Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28 .

Como cristão nascido de novo, sempre que me deparo com dificuldades na vida, encontro conforto no encorajamento

palavras de Mateus 11:28 Tendo interagido com tantas pessoas no ministério cristão, eu

descobriu que muitos assumem que viver uma vida cristã é equivalente a felicidade e prazer.

Pelo contrário, Jesus disse que as dificuldades viriam - e quando alguém estiver cansado de carregar o seu

Creio que todo o crente deve compreender o verdadeiro significado da palavra "descanso".

significado de Mateus 11:28 pois pode dar-lhes esperança.

Escrevi este artigo para o ajudar a compreender como as pessoas interpretam Mateus 11:28 Junte-se a mim neste

No final deste post, você também aprenderá a explorar e descobrir o contexto deste versículo.

como candidatar-se Mateus 11:28 na sua vida hoje.

    Como é que as pessoas interpretam Mateus 11:28?

    Interpretações comuns, como os Comentários de Coffman, descrevem que o versículo é um convite de Jesus aos Seus ouvintes para descansarem n'Ele e deixarem os seus fardos diários com Ele. Alguns cristãos também assumem que Ele está a falar de descanso físico ou mental - semelhante ao que alguém faria depois de carregar cargas pesadas durante algum tempo. Por exemplo, pode ouvir pastores a encorajar as suas congregações a rezar para que Deus alivie ou remova completamente os seus fardos.

    No entanto, isto levanta algumas questões importantes: Será que Jesus convidou os seus ouvintes a fazer mais do que simplesmente colocar os seus fardos sobre Ele? Haverá algum momento no ministério de Jesus em que Ele tenha prometido àqueles que acreditavam n'Ele que viveriam uma vida fácil e sem stress? Certamente que não!

    Por conseguinte, embora a interpretação comum de Mateus 11:28 está parcialmente correto, é igualmente importante olhar para o seu contexto para compreender o que Jesus está a dizer.

    Qual é o contexto de Mateus 11:28? ver abaixo

    O contexto de Mateus 11:28

    Para entender este versículo, é bom verificar os versículos que vêm antes e depois dele. Neste caso, o melhor é examinar os versículos 20 a 30.

    A geração atual - especificamente as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum - endureceu os seus corações e recusou-se a ouvir João. Também se recusaram a aceitar Jesus, apesar de todo o trabalho que Ele fez entre eles. Ele estava a chamá-los para fora do seu pecado e a convidá-los a arrependerem-se através d'Ele, à semelhança do que é dito em João 14:6:

    Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 14:6

    O significado de Mateus 11:28

    Jesus faz uma proposta invulgar aos seus ouvintes: aqueles que carregam "fardos pesados" podem vir ter com ele e encontrar o descanso de que necessitam, fazendo três declarações.

    A primeira afirmação é o Seu convite para vir ter com Ele, que é semelhante à ordem que Ele dá a Pedro e André:

    E disse-lhes: "Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens". Mat. 4:19

    Jesus convida sempre o Seu público a juntar-se a Ele na Sua viagem, independentemente das suas origens ou crenças, e a aceitar a Sua oferta de comunhão.

    A segunda afirmação é o convite que Ele faz ao ouvinte para se libertar das suas cargas, independentemente do que sejam Naquela altura, falava aos judeus que estavam sob a influência dos fariseus. Os doutores da Lei tinham pegado nos 10 mandamentos da Torá e tinham criado centenas de leis adicionais, muitas delas baseadas em tradições orais difíceis de cumprir. Neste caso, tentar seguir a Lei era o mesmo que carregar fardos pesados.

    Outra forma de analisar esta afirmação é olhar para a vida difícil dos Seus ouvintes, devido à ocupação romana a que estavam sujeitos. A maior parte da Sua audiência era constituída por judeus, que estavam sujeitos a impostos pesados e a padrões de vida extenuantes. Jesus não estava necessariamente a dizer-lhes que ia reduzir os seus impostos ou fardos físicos - prova-o em Mateus 22:21 - mas, em vez disso, Ele ia dar-lhes descanso para as suas almas, como afirma em Mateus 11:29 .

    Eles responderam: "De César." Então Ele disse-lhes: "Portanto, dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." Mateus 22:21

    Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29

    A terceira declaração foi que Ele daria à Sua audiência descanso do fardo do pecado, como o Apóstolo Paulo fala em Romanos 8:2:

    Porque a Lei do Espírito de vida libertou-vos, em Cristo Jesus, da Lei do pecado e da morte. Romanos 8:2

    Este descanso era para os aliviar dos seus pesados fardos; Ele estava a informá-los de que não precisavam de carregar os seus fardos sozinhos, porque o estado decaído do mundo nunca permitiria o descanso, a paz ou a perfeição. O jugo de que Ele fala é a salvação que Ele oferece, pois promete à audiência que eles viverão uma vida livre do pesado jugo da Lei, que Ele veio cumprir. Esteestá intimamente relacionado com Romanos 8:3 :

    Com efeito, Deus fez o que a Lei, enfraquecida pela carne, não podia fazer: enviando o seu próprio Filho à semelhança da carne do pecado e pelo pecado, condenou o pecado na carne. Romanos 8:3.

    O que pode aprender com Mateus 11:28? Veja abaixo

    Reflexões finais sobre o significado de Mateus 11:28

    Em suma, é fácil perceber porque é que muitos crentes de hoje ainda se agarram às palavras de Jesus neste versículo, porque elas oferecem uma grande esperança, encorajam-nos a confiar em Deus e são um apelo ao discipulado. É um lembrete de que a alma humana anseia por um estado de repouso, mesmo que haja exigências adicionais neste mundo agitado - e que, embora se possa procurar paz nas coisas feitas pelo homem, só Jesus pode oferecer paz completa a uma alma cansada, como assegurou a Paulo em 2 Coríntios 12:9.

    "A minha graça é suficiente para vós". Referências