Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles . Mateus 18:20 .

Como pastor com uma profunda paixão pela leitura da Bíblia, descobri que esta é uma das mais

Tendo frequentado numerosos grupos de estudo bíblico ao longo dos anos, eu

ouvir alguns líderes espirituais citarem este versículo quando têm uma pequena reunião para encorajar

Como um teólogo com uma formação em teologia, o Senhor está entre eles, apesar do seu número.

com uma vasta formação em estudos bíblicos, compreendo que este não é o verdadeiro significado da

Creio que é importante para todos os cristãos que a resolução de conflitos seja uma prioridade.

para compreender o significado de Mateus 18: 20 para evitar a sua utilização incorrecta.

Escrevi este artigo para descobrir o verdadeiro significado deste versículo. Neste post, vou abordar como

as pessoas interpretam-no e explicam o contexto de Mateus 18:20 Junte-se a mim nesta exploração e

descubra como aplicar este versículo hoje no final deste artigo. Aqui está mais!

    Como as pessoas interpretam Mateus 18:20

    Segundo algumas pessoas, o versículo mostra a divindade de Jesus Cristo. Alguns cristãos assumem que este versículo mostra que o pai é omnipresente pelo seu espírito. Os discípulos usaram estas palavras para se encorajarem de que Jesus estava entre eles, se se reunissem em seu nome depois de ele ter subido ao céu.

    Alguns estudiosos acreditam que este versículo realça o valor da comunhão com Cristo e também encoraja os cristãos a reunirem-se para rezar. É possível que já tenha ouvido um pastor numa pequena reunião de oração citar este versículo para encorajar a congregação a não ter de ser uma grande multidão para que Deus os ouça.

    Com base apenas neste versículo, os cristãos acreditam que Jesus não é um escravo dos números. Esta interpretação pode levantar questões como, por exemplo, se uma pessoa estiver a rezar sozinha, isso significa que Jesus não está na sua presença? No entanto, não é correto interpretar o significado de Mateus 18:20 concentrando-se apenas neste versículo.

    Outros cristãos interpretam este versículo fora do contexto para significar que, quando algumas pessoas fazem a mesma oração, é provável que Deus a responda. Esta teologia não é correcta e pode levar a abusos espirituais. Faz-nos pensar: será que isto significa que Deus não pode responder à oração de uma só pessoa?

    Qual é o contexto de Mateus 18:20? ver abaixo

    O contexto de Mateus 18:20

    Para compreender o verdadeiro significado de Mateus 18:20, é importante olhar para os versículos anteriores. Antes de estarem reunidos dois ou mais, a Bíblia diz que, se alguém te fizer mal, deves dirigir-te diretamente a ele.

    Se ele te ouvir, ganhaste o teu irmão. Mas se ele não te ouvir, deves levar testemunhas contigo. Se ele continuar a não te ouvir, deves dirigir-te à igreja e se ele não te ouvir nem mesmo à igreja, deves tratá-lo como um cobrador de impostos ou um pagão. Isto está de acordo com Mateus 18: 15-17

    Assim, a partir dos versículos que vêm imediatamente antes, onde dois ou mais estão reunidos, pode dizer-se que o tema de que Jesus está a falar não é sobre a presença de Deus numa reunião da igreja.

    Qual é o significado de Mateus 18:20? Veja abaixo

    Significado de Mateus 18:20

    Jesus está a explicar como os cristãos devem lidar com os conflitos com os outros. Esta passagem é conhecida como disciplina da igreja, que se refere ao processo de correção do comportamento pecaminoso no corpo da igreja para renovar a comunhão entre os membros da igreja e restaurar o pecador.

    O livro de Mateus 18 trata da forma como os cristãos devem lidar com o pecado na igreja. De acordo com os ensinamentos de Jesus, o processo começa com a confrontação direta com a parte culpada, em vez de coscuvilhar com os outros sobre a pessoa que pecou.

    A Bíblia diz então que, se ele te ouvir, ganhaste um irmão, pois é provável que a questão seja resolvida. Também podes tê-lo ganho porque não foste ter com os outros a coscuvilhar sobre ele, mas foste ter com ele diretamente.

    O versículo prossegue dizendo que, se ele não te ouvir, leva contigo uma ou mais testemunhas. O versículo Mateus 18: 16 está em conformidade com Deuteronómio 19: 15 Segundo a qual uma testemunha não é suficiente para a resolução de um conflito, devendo duas ou três testemunhas deduzir acusação contra a pessoa em causa, uma vez que podem ajudar a resolver a divergência.

    Se a pessoa se recusar a arrepender-se, Jesus aconselhou os cristãos a apresentarem a questão à igreja. Se a pessoa continuar a não se arrepender, a igreja deve retirá-la da igreja. Mateus 18: 18 Neste versículo, Jesus diz que tudo o que ligares na terra será ligado no céu, e tudo o que perderes na terra será perdido no céu.

    O versículo 20 é o encorajamento que vem no final destas instruções. É a garantia final de que, se seguirmos este processo, Jesus está connosco. Se a igreja seguisse as instruções que Jesus deu no livro de Mateus, então seria mais fácil resolver os problemas.

    Os cristãos também podem aplicar este versículo quando lidam com conflitos no local de trabalho. Jesus não disse que, se alguém nos fizer mal, devemos ripostar e vingar-nos. Em vez disso, ele indica o procedimento que devemos adotar para nos reconciliarmos com a pessoa. Este versículo também ensina aos cristãos a importância de não evitarem conversas difíceis com as pessoas que os prejudicaram.

    Quais são os comentários finais sobre Mateus 18:20? Ver abaixo

    Considerações finais sobre o significado de Mateus 18:20

    Mateus 18:20 fala sobre como os cristãos devem lidar com o pecado na igreja. É um versículo encorajador que garante aos crentes que, se seguirem as instruções que Jesus deu sobre a resolução de conflitos, ele estará com eles.

    Infelizmente, alguns cristãos interpretam erradamente este versículo como se Jesus estivesse presente mesmo em pequenas reuniões da igreja. Esta interpretação é errada, uma vez que Jesus está presente mesmo que uma pessoa reze sozinha. Agora que compreende o verdadeiro significado de Mateus 18:20 Agora já sabes qual o processo correto a seguir quando alguém te faz mal. Referências