"Também foi dito: 'Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe certidão de divórcio'. Eu, porém, vos digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, a não ser por motivo de imoralidade sexual, faz com que ela cometa adultério, e quem casar com uma mulher divorciada comete adultério." Mateus 5:31-32 .

Como pastor, nos meus muitos anos de experiência no ministério cristão, oficiei

No mês passado, um casal da minha igreja veio

para aconselhamento e perguntou-me sobre os motivos do divórcio. Como sempre fui

Apaixonado pela palavra de Deus, baseei o meu conselho em Mateus 5:31-32. Acredito que cada

Os cristãos no matrimónio devem compreender o significado deste versículo bíblico, uma vez que ele cimenta a vontade de Deus de que o casamento seja um sucesso.

posição sobre a questão do divórcio.

Escrevi este artigo para descobrir o que a Bíblia diz sobre o divórcio.

Ao ler este artigo, aprenderá também como aplicar este versículo da Bíblia e o seu contexto.

verso no seu casamento e proteger a sua união sagrada. Continue a ler para descobrir.

    Como é que as pessoas interpretam Mateus 5:31-32?

    As pessoas interpretam Mateus 5:31-32 como um versículo bíblico que apoia o divórcio. Na maioria dos casos, os homens citam erradamente o versículo para deixarem as suas mulheres e até as impedem e condenam se elas voltarem a casar. Segundo alguns homens, quando as mulheres voltam a casar depois do divórcio, são elas que são adúlteras.

    O teólogo Jacob Reaume esclarece o significado deste versículo, dizendo que o divórcio deve ser a última opção. Além disso, quando um homem se divorcia da sua mulher, deixa-a exposta a outros homens e, quando ela volta a casar, não comete adultério. O marido que se divorciou dela obrigou-a a voltar a casar ou a fazê-la depender de outras pessoas. Essencialmente, o versículo significa que quando um homem se divorcia, cai emdesgraça por permitir que a sua mulher seja tocada por outro homem, segundo o teólogo.

    Qual era a perspetiva dos fariseus em relação ao adultério? Ver abaixo

    O contexto de Mateus 5:31-32

    Para uma compreensão imparcial deste versículo, qualquer leitor da Bíblia deve procurar compreender os versículos escritos antes deste versículo específico. Mateus 5:31-32 No entanto, Jesus está concentrado em mudar a perspetiva dos fariseus em relação ao adultério. Mateus 5:27-28 que afirma, "Ouvistes que foi dito: 'Não cometerás adultério'. Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com intenção lasciva, já cometeu adultério com ela no seu coração."

    Os fariseus tinham normalizado o adultério, divorciando-se por uma pequena razão possível. O divórcio era comum entre os homens porque tinham o direito de voltar a casar, enquanto as mulheres estavam sujeitas às regras patriarcais. A ideia do divórcio era também altamente motivada pelo desejo do coração por outra mulher, o que os levava a encontrar uma razão mesquinha para se divorciarem das suas esposas.

    Além disso, este versículo insere-se no contexto da cultura farisaica que era injusta para com as mulheres. As mulheres não podiam possuir bens até se casarem e, quando se divorciavam, eram apenas elas que enfrentavam as consequências extremas. Mateus 5:31-32 era uma mensagem para mudar as opiniões e os conceitos errados sobre as razões e a forma de se divorciar.

    O significado de Mateus 5:31-32

    A primeira parte, o versículo 31, diz: " Também foi dito: "Quem se divorciar de sua mulher, que lhe dê uma certidão de divórcio".

    Esta lei tinha como objetivo proteger o casamento, porque significava que, uma vez que um homem se divorciasse da sua mulher, não tinha o direito de voltar para a sua mulher. Foi um versículo que corrigiu a má interpretação da lei ( Deuteronómio 24:1-4 Tal como os fariseus, as pessoas de hoje pensam que o divórcio é correto, desde que seja legal e respeite as leis.

    No entanto, o significado desta primeira parte está inclinado para a proteção do casamento e para a prevenção do divórcio, tanto quanto possível, porque, segundo a lei, perante o Criador, um homem nunca deve voltar para uma mulher de quem se divorciou.

    Passando à segunda parte, " Eu, porém, vos digo que todo aquele que se divorciar de sua mulher, a não ser por causa de imoralidade sexual, faz com que ela cometa adultério, e todo aquele que casar com uma mulher divorciada comete adultério."

    Em primeiro lugar, implica que qualquer pessoa divorciada, mesmo que seja legal, não deve voltar a casar-se segundo os padrões bíblicos. Isto desencoraja o divórcio porque, de acordo com Malaquias 2:16, o versículo implica que Deus não gosta do divórcio. Afinal, é igual a ir contra o pacto matrimonial. No entanto, o divórcio é permitido se o parceiro se tornou adúltero e inclui todos os pecados sexuais.

    Sobre este ponto, é essencial notar que Jesus não ordenou o divórcio por estes motivos, apenas o permitiu. Por isso, o divórcio deve ser a última opção em qualquer casamento. No caso de voltar a casar, esta escritura implica que deve ter-se divorciado legalmente, com base nos fundamentos bíblicos do divórcio, e que o seu parceiro também deve ter feito o mesmo, se já foi casado.

    O que é que a Bíblia diz sobre os divórcios? Ver abaixo

    Reflexões finais sobre o significado de Mateus 5:31-32.

    Mateus 5,31-32 é um versículo destinado a proteger os casamentos e não a promover o divórcio. O divórcio deve ser a última opção; as Escrituras não ordenam o divórcio com base em pecados sexuais, mas permitem-no. Por conseguinte, o marido e a mulher podem considerar a possibilidade de se reconciliarem antes de se divorciarem legalmente. Uma vez divorciados, as Escrituras proíbem que voltem a casar.