Como teólogo, estou sempre interessado em conhecer diversos temas sobre a vida cristã. Um aspeto da vida cristã que me despertou muito interesse desde que comecei o meu curso de teologia é a salvação.

Na minha busca para compreender a salvação, surgiu um conceito que me impressionou: será que a salvação é suficiente para nos levar ao Céu? Este conceito levou-me a uma pesquisa profunda para compreender o que a Bíblia tem a dizer sobre o assunto.

Também consultei vários pastores e teólogos para obter perspectivas diferentes. Recentemente, num fórum online de que faço parte, um dos membros perguntou se uma pessoa pode ir para o Céu só por ser salva.

Os restantes membros interessaram-se muito por esta questão e também quiseram saber as respostas. Graças à extensa pesquisa que efectuei sobre este tema, fiquei em melhor posição para lhes responder.

Então, é possível ir para o Céu pelo simples facto de se ser salvo?

De acordo com a Bíblia, a salvação, que consiste em acreditar em Jesus Cristo, é suficiente para obter a vida eterna. João 3:16 No entanto, é importante notar que não ganhamos a salvação pelas nossas obras, mas pela fé e pela graça de Deus ( Efésios 2:8-9 ).

Vou abordar e apresentar-lhe alguns factos interessantes sobre se alguém pode continuar a pecar e ainda assim afirmar que é salvo, se todos os que são salvos vão para o Céu e se o facto de ser salvo é suficiente para levar alguém para o Céu.

Continue a ler para saber mais.

    Será que ser salvo é suficiente para me levar para o Céu?

    Será que ser salvo é suficiente para me levar para o Céu? Fonte da imagem: Pixabay

    Esta questão é discutível entre vários teólogos, mas se compreendermos o que é ser salvo, então a resposta é bastante fácil .

    Ser salvo não significa apenas aceitar Cristo, mas também esforçar-se por viver como ele viveu. 1 João 2:6 diz, "Quem quiser viver nele deve viver como Jesus viveu."

    Isto significa que, quando dizemos que estamos salvos, não é apenas nas nossas palavras, mas também nas nossas acções. Por isso, se estivermos salvos e agirmos de acordo com o que dizemos, isso é suficiente para irmos para o Céu.

    No entanto, é importante notar que não se vai para o Céu por causa das nossas acções justas. Todos os que vão para o Céu vão-no por causa do que Jesus Cristo fez na cruz.

    Por isso, embora o facto de ser salvo por si só lhe garanta o Céu, aqueles que são verdadeiramente salvos acreditam e esforçam-se por seguir tudo o que Jesus ensinou; esforçam-se por levar uma vida santa.

    Pode alguém continuar em pecado e ser salvo?

    Antes de nos debruçarmos sobre a resposta a esta pergunta, é fundamental compreender como é que se adquire a salvação. Efésios 2:8-9 lê, "Porque é pela graça que sois salvos, mediante a fé - e isto não vem de vós, é dom de Deus - e não pelas obras, para que ninguém se glorie."

    A Bíblia é clara quando diz que somos salvos pela graça de Deus e não pelas nossas obras. Portanto, a partir da salvação, somos considerados justos porque fomos aperfeiçoados em Cristo .

    Hebreus 10:14 diz, "Porque por um só sacrifício tornou perfeitos para sempre os que estão a ser santificados." Por isso, é possível continuar a pecar e afirmar que se está salvo.

    Mesmo na Bíblia, Pedro, que era discípulo de Jesus, pecou apesar de estar no círculo íntimo de Jesus. No livro de Lucas 22:55, Pedro nega Jesus: "E quando alguns acenderam uma fogueira no meio do pátio e se sentaram juntos, Pedro sentou-se com eles. Uma criada viu-o sentado à luz da fogueira. Olhou-o de perto e disse: 'Este homem estava com ele'. Mas ele negou. 'Mulher, não o conheço', disse ele."

    No entanto, apesar deste grave pecado, Jesus não o renegou. No entanto, em Romanos 6:1-2, o Apóstolo Paulo coloca-nos uma questão e pergunta, "Devemos continuar a viver em pecado porque estamos sob a égide da graça?"

    Ele dá-nos a resposta no versículo dois e diz "De modo algum." Paulo recorda-nos que, ao sermos salvos, morremos para o pecado e já não devemos viver nele.

    Todos os que se salvam vão para o Céu?

    Será que todos os que se salvam vão para o Céu? Fonte da imagem: Pixabay

    De acordo com a Bíblia, todos os que são verdadeiramente salvos herdarão o Reino de Deus (Céu). Aqueles que herdarão o Reino de Deus têm uma coisa em comum: todos eles ficaram aquém da graça de Deus, mas, durante a sua vida, depositaram a sua fé em Jesus Cristo.

    A escritura do livro de João 1:12 notas, "Mas a todos os que o receberam, aos que creram no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus."

    Os que são salvos são aqueles que humildemente se apresentam perante Cristo, se arrependem dos seus pecados e decidem seguir um novo caminho.

    Estas pessoas não ganharam a salvação pelas suas próprias obras, e é-lhes prometida a vida eterna. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho único, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16) .

    Ser salvo significa que vamos para o Céu?

    Embora as Escrituras sejam claras quanto ao facto de que é preciso ser salvo para ir para o Céu, a salvação é mais do que apenas o nosso destino eterno.

    A Bíblia diz que a recompensa para os pecadores é a morte, mas aqueles que acreditam em Cristo recebem um presente gratuito de vida eterna: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" (Romanos 6:23) .

    No entanto, a salvação não deve ser vista apenas como um bilhete para um futuro melhor, mas deve ter efeito na nossa vida agora. Deus tem um plano para a vida de cada um de nós na Terra.

    Efésios 2:10 diz, "Porque somos feitura de Deus, criados em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que as praticássemos."

    Portanto, depois de sermos salvos, devemos ter uma perspetiva totalmente nova sobre a forma como conduzimos a nossa vida terrena e não apenas colocar os nossos olhos e mente na vida eterna. Referências