O que Jesus consumia é importante, uma vez que mostra a natureza do seu corpo e a sua visão da Lei. Este tópico merece ser discutido, uma vez que as pessoas têm opiniões diferentes sobre o que Jesus comia. O que muitas pessoas querem entender é: Jesus comia peixe?

A Bíblia sugere que Jesus comeu peixe em várias ocasiões. Por exemplo, Lucas 24:41-43 menciona Jesus a comer peixe grelhado que lhe foi dado pelos discípulos depois de ter ressuscitado dos mortos. Alguns estudiosos bíblicos também acreditam que Jesus comeu peixe quando preparou algum para os seus discípulos, como se explica em João 21:1-14. Outros argumentam que Jesus também comeu peixe quando deu de comer às cinco mil pessoas, uma vez queMateus 14: 20 diz: "E todos comeram e ficaram satisfeitos.

Onde é que a Bíblia diz que Jesus comeu peixe? Qual era o objetivo de Jesus comer peixe? Estas são as questões que este artigo irá abordar. Continue a ler para saber mais!

    Jesus comeu alimentos físicos?

    Marcos 7:19 revela que Jesus declarou todos os alimentos como sendo limpos A Bíblia sugere que Jesus comeu alimentos físicos porque era humano, como toda a gente, e precisava de comida para sobreviver. Diferentes passagens da Bíblia dão-nos uma ideia do que Jesus comia de vez em quando.

    Por exemplo, Lucas 2:41 dá a entender que Jesus participou na Festa da Páscoa desde a infância até à idade adulta, durante a qual comeu vários tipos de alimentos, incluindo carne, ervas amargas e pão ázimo.

    Estes alimentos faziam parte dos requisitos da lei, tal como explicado em Êxodo 12:8 Este versículo diz, Nessa noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos e ervas amargas Como Jesus era judeu, tinha de viver de acordo com a Lei Mosaica.

    Mateus 26 menciona que, durante a última ceia, Jesus comeu pão e bebeu vinho. Versículos 26 e 27 dizer, Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, depois de dar graças, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: Tomai e comei, isto é o meu corpo. Depois tomou um cálice e, depois de dar graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos vós .

    Muitos estudiosos bíblicos acreditam que a sua dieta regular pode ter incluído pão, uma vez que este era um alimento básico no mundo romano durante o tempo de Jesus. A Bíblia também revela que Jesus comeu peixe em várias ocasiões. Algumas pessoas também acreditam que a dieta de Jesus pode ter incluído leguminosas, como lentilhas ou feijão, mas nenhum versículo bíblico apoia esta opinião.

    No entanto, a Bíblia sugere que Jesus comeu figos . Marcos 11: 12-14 , 20-25 No caminho para Jerusalém, Jesus viu uma figueira, mas ficou desiludido porque ela não dava fruto. Amaldiçoou a árvore e fê-la murchar desde a raiz, dizendo que nunca mais daria fruto.

    Onde é que na Bíblia se diz que Jesus comeu peixe? Ver abaixo

    Onde é que na Bíblia se diz que Jesus comeu peixe?

    O Evangelho de Lucas sugere que Jesus comeu peixe depois de ter ressuscitado dos mortos. Lucas 24:41-43 diz Enquanto eles ainda estavam incrédulos de alegria e se maravilhavam, perguntou-lhes: Tendes aqui alguma coisa para comer? Deram-lhe um pedaço de peixe assado, e ele tomou-o e comeu-o diante deles .

    Mateus 14:13-20 também explica que Jesus serviu peixe a cinco mil pessoas. Embora houvesse apenas cinco pães e dois peixes, Jesus multiplicou-os quando disse uma bênção. Verso 20 diz, E todos comeram e ficaram satisfeitos Muitos acreditam que este versículo inclui Jesus a comer os peixes e os pães multiplicados com os seus seguidores.

    Noutra ocasião, Jesus fez com que as redes dos pescadores se enchessem de peixes, o que é explicado em João 21:1-14 quando Jesus se revelou aos seus discípulos junto ao mar de Tiberíades. Depois de terem pescado, Jesus disse-lhes: "Trazei alguns dos peixes que apanhastes ( João 21:10 ), e no verso 12 , disse-lhes venha tomar o pequeno-almoço Muitas pessoas acreditam que Jesus não só os ajudou a apanhar muitos peixes, como também cozinhou para eles, depois de lhes ter dito para virem tomar o pequeno-almoço.

    Outros estudiosos bíblicos acreditam que, como a maioria dos discípulos eram pescadores e costumavam atravessar o Mar da Galileia, podem ter ocasionalmente apanhado peixe e comido com Jesus.

    Algumas pessoas também argumentam que Jesus costumava comer peixe limpo e não poluído do Mar da Galileia.

    Há mesmo quem sugira que peixes de água doce, como o peixe-gato, o peixe de São Pedro (tilápia) e a carpa, eram comuns neste mar durante o primeiro século. No entanto, a Bíblia não confirma esta ideia, mas as pessoas concluem-no com base nas espinhas de peixe identificadas em escavações arqueológicas.

    O que o Novo Testamento mostra claramente é que a oferta de peixe durante o tempo de Jesus nem sempre foi abundante. Isto porque, em João 21 Quando os discípulos contaram a Jesus que tinham passado a noite a tentar apanhar peixes, mas que não tinham conseguido, isto também é explicado em Lucas 5 quando Jesus chamou os seus primeiros discípulos.

    A Escritura diz que, nessa ocasião, Jesus estava junto ao lago de Genesaré e disse a Simão que lançasse as redes para pescar. Simão respondeu, dizendo: Mestre, trabalhámos toda a noite e nada apanhámos; mas, segundo a tua palavra, lançarei as redes ( Lucas 5:5 )

    Qual era o objetivo de Jesus comer peixe? Ver abaixo

    Qual era o objetivo de Jesus comer peixe?

    Em Lucas 24:36-43 A Bíblia sugere que os discípulos estavam a ter dificuldade em acreditar que Jesus tinha de facto ressuscitado, uma vez que o tinham visto morrer na cruz.

    Jesus quis convencer os seus discípulos de que não era um espírito e, por isso, pediu-lhes comida. Deram-lhe peixe, e ele comeu-o. Lucas 24:36 diz que os discípulos pensaram que tinham visto um espírito .

    Jesus até lhes disse para lhe tocarem, para que pudessem acreditar que ele era real no seu corpo físico. Para os convencer ainda mais, comeu o pedaço de peixe grelhado que lhe ofereceram. Jesus comer peixe depois da sua ressurreição foi um momento significativo, uma vez que os seus discípulos acreditavam na sua ressurreição da morte, pois os espíritos não podem comer alimentos.

    A maior parte dos teólogos acredita que o peixe em si era insignificante, uma vez que Jesus perguntou aos discípulos se tinham alguma coisa para comer, e não especificamente peixe, o que significa que qualquer alimento que oferecessem a Jesus nesse momento provaria que ele estava de facto vivo.

    Alguns argumentam que, noutras ocasiões em que Jesus comeu peixe, consumiu-o porque era humano e, como humano, precisava de comer. Como Jesus era judeu, comeu peixe porque a Torá não o proibia.

    Outros argumentam que o facto de Jesus ter comido peixe mostra que ele não se preocupa com todas as criaturas. No entanto, a maioria dos estudiosos bíblicos considera que esta linha de raciocínio é incorrecta, uma vez que não tem nada a ver com a falta de preocupação com todas as criaturas.

    Há inúmeras passagens na Bíblia que mostram o amor de Deus pelos animais. Por exemplo, Deus reclama os animais para si em Salmo 50:10-11 Este versículo diz, Porque meu é todo o animal da floresta e o gado sobre mil colinas; sei que minhas são todas as aves dos montes e as feras do campo .

    Referências