Mas procurai primeiro o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33 .

Jesus disse estas palavras como parte do Sermão da Montanha. Embora muitas pessoas tenham até memorizado este versículo, algumas interpretam-no mal. Algumas pessoas assumem que este versículo bíblico significa que procurar o Reino de Deus pode tornar uma pessoa rica. No entanto, o versículo significa que aqueles que colocam o Reino de Deus em primeiro lugar terão as suas necessidades básicas, como roupa e comida.

Mateus 6:33 Este post foi criado para partilhar o significado deste versículo e discutir o seu contexto. No final, também compreenderá como aplicá-lo na sua vida quotidiana.

    Como é que as pessoas interpretam Mateus 6:33 ?

    Muitos pastores que se concentram no evangelho da prosperidade pregam que Mateus 6:33 significa que procurar o Reino de Deus pode tornar-nos ricos. Pelo contrário, Jesus não prometeu luxos, mas prometeu dar-nos o pão nosso de cada dia. Outros cristãos também assumem que Mateus 6:33 significa que não é necessário trabalhar arduamente para ganhar a vida.

    Há quem pense que este versículo significa que os cristãos devem deixar de pensar nas coisas deste mundo e concentrar-se apenas nas coisas espirituais. No entanto, não é assim que o Reino de Deus funciona. Mateus 5-7 explica que Jesus deu poderes aos seus crentes para trazerem o céu para a terra sob a orientação do Espírito Santo.

    Outros cristãos pensam que este versículo significa que, se procurarmos em primeiro lugar o Reino de Deus, temos a garantia de uma vida tranquila e sem problemas, uma vez que Jesus promete que todas estas coisas nos serão acrescentadas.

    Qual é o verdadeiro significado de Mateus 6:33? ver abaixo

    O contexto de Mateus 6:33

    Para compreender o verdadeiro significado de Mateus 6:33 No tempo de Jesus, a maior parte dos seus ouvintes eram pobres, preocupavam-se sobretudo em ganhar a vida e não tinham tempo para procurar o Reino de Deus.

    Mateus 6:33 é uma continuação de Mateus 6: 25-34: Nestes versículos, Jesus ensinou que os cristãos não devem preocupar-se com o que comem ou bebem. Até deu o exemplo das aves que não semeiam nem colhem, mas que Deus alimenta. O versículo Mateus 6:33 i Neste versículo, Deus promete cuidar das pessoas que o procuram em primeiro lugar, tal como cuida da sua criação animal e vegetal.

    O significado de Mateus 6:33

    Este versículo significa que procurar as coisas de Deus acima das posses mundanas deve ser uma prioridade para cada crente. Mas o que é o Reino de Deus? Embora algumas pessoas assumam que o Reino de Deus está no céu, ele significa o reinado de Deus. É o governo de Deus sobre a terra.

    Este versículo não significa que não se deva trabalhar arduamente para ganhar a vida, uma vez que Jesus não disse que os cristãos deviam procurar apenas o reino, mas sim que os crentes deviam procurar primeiro o reino. 1 Tessalonicenses 4: 11 diz aspirar a viver tranquilamente, cuidar dos vossos assuntos e trabalhar com as vossas mãos, tal como vos instruímos Este versículo prova que procurar o Reino de Deus em primeiro lugar não significa negligenciar os deveres quotidianos que sustentam a vida.

    Então, como é que os cristãos podem procurar em primeiro lugar o reino de Deus? Oferecendo tudo o que fazem a Deus como um ato de adoração. Este versículo exige que o compromisso com a vontade de Deus esteja sempre em primeiro lugar. Está de acordo com Mateus 6: 24 que diz, ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há-de odiar um e amar o outro, ou há-de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não se pode servir a Deus e ao dinheiro.

    Devemos, portanto, esforçar-nos por procurar a justiça de Deus, vivendo de acordo com as suas leis morais.O Livro de Gálatas 5:16 Jesus ensina que procurar a sua justiça é viver cada momento na presença de Deus, cheio do espírito, e amar o que é correto.

    Em Mateus 6:33 Jesus não quis dizer que devemos deixar de nos preocupar, mas sim substituir esse sentimento por uma preocupação com o Reino de Deus. Também podemos procurar o Reino de Deus em primeiro lugar, rezando todos os dias. O livro de 1 Tessalonicenses 5:17 diz rezar sem cessar .

    Também podemos procurar o reino de Deus em primeiro lugar, vivendo em obediência a Deus e falando das boas novas do reino aos não crentes. No final do versículo, Jesus promete que, se os cristãos se mantiverem assim, ele proverá às suas necessidades diárias.

    A bênção de Deus não pode ser medida pela riqueza material. Jesus advertiu os seus seguidores contra a busca de riquezas e o esquecimento da busca do Reino em primeiro lugar. Ele disse em Mateus 6:19 , Não vos concentreis em acumular tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças destroem e os ladrões arrombam e roubam.

    O que pensa sobre o significado de Mateus 6:33? Veja abaixo

    Reflexões finais sobre o significado de Mateus 6:33

    Mateus 6:33 é um versículo encorajador que nos ensina a viver. Devemos dar prioridade à busca das coisas de Deus em relação a tudo o resto. Embora algumas pessoas interpretem este versículo como se isso nos pudesse tornar ricos, não foi isso que Jesus quis dizer. Neste versículo, ele quis dizer que, se dermos prioridade à sua palavra, o nosso pai celestial satisfará as nossas necessidades diárias. Filipenses 4:19 diz, e o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades, segundo as suas riquezas em glória, em Cristo Jesus .

    Referências