Como cristão fiel e teólogo, interesso-me pelas actividades quotidianas das pessoas de diferentes grupos religiosos. Fiquei especialmente intrigado com as freiras depois de descobrir que fazem tantas outras coisas na sua vida quotidiana para além de rezar. Decidi fazer mais investigação sobre elas, pelo que visitei uma igreja católica e interagi com algumas freiras.Na aula de teologia sobre os deveres de uma freira católica, um dos meus alunos tinha curiosidade em saber se elas tinham outras ocupações para além do ensino. Outro perguntou-me se as freiras se divertiam. Tendo interagido com as freiras da Igreja Católica, eu tinha todas as respostas certas na ponta dos dedos. Então, o que é que as freiras fazem?

As freiras passam a maior parte do seu tempo em oração e servem a comunidade de diferentes formas. Por exemplo, algumas tornam-se professoras ou administradoras de escolas, enquanto outras se tornam prestadoras de cuidados de saúde em hospitais. Oferecem orientação espiritual às pessoas e envolvem-se em actividades de caridade, como alimentar os famintos ou oferecer abrigo aos sem-abrigo.

Neste artigo, convido-o a juntar-se a mim e a mergulhar nos deveres de uma freira católica. Continue a ler para descobrir como é um dia típico de uma freira, o que fazem para se divertirem, o que fazem quando se reformam e muito mais!

    Como é um dia típico de uma freira?

    Como é um dia típico de uma freira? Fonte da imagem: Pixabay

    Um dia típico de uma freira depende da ordem a que pertence. A maior parte das freiras acorda muito cedo, por volta das 5 horas da manhã. Começam sempre o dia com uma oração e passam algum tempo a ler a Bíblia. Depois tomam o pequeno-almoço e passam pelo menos 30 minutos a meditar. Entre as 6 e as 7 horas da manhã, as freiras realizam um serviço de Oração da Manhã antes de prosseguirem com os seus deveres regulares. Pode ser o estudo, as tarefas domésticas ou o trabalho apostólico.

    Trabalham até à oração do meio-dia, que se realiza frequentemente entre as 11 e as 12 horas. As religiosas almoçam normalmente mais cedo, por volta das 12h30, e partilham-no com os visitantes. Depois, passam algum tempo livre a desfrutar dos seus passatempos, antes de regressarem às suas tarefas normais, por volta das 14h30m.

    Na maior parte dos mosteiros, o chá é servido às 16 horas. Às 17 horas, rezam as orações da noite e começam a preparar o jantar. As monjas comem cedo, entre as 19 e as 20 horas. Depois do jantar, fazem silêncio na casa para não incomodar quem quer ler ou rezar. Algumas também se dedicam a actividades recreativas durante este tempo. Antes de se deitarem, as freiras também têm outro serviço de orações nocturnas chamado Compline. Depois disto, descansam.

    Quais são os deveres de uma freira católica?

    Quando alguém se torna freira, tem de viver uma vocação ativa de oração. As freiras que vivem numa clausura passam a maior parte do tempo durante o dia a recitar a Liturgia das Horas, um conjunto de orações católicas.

    Além disso, as freiras católicas dedicam-se a muitas actividades de caridade. As freiras católicas são conhecidas por dirigirem numerosas escolas e universidades nos Estados Unidos, desempenhando um papel importante tanto na administração como no ensino.

    As freiras têm também o dever de continuar a estudar mais sobre a sua espiritualidade. A sua vida quotidiana num convento inclui tarefas regulares como a limpeza, a costura e a cozinha. Algumas freiras também se dedicam a outras formas de trabalho manual, como a venda de artigos que as ordens religiosas podem vender. Algumas freiras também trabalham de perto com pessoas que procuram orientação espiritual.

    Que outras profissões têm as freiras para além de professoras?

    Para além de serem professoras, as freiras são também trabalhadoras de serviços sociais. Passam muito tempo a dar abrigo aos sem-abrigo e a alimentar os famintos, tal como Jesus fez em Marcos 6:31-44 . Outros, com as competências e formação superior, trabalham como médicos, enfermeiros ou administradores em hospitais e clínicas Passam muito tempo a rezar pelos doentes nos hospitais, uma vez que realizam diariamente estes serviços.

    Outras também se dedicam a diferentes formas de trabalho, incluindo o trabalho missionário. Algumas freiras dedicam-se à pastoral e arranjam tempo para visitar prisioneiros. Outras trabalham como conservadoras de museus e bibliotecárias. Por outro lado, algumas freiras tornam-se gestoras dos conventos.

    Embora as freiras tenham diferentes ocupações, todas elas trabalham de forma a servir e agradar a Deus.

    O que é que as freiras fazem para se divertirem?

    O que é que as freiras fazem para se divertirem? Fonte da imagem: Pinterest

    Embora as freiras pareçam bastante sérias, gostam de se divertir, tal como as pessoas normais. Uma coisa que fazem para se divertirem é sair com os amigos, uma vez que gostam da companhia das pessoas. Gostam de passar tempo com os seus entes queridos, pôr a conversa em dia, partilhar histórias sobre o seu retiro, contar piadas e experimentar novas comidas. Além disso, algumas freiras gostam muito de música e, por isso, ouvem música gospel para se divertirem. Algumas freiras também gostam de dançar.

    O que é que as freiras fazem no seu tempo livre?

    Quando as freiras não estão a rezar ou a trabalhar, passam o seu tempo livre a dar longos passeios ou a jogar jogos. A maioria das freiras gosta de jogos de tabuleiro, jogos de cartas e Scrabble e jogam em conjunto para se entreterem. Algumas freiras também tentam manter-se mais produtivas, mesmo durante o seu tempo livre, uma vez que tricotam ou pintam. Por vezes, criam vestes bordadas e têxteis que podem ser utilizados nos serviços religiosos. Outros também passam o seu tempo livre a ver filmes e documentários interessantes.

    O que é que as freiras fazem quando se reformam?

    O trabalho das freiras não termina quando se reformam. Mesmo depois de se reformarem, continuam empenhadas em servir Deus e a comunidade. As freiras continuam a servir através do ministério da oração Apesar de se reformarem das suas profissões, continuam a procurar uma forma de se manterem úteis. Por exemplo, alguns servem como mentores em programas de comunidades religiosas, enquanto outros continuam a ocupar-se das tarefas diárias do seu convento até deixarem de ter forças para o fazer. Outros procuram formas criativas de ajudar, como fazer rosários para os missionários. Referências