graça de Deus, através da fé apenas nas Sagradas Escrituras. Os metodistas acreditam na justificação apenas pela fé em Cristo.
    Fonte de autoridade na Igreja Os luteranos acreditam que a Bíblia é a autoridade final em todas as questões de fé. Os metodistas também acreditam que as Sagradas Escrituras são a autoridade final na Igreja.
    Bíblia utilizada Os luteranos usam a Bíblia hebraica. Lutero retirou os livros deuterocanónicos da Bíblia, alegando doutrinas contraditórias. Fazendo parte do movimento protestante, os metodistas utilizam a Bíblia hebraica.
    Ver sobre a Bíblia Os luteranos acreditam que a Bíblia é inspirada e afirmam que as Sagradas Escrituras (Novo e Antigo Testamento) são as únicas fontes de inspiração divina. Os metodistas também reconhecem que a Bíblia é inspirada e afirmam que as Sagradas Escrituras (Novo e Antigo Testamento) são as únicas fontes de inspiração divina.
    Duas naturezas de Jesus Cristo Os luteranos acreditam que Jesus era o Messias que muitos profetas do Antigo Testamento profetizaram que viria para salvar a humanidade.

    De acordo com os luteranos, Jesus existe como a criança nascida da Virgem Maria e como o Filho de Deus.

    Os metodistas afirmam que Jesus foi o Salvador que muitos profetas do Antigo Testamento profetizaram que viria para salvar a humanidade.

    Segundo os metodistas, Jesus existe como o filho da Virgem Maria e o Filho de Deus.

    Céu Os luteranos afirmam que o céu existe e acreditam que os justos serão recompensados com o dom da vida eterna no paraíso durante o dia do julgamento. Os metodistas também acreditam que o Céu está reservado para as pessoas justas após o dia do julgamento.
    Inferno Os luteranos afirmam que os ímpios serão punidos por toda a eternidade no inferno após o dia do julgamento. Os metodistas afirmam que o inferno existe e que todos os pecadores e não-crentes serão atirados para lá para arderem durante toda a eternidade.
    A segunda vinda do Messias Os luteranos acreditam na segunda vinda do Messias e que ele julgará cada um de acordo com as suas acções aqui na terra e com a sua fé nele. Os metodistas também acreditam na segunda vinda de Cristo e que os vivos e os mortos serão julgados.

    Qual foi o primeiro entre o luteranismo e o metodismo?

    O luteranismo surgiu antes do metodismo. A cisão entre a Igreja Católica Romana e os luteranos (Martinho Lutero e aqueles que se identificavam com a sua teologia) tornou-se pública em 1521 - durante o Édito de Worms. Isto significa que o luteranismo surgiu no início do século XVI. Por outro lado, o metodismo surgiu durante o reavivamento metodista do século XVIII. Portanto, o metodismo nasceu dois séculos após o surgimento do movimento luterano.

    Referências

    h-o-m-e.org. (n.d.). Qual é a religião mais próxima do luterano? Recuperado em 21 de dezembro de 2022

    h-o-m-e.org. (n.d.). Qual é a diferença entre Batista e Luterano? Recuperado em 21 de dezembro de 2022,

    thegospelcoalition.org. (n.d.). teologia luterana. recuperado em 21 de dezembro de 2022

    thegospelcoalition.org. (n.d.). teologia metodista. Recuperado em 21 de dezembro de 2022

    wikipedia.org. (2022, 06 de dezembro). Metodismo. Recuperado em 21 de dezembro de 2022