Durante as nossas sessões de estudo da Bíblia, é habitual discutir-se o destino dos cristãos depois da morte. As referências mais comuns que utilizamos para sugerir que os cristãos que vivem em retidão vão para o céu são Enoque e Elias. Recentemente, falámos de Eli e da forma como permitiu a imoralidade entre os seus filhos, apesar de ser sacerdote. Não pude deixar de me perguntar: "Será que Eli foi para o céu?"

A Bíblia não sugere que Eli tenha ido para o céu. O primeiro livro de Samuel sugere que Eli morreu depois de ouvir que os filisteus tinham capturado a arca de Deus e que os seus dois filhos tinham morrido na batalha. O seu destino após a morte não é mencionado, nem há qualquer especulação na Bíblia de que tenha ido para o céu.

Neste artigo, vou explorar os acontecimentos que levaram à morte de Eli. Vou aprofundar a relação de Eli com Deus na altura da sua morte. Além disso, vou analisar as crenças dos cristãos e dos comentadores bíblicos sobre se Eli foi ou não para o céu. Continue a ler!

    A Bíblia menciona que Eli foi para o céu?

    De acordo com 1 Samuel 4:18, não é claro que Eli tenha ido para o céu. Eli morreu depois de ter recebido a notícia do resultado de uma batalha entre os israelitas e os filisteus". Assim que mencionou a arca de Deus, Eli caiu para trás do seu assento, ao lado da porta, e quebrou o pescoço, e morreu, pois era velho e pesado...'

    O facto de Eli ter morrido imediatamente anula qualquer hipótese de ter sido levado para o céu, como aconteceu com Elias e Enoque. O único outro argumento que se aproxima é que ele foi para o céu depois da morte. 1 Tessalonicenses 4:16 sugere que, durante a vinda do Senhor, os mortos em Cristo ressuscitarão. Esta é a única base para assumir que Eli foi, ou melhor, irá, para o céu.

    Como é que Eli pecou contra Deus?

    Pecado contra Deus Fonte da imagem: Pixabay

    A Bíblia dá a entender que Eli não tomou medidas contra os seus filhos, que eram notórios pela corrupção e imoralidade sexual. 1 Samuel 2:29: Por que desprezais os meus sacrifícios e as minhas ofertas, que ordenei para a minha habitação, e honrais os vossos filhos acima de mim? De acordo com este versículo, Eli teve a oportunidade de despedir os seus filhos das funções sacerdotais, mas não o fez. Embora os tenha repreendido, como está implícito em 1 Samuel 2:22-26, Por isso, Deus viu que Eli honrava os seus filhos mais do que a Ele, o que é um pecado.

    Como é que Deus castigou Eli pelos seus pecados?

    1 Samuel 2:31 sugere que Deus condenou todos os homens da família de Eli, dizendo que nunca chegariam à velhice e que os seus filhos morreriam no mesmo dia. A família de Eli foi escolhida pelo Senhor para ser sacerdote, o que significa que eles iam diante do altar e queimavam o incenso e as ofertas que vinham do povo de Israel. Esta era uma grande honra que tinha sido concedida à linhagem de Eli. No entanto, ao honrar os seus filhos mais do que a Deus, Deus mencionou através de um mensageiro que não honra aqueles que não o honram (1 Samuel 2:30). Assim, castigou a linhagem de Eli tal como a tinha abençoado.

    O que é que aconteceu ao Eli quando ele morreu?

    De acordo com o livro de Samuel, quando Eli morreu, caiu de costas do seu assento ao lado da porta e partiu o pescoço. 1 Samuel 4:12-22 explica que Eli estava sentado à beira da estrada quando um homem de Benjamim, que tinha fugido da linha de batalha, se aproximou com a mensagem da derrota dos israelitas e da morte dos seus filhos. Quando Eli ouviu falar da captura da arca de Deus, caiu e morreu. Depois da sua morte, não se diz o que aconteceu a Eli. Era velho e pesado e tinha julgado Israel durante quarenta anos.

    Os comentadores bíblicos acreditam que Eli foi para o céu?

    Comentadores da Bíblia sobre Eli Fonte da imagem: Pixabay

    Muitos comentadores argumentam que Eli julgava abertamente Ana, como está implícito em 1 Samuel 1:14, e que a sua ignorância em relação às acções dos seus filhos não o qualificava para ir para o céu. Outros dizem que, como ele era um sacerdote piedoso, não devemos questionar o seu destino eterno.

    A Bíblia não dá quaisquer pistas sobre o que aconteceu a Eli após a sua morte. Os estudiosos bíblicos vêem a história como uma preparação para a história de Samuel, razão pela qual ele só é mencionado nos primeiros capítulos do livro de Samuel. Por isso, os comentadores têm várias crenças sobre o que lhe aconteceu, mas nenhuma delas pode ser provada.

    Os cristãos acreditam que Eli foi para o céu?

    Muitos cristãos acreditam que Eli viveu corretamente e que, por isso, a sua ida para o céu é inquestionável. Tendo vivido em justiça e morrido, está destinado a ressuscitar durante a segunda vinda de Jesus e a subir ao céu, como sugerido em 1 Tessalonicenses 4: 16. Os cristãos acreditam que todos os que morreram em Cristo irão para o céu e, uma vez que Eli morreu, ele também irá. Referências