Quando era criança, pensava que as freiras eram mulheres virtuosas e irrepreensíveis. Ficava espantado com a sua disciplina e capacidade de manter um estilo de vida austero. Na escola de teologia, aprendi que as freiras se confessam tal como os outros católicos. Uma vez que as freiras vivem uma vida tão piedosa, perguntei-me o que teriam elas para confessar em comparação com os fiéis católicos normais que estão constantemente expostos ao pecado. Decidi fazer alguma pesquisa queEstes estudiosos ajudaram-me a compreender o sacramento da penitência com base na doutrina católica e encaminharam-me para um padre local que também me deu alguns pontos importantes sobre as freiras e a confissão. Durante a nossa discussão semanal inter-denominacional, decidimos continuar a nossa análise das freiras e dos seus modos de vida. Um membro quis saber se as freiras sãoDepois de ter pesquisado o assunto, estava pronto para responder à sua pergunta principal: com que frequência é que as freiras se confessam?

As freiras confessam-se sempre que necessário. A maior parte dos mosteiros obriga as freiras a confessarem-se uma ou duas vezes por mês, mas, para além disso, as freiras podem confessar-se à vontade. As regras são as mesmas para todos os católicos no que diz respeito ao sacramento da penitência, o que inclui os bispos e as religiosas, como as freiras e as irmãs.

Neste artigo, vamos falar sobre o hábito da confissão entre as freiras. Continue a ler para descobrir porque é que as freiras precisam de se confessar como os outros católicos.

    As freiras confessam-se como os católicos normais?

    As freiras confessam-se como os católicos normais? Fonte da imagem: Freepik

    Sim, as freiras são membros da Igreja Católica Segundo a doutrina católica, o sacramento da penitência deve ser usufruído por todos Os católicos ensinam que a confissão é uma boa forma de limpar a consciência e de fazer as pazes com Deus. Todos os católicos, incluindo as freiras, merecem esta dádiva.

    Com que frequência é que as freiras são encorajadas a confessar-se?

    O número de vezes que uma freira se confessa depende de vários factores. Em primeiro lugar, uma freira pode optar por se confessar com a frequência que desejar. Em segundo lugar, os conventos organizam encontros com confessores para assegurar que as religiosas se confessem pelo menos duas vezes por mês. Conventos como o Mosteiro Dominicano de Nossa Senhora do Rosário empregam os serviços de dois confessores que visitam a instituição de duas em duas semanas. As religiosas que precisam de se confessar mais do que uma vez de duas em duas semanas podem fazê-lo com a autorização do Capelão.

    Se as freiras estão a viver de acordo com as leis de Deus, precisam de confessar os seus pecados com frequência?

    As freiras precisam de confessar os seus pecados com frequência? Fonte da imagem: Freepik

    Sim, as freiras são humanas e passíveis de pecar, como qualquer outra pessoa. Mais recentemente, as vítimas de abusos perpetrados por freiras vieram a público para condenar este pecado. Os sobreviventes exigem justiça aos líderes da Igreja Católica. As suas experiências desoladoras revelam a natureza imperfeita de algumas freiras. Até as freiras são apanhadas em pecados como o abuso sexual. Por isso, a confissão deve fazer parte da vida de todas as freiras.

    Existe alguma lei na Igreja Católica que restrinja as freiras quanto à quantidade de confissões que devem fazer?

    Não, a Igreja Católica não tem restrições quanto ao tipo de informação que as freiras podem confessar. As freiras podem confessar tanto ou tão pouco quanto quiserem. No entanto, a doutrina católica afirma que todos os crentes se devem confessar pelo menos uma vez por ano. Este direito canónico aplica-se a todos os católicos, incluindo as freiras. Os católicos são encorajados a confessar-se imediatamente após terem cometido um pecado mortal. Se uma freira se encontrar nessa situação, aplicam-se as mesmas regras. Referências