Passei muito tempo na faculdade de teologia a estudar a devoção das irmãs religiosas. Fiquei especialmente intrigado com as freiras de várias denominações cristãs. Há alguns meses, visitei um convento e ouvi as histórias da sua vocação, contadas por elas e pela madre superiora. Na semana passada, quando organizei um debate em linha sobre as vocações religiosas, uma participante pediu-me que explicasse a vocação das freiras.Com base no que as freiras me disseram e na pesquisa que efectuei, tive o prazer de responder à sua pergunta. Então, qual é a vocação de uma freira?

A vocação de uma freira é um chamamento para ter uma relação mais próxima com Cristo, dedicando-se a Ele através do compromisso de castidade, obediência e pobreza. De acordo com as freiras da Igreja Católica Romana, a consagração é específica para cada indivíduo.

Neste artigo, convido-o a juntar-se a mim e a aprofundar os vários tipos de vocações, o objetivo da vocação católica e a forma como pode saber se a sua vocação é ser freira.

    Quantos tipos de vocações existem?

    De acordo com os ensinamentos da Igreja Católica, existem quatro tipos de vocações: matrimónio, vida de solteiro, sacerdócio e vida religiosa. A vida religiosa é um chamamento para servir Deus e contribuir para o seu Reino. Na vida religiosa, os homens podem ser ordenados para servir e guiar o povo de Deus na oração através do sacerdócio. A vida de solteiro envolve homens e mulheres que escolhem desligar-se dos laços matrimoniais e usar a liberdade que adquirem com isso para servir Deus.

    Qual é o objetivo da vocação católica?

    Qual é o objetivo da vocação católica? Fonte da imagem: Pixabay

    O objetivo da vocação gira em torno das crenças e dos ensinamentos da Igreja Católica, mas depende dos diferentes tipos. O objetivo do sacerdócio é servir o povo e ser mediador entre a comunidade e Deus. Os que se encontram na vida religiosa, incluindo as freiras, têm um papel a desempenhar no serviço a Deus e à humanidade através das orações e das obras de caridade. O objetivo do casamento é elevar-se mutuamente em Cristo, procriar e educar os filhos na fé, enquanto o objetivo da vida de solteiro é preservar-se para servirDeus.

    Como é que eu sei que ser freira é a minha vocação?

    Uma irmã do convento que visitei disse simplesmente: "Sigam a vossa intuição . A chamada é diferente para cada um O consenso comum é que começa como um pensamento vago que vai regressando e lentamente se torna claro. O ministério da vida de uma freira observa que a chamada será feita por uma voz que reconhece. É provável que o sinta no que faz e que as suas actividades diárias gravitem em torno dele. De acordo com Isaías 30:20-21 Deus não se esconderá de ti; pelo contrário, a sua voz soará aos teus ouvidos.

    Como é que sabes se foi Deus que te chamou para seres freira?

    Mateus 19:26 O chamamento pode acontecer de uma forma tão misteriosa que pode ficar curioso para saber se é de Deus. Na verdade, não há outra forma certa de o saber para além da fé e da oração. Se a vontade for inabalável, talvez queira considerar a hipótese de rezar sobre o assunto para que Deus lhe mostre um caminho claro. Referências