Tendo crescido num ambiente cristão e frequentando a escola de teologia, interagi com pessoas de todas as denominações. Na faculdade, adorava interagir com católicos para aprender a sua fascinante crença no Purgatório. Juntei-me a um grupo de estudo bíblico católico só para aprender mais sobre este lugar. Felizmente, o pároco estava sempre presente para explicar tudo e, no final dos meus estudos, estava bemRecentemente, o nosso fórum cristão online transformou-se num debate aceso com os protestantes a contestarem a existência do purgatório. Fiquei a ver durante alguns minutos antes de decidir dar a minha opinião. Sendo teólogo e tendo sólidos conhecimentos sobre este tema, expliquei tudo sobre o purgatório e a sua existência em pormenor. Então, o purgatório católico é real?

Ninguém pode provar, para além de qualquer dúvida razoável, que o purgatório é real. Isto porque, ao contrário do céu e do inferno, o purgatório tem menos apoio bíblico para o sustentar. Por isso, apesar das tentativas da Igreja Católica para provar a realidade do purgatório, este continua a ser discutível.

Vou analisar por que razão algumas pessoas acreditam que o purgatório é real, se a Igreja Católica ainda acredita nesta doutrina e se é necessário passar pelo purgatório antes de ir para o céu.

    Pode um católico explicar como é que a Bíblia prova que o purgatório é real?

    Pode um católico explicar como é que a Bíblia prova que o purgatório é real? Fonte da imagem: Pixabay

    Os católicos têm inventado várias escrituras e analogias bíblicas na tentativa de provar que o purgatório é real. Primeiro, porque a Igreja Católica ensina e acredita nesta doutrina, então, quase automaticamente, os católicos acreditam que é real. Para além dos ensinamentos da Igreja Católica, os católicos acreditam que vários santos que viveram vidas irrepreensíveis testemunharam a realidade deste espaço intermédio referido como purgatório. Argumentam que estes santos visitaram o purgatório em espírito ou foram visitados por almas neste espaço a implorar orações de penitência em seu nome.

    Quando se trata de provar que o purgatório é real usando a Bíblia, a maioria dos católicos cita frequentemente Mateus 12:32 Os católicos argumentam que este versículo implica que há perdão nos tempos vindouros, que é o refinamento e a purificação a que se submete no purgatório.

    Além disso, os católicos muito 2 Macabeus 12:41-45 Este versículo dá uma imagem clara da oração pelas almas mortas no purgatório No entanto, a maioria dos protestantes não acredita neste livro, uma vez que faz parte dos Apócrifos.

    O purgatório é bíblico?

    O purgatório não tem apoio bíblico suficiente para o sustentar. Apesar de os que acreditam neste conceito se terem esforçado por encontrar algum apoio bíblico para sustentar esta doutrina, ainda não é suficiente, uma vez que o purgatório contradiz os ensinamentos fundamentais da salvação. O que o purgatório sugere é que ganhamos a salvação através das nossas obras, mas as escrituras são claras quando dizem que a salvação é dada àqueles que acreditam e que depende totalmente da graça e da misericórdia de Deus ( Efésios 2:8-9 Além disso, o purgatório zomba da obra de Cristo porque, na cruz, Cristo disse que estava consumado. Por conseguinte, a necessidade de uma pessoa ser purificada após a morte não pode ser totalmente apoiada pelas Escrituras ( João 19:30 ).

    Porque é que algumas pessoas acreditam que o purgatório é real?

    A maior parte das pessoas acredita na doutrina do purgatório porque é ensinada na Igreja Católica. Para além de ser ensinada na Igreja Católica, há muitos versículos que foram extraídos da Bíblia para apoiar a realidade do purgatório. Por exemplo, aqueles que acreditam que o purgatório é real citam frequentemente Lucas 12:59 Alguns católicos defendem que a prisão utilizada neste versículo se refere ao purgatório.

    Além disso, o livro de Macabeus, que não é considerado parte da Bíblia Sagrada pelos protestantes, apoia a doutrina do purgatório. O livro de 1 Coríntios 3:15 Como o purgatório é um espaço temporário para aqueles que andam com Deus mas têm uma mancha de pecado, muitas pessoas acreditam que o fogo que este versículo descreve é o castigo temporal que acontece no purgatório.

    É preciso passar pelo purgatório antes de ir para o céu?

    É preciso passar pelo purgatório antes de ir para o céu? Fonte da imagem: Pixabay

    De acordo com os ensinamentos católicos, apenas as almas que tinham uma mancha de pecado no momento da morte, mas que foram salvas e predestinadas para o céu, são as que vão para o purgatório para serem purificadas antes de entrarem no céu. No entanto, se morrer sem mácula na sua alma, vai diretamente para o Céu. E, no momento da morte, se não se tiver arrependido e procurado o perdão dos seus pecados, vai diretamente para o Inferno.

    A Igreja Católica ainda acredita no Purgatório?

    Sim, a Igreja Católica ainda acredita no purgatório. A Igreja tem defendido sistematicamente a crença de que as almas predestinadas para o céu, mas que ainda estão presas ao pecado, serão purificadas após a morte. Ensinam que a misericórdia de Deus não termina apenas com os vivos, mas também após a morte. Além disso, a Igreja Católica também argumenta que a doutrina do purgatório é apoiada pela Bíblia ( 1 Coríntios 3:15 , Lucas 12:59 , Mateus 12:32 , 2 Macabeus 12:41-45 ) Referências