A Bíblia diz claramente que Jesus teve de morrer para que fôssemos lavados dos nossos pecados. No entanto, já alguma vez parou para pensar e se ele não tivesse sido crucificado? O que teria acontecido à humanidade se ele nunca tivesse vindo para morrer pelos nossos pecados? E se Jesus não tivesse sido crucificado?

Se Jesus não tivesse sido crucificado, ainda estaríamos a enfrentar a condenação pelos nossos pecados e a pagar o preço por nós próprios. O Novo Testamento afirma claramente que Jesus Cristo teve de morrer na cruz para que pudéssemos ser salvos. Por isso, se isso não tivesse acontecido, não teríamos muito que esperar para além da nossa vida terrena. O castigo da morte eterna ainda estaria sobre as nossas cabeças.

Então, o que aconteceria se Jesus nunca tivesse vindo? Porque é que a crucificação de Jesus foi necessária? O que aconteceria ao mundo se Jesus não tivesse morrido? Porque é que os muçulmanos acreditam que Jesus não foi crucificado? Quão diferente seria o cristianismo se Jesus não tivesse sido crucificado? Continue a ler para obter mais respostas a estas e outras perguntas.

    O que aconteceria se Jesus nunca tivesse vindo?

    Para compreender o que teria acontecido se Cristo nunca tivesse vindo, é fundamental compreender porque é que ele veio e o que aconteceu. Através de Cristo, a humanidade foi salva e a pena de morte eterna foi anulada. Cristo morreu pelos nossos pecados para que pudéssemos viver para sempre.

    O livro de Romanos 6:23 é claro que a consequência do pecado é a morte. A sua morte foi necessária para a expiação dos nossos pecados, e a sua não vinda poderia significar que estaríamos a caminho da condenação eterna.

    Porque é que a crucificação de Jesus foi necessária? Ver abaixo

    Porque é que a crucificação de Jesus foi necessária?

    A crucificação de Jesus foi necessária e pré-determinada, e não apenas um acidente histórico . 1 Coríntios 15:3 diz: " Porque vos transmiti como primordial o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras." Para sermos salvos da nossa natureza pecaminosa e voltarmos a ligar-nos a Deus, o próprio Deus teve de intervir. E a única forma permanente de nos ser assegurada a vida eterna foi através da morte de Jesus Cristo na cruz.

    A Bíblia indica que, antes da vinda de Jesus Cristo, Deus estava desiludido com a humanidade, que continuava a afastar-se de Deus, o nosso criador, e, por isso, o único sacrifício que podia expiar-nos era um sacrifício suficientemente bom e puro. Não poderia ter havido melhor sacrifício do que o sacrifício do filho do homem, que era perfeito e não tinha pecado. A Bíblia indica mesmo que ele se tornouAssim, a sua crucificação não só era necessária, como tinha de acontecer para que pudéssemos receber a vida eterna.

    O que aconteceria ao mundo se Jesus não tivesse morrido?

    Paulo indica claramente no livro de 1 Coríntios 15:12-19 o que teria acontecido se Jesus Cristo não tivesse morrido e ressuscitado. Paulo é claro quando diz que se Jesus Cristo não tivesse morrido e ressuscitado, a nossa fé seria inútil, tal como toda a pregação, e que a nossa fé teria sido fútil e ainda estaríamos nos nossos pecados. Isso significa que, se Cristo não tivesse morrido por nós, ainda estaríamos enfrentando a condenação pelos nossos pecados, e a sentença de morte eterna ainda estaria sobre nossas cabeças. Nossas vidas poderiam ter terminado aqui na terra, e ainda estaríamos enfrentando a ira de Deus.

    Porque é que os muçulmanos acreditam que Jesus não foi crucificado?

    Embora os muçulmanos reconheçam Jesus Cristo como um profeta, não acreditam que ele tenha sido crucificado na cruz. Acreditam que Jesus não morreu na cruz porque o Alcorão ensina que Alá não permitiria que um dos seus profetas fosse morto na cruz como Jesus foi Acreditam que Jesus não foi crucificado, mas sim protegido da morte na cruz.

    Os muçulmanos acreditam que foi a semelhança de Jesus que foi crucificada, mas não o próprio Jesus. Os muçulmanos acreditam que foram Simão Cireneu ou Judas que foram realmente crucificados em vez de Jesus Cristo. Também não acreditam na ressurreição, uma vez que se não houver morte, não há ressurreição dos mortos.

    Que diferença haveria no cristianismo se Jesus não tivesse sido crucificado? Ver abaixo

    Quão diferente seria o cristianismo se Jesus não tivesse sido crucificado?

    O cristianismo seria totalmente diferente se Jesus não tivesse sido crucificado, pois não haveria evangelho. Alguns teólogos afirmam mesmo que não haveria cristianismo sem a crucificação de Jesus. Tal como Paulo disse, a nossa pregação e a nossa fé seriam inúteis, porque não haveria boas notícias (o preço dos nossos pecados foi pago por Cristo). Sem boas notícias, ninguém teria pregado que íamos todos para o inferno.

    Com a crucificação de Jesus Cristo, o cristianismo existe enquanto o evangelho da boa nova é aplicável. Romanos 8:2 diz , " A lei do espírito de vida em Cristo Jesus libertou-vos da lei do pecado e da morte". Só através da crucificação de Cristo é que temos a boa nova de sermos libertados do pecado e da morte eterna.

    Além disso, não haveria salvação, o que significa que o cristianismo seria nulo e sem efeito. A Bíblia é clara ao dizer que Jesus Cristo foi crucificado na cruz para que pudéssemos ser salvos. Se ele não tivesse sido crucificado, então ainda estaríamos em nossa natureza pecaminosa, sem esperança ou fé de ver Deus no céu um dia. Hebreus 9:22 diz: " E, sem derramamento de sangue, não há perdão de pecados".

    Deus amou-nos tanto que não podia deixar-nos passar pelas consequências de trabalhar arduamente para sermos perdoados dos nossos pecados e sofrermos a morte eterna pela nossa natureza pecaminosa. Por isso, a vinda, a vida, a crucificação e a morte de Jesus Cristo não só devem ser reconhecidas por todos os que acreditam nele, mas também devemoscelebrá-lo.

    Referências

    O que teria acontecido a Jesus se não tivesse sido crucificado?

    Foi crucificada outra pessoa em vez de Jesus?

    Qual a importância da ressurreição para o cristianismo?

    O cristianismo sem a crucificação não é cristianismo?

    Como é que os muçulmanos entendem a morte e a ressurreição de Jesus?