Na geração atual, a maioria das pessoas pratica meditação para relaxar a mente, ligar-se ao seu eu interior ou reduzir o stress. Algumas pessoas preferem fazê-lo num local isolado para obter a privacidade necessária. Na Bíblia, Jesus tinha momentos a sós para rezar, o que fez com que muitos leitores da Bíblia se perguntassem: "Será que Jesus meditava?"

Ainda não se sabe se Jesus meditava ou não, mas o que sabemos é que rezava constantemente. A oração é uma forma de comunicação direta com Deus, que pode envolver louvores, arrependimentos, pedidos a Deus, ou mesmo a recitação de versículos bíblicos. Por outro lado, a meditação não envolve falar diretamente com Deus, mas concentrar-se em algo para relaxar a mente ou uma forma de exercício.As duas actividades são essencialmente realizadas em privado e é impossível saber se uma pessoa medita antes de rezar ou se reza antes de meditar.

Então, como é que a Bíblia descreve a meditação? Existem provas na Bíblia de que Jesus meditava? Qual é a diferença entre a meditação na Bíblia e a meditação atual? A oração é o mesmo que a meditação? Porque é que algumas pessoas acreditam que Jesus meditou durante 40 dias? Continue a ler para saber as respostas a estas perguntas.

    Como é que a Bíblia descreve a meditação?

    A Bíblia descreve principalmente a meditação como um exercício espiritual diretamente relacionado com a escritura que a pessoa lê. Um cristão pode meditar num versículo específico enquanto quer saber o que ele realmente significa e porque é que Deus quer que ele faça ou se comporte na sua situação exacta .

    A meditação pode ser feita através da oração, da leitura da Bíblia, da memorização de certas passagens da Bíblia e da reflexão sobre elas. Na Bíblia, a meditação deve aproximar a pessoa de Deus e concentrar-se nos seus ensinamentos, palavras e promessas. Vários versículos da Bíblia mencionam diretamente a palavra meditação.

    Josué 1:8 diz, "Mantém este Livro da Lei sempre nos teus lábios; medita nele dia e noite, para que tenhas o cuidado de fazer tudo o que nele está escrito. Então serás próspero e bem-sucedido". Através deste versículo, os cristãos são encorajados a meditar não em qualquer coisa, mas no que o livro da lei lhes exige.

    Salmos 119:15-16 diz, "Medito nos teus preceitos e considero os teus caminhos; deleito-me nos teus decretos e não negligencio a tua obra." Neste versículo, o autor jura a Deus que vai pensar ou rezar sobre a lei ou regra de Deus e considerar apenas os seus caminhos.

    Salmos 77:12 diz "Considerarei todas as tuas obras e meditarei em todos os teus feitos poderosos". O autor deste versículo está também a jurar ou a dizer ao Senhor que vai considerar as suas obras e os seus feitos poderosos e a pensar bem neles e, possivelmente, no que significam para ele.

    Salmos 19:14 diz "Que estas palavras da minha boca e esta meditação do meu coração sejam agradáveis aos teus olhos, Senhor, Rocha minha e Redentor meu". A mediação nesta escritura é usada para significar pensamentos ou desejos. Podemos não rezar sempre, mas sabemos quais são os desejos do nosso coração.

    Génesis 24:62-63 Diz: "Ora, Isaac tinha vindo de Beer Lahai Roi, pois vivia no Negev. Uma noite, saiu para o campo para meditar e, olhando para cima, viu aproximarem-se camelos". Esta escritura não define como Isaac meditava no campo, o que suscita diferentes argumentos entre os estudiosos. A Bíblia não é clara quanto ao que Isaac estava exatamente a meditar, mas podemos concluir que estava a pensar na bondade do Senhor e queria fazê-lo sem ser destruído.

    A partir das escrituras acima, a meditação bíblica pode ser descrita como regozijo ou reconhecimento da misericórdia, do amor e do poder supremo de Deus.

    Existem provas na Bíblia de que Jesus meditava? Ver abaixo

    Existem provas na Bíblia de que Jesus meditava?

    É impossível saber se Jesus meditava, uma vez que nenhuma escritura da Bíblia fala diretamente sobre isso. No entanto, alguns estudiosos religiosos especularam que Jesus meditava, de facto, quando ia para um espaço privado de manhã cedo ou à noite para rezar sozinho .

    Em Marcos 1:35, vemos Jesus levantar-se de manhã cedo e ir sozinho para um lugar solitário, onde rezou. A meditação também é habitualmente feita em lugares isolados, e é por isso que vários estudiosos acreditam que há a possibilidade de Jesus ter meditado antes ou depois de rezar neste dia, uma vez que ninguém estava com ele para o provar ou negar.

    Lucas 6,12-13 também explica como Jesus foi sozinho para o monte para rezar. Passou toda a noite a rezar sozinho, pois ia escolher os seus 12 discípulos, que o iam ajudar no seu ministério. A noite inteira pode ser demasiado longa para rezar, o que leva algumas pessoas a pensar que Jesus pode ter meditado nessa noite, em algum momento.

    Além disso, vemos Jesus a dar instruções sobre como rezar em Mateus 6,5-8. Começa por encorajar as pessoas a rezar em segredo, entrando nos seus quartos. Continua a afirmar que seria melhor rezar em silêncio, não numa bolha, porque Deus já sabe o que se quer pedir. Ao encorajar as pessoas a rezar em privado, alguns podem pensar que é preciso passar algum tempo a refletir antes deorações, que podem estar ligadas à meditação.

    Qual é a diferença entre a meditação da Bíblia e a meditação atual?

    Na Bíblia, a meditação envolve Deus. A meditação bíblica convida os cristãos a concentrarem a sua atenção em Deus enquanto reflectem sobre uma determinada escritura e sobre a forma como Deus lhes está a comunicar através dela Na maior parte dos casos, a meditação bíblica envolve a Bíblia, uma vez que é preciso ler uma escritura específica, lê-la e refletir profundamente sobre ela para obter o seu significado.

    Por outro lado, a meditação moderna não envolve a invocação de Deus, mas a pessoa concentra-se num determinado objeto ou pensamento Na meditação moderna, a pessoa costuma dizer uma palavra específica repetidamente, com a intenção de limpar a mente ou chamar certos espíritos para preencher a área. Por fim, na meditação moderna, é necessário concentrar-se intensamente durante todo o processo e não mudar a mente para qualquer outra coisa.

    Oração é o mesmo que meditação?

    A oração não pode ser definida como meditação porque há uma diferença entre as duas A oração também requer uma mente relaxada, ao contrário da meditação que requer uma concentração intensa. Além disso, a oração envolve falar verbalmente, enquanto a meditação requer que a pessoa permaneça em silêncio e apenas pronuncie algumas palavras quando necessário.

    Porque é que algumas pessoas acreditam que Jesus meditou durante 40 dias? Ver abaixo

    Porque é que algumas pessoas acreditam que Jesus meditou durante 40 dias?

    Algumas pessoas acreditam que Jesus meditou durante quarenta dias porque a Escritura não diz o que ele fez nesses dias Mateus 4:1-2 diz, "Depois de ter jejuado durante quarenta dias e quarenta noites, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demónio e teve fome".

    Os estudiosos da Bíblia também especulam que Jesus passou os quarenta dias no deserto a meditar, a ouvir Deus e não a rezar por uma razão específica Vários estudiosos religiosos também acreditam neste argumento porque Jesus não foi acompanhado por ninguém para o deserto e esteve sozinho durante todo o tempo que lá passou.

    Referências