No sarcasmo, as pessoas usam frases ou afirmações que significam o oposto do que querem dizer. É usado para marcar uma posição, especialmente quando um orador está irritado. A Bíblia tem vários exemplos de sarcasmo. Mas será que Jesus usou sarcasmo?

Jayson Bradley O autor da Relevant Magazine, diz que Jesus usou o sarcasmo para marcar uma posição, principalmente contra os fariseus, que eram religiosos mas hipócritas. Embora a maioria acredite que o sarcasmo é indelicado, Jesus usou-o significativamente para marcar a sua posição .

Neste artigo, discutiremos a forma como o sarcasmo é utilizado na Bíblia, em que parte da Bíblia Jesus utilizou o sarcasmo, com que frequência Jesus utilizou o sarcasmo para marcar uma posição, se Jesus tinha sentido de humor e se os cristãos podem utilizar o sarcasmo.

    Como é que o sarcasmo é utilizado na Bíblia?

    O sarcasmo é usado de várias maneiras na Bíblia. Primeiro, é utilizado para quebrar a monotonia . em Isaías 44:15-17 a Bíblia descreve como um homem cultiva árvores, usa-as como lenha, faz um deus com o resto da lenha e pede ao Deus que criou que o liberte.

    Desde que Moisés recebeu os dez mandamentos, os profetas e outros líderes religiosos de Israel advertiram continuamente contra a adoração de ídolos. As advertências tornaram-se excessivas até se tornarem monótonas e ineficazes. Por isso, Isaías decidiu usar o sarcasmo. O profeta Isaías demonstra como é ridículo fazer um deus de madeira e adorá-lo . Com sarcasmo, explica como um homem cultiva uma árvore e usa parte dela como lenha e o resto para fazer um deus. O homem pede a Deus que o liberte, mas faz o deus com o resto da lenha. O sarcasmo ajudou-o a mostrar aos israelitas que os ídolos são inúteis e que é uma tolice adorá-los.

    O sarcasmo também era utilizado para ridicularizar a adoração de ídolos e dissuadir as pessoas de a praticarem Jeremias diz: Porque se corta uma árvore do bosque, obra das mãos do artífice, com o machado. Enfeitam-na com prata e ouro; prendem-na com pregos e martelos, para que não caia. Estão de pé, como uma palmeira, e não podem falar; têm de ser carregadas, porque não podem ir sozinhas . Jeremias 10:3-5 Peter Barnes observa que o sarcasmo tem um tom indesejável e, por isso, é eficaz para ridicularizar um mau comportamento ou uma hipocrisia. Neste caso, Jeremias usou-o para ridicularizar a adoração de ídolos.

    Em que parte da Bíblia é que Jesus usou sarcasmo?

    Jesus usou o sarcasmo para desafiar aqueles que queriam apedrejar a mulher apanhada em adultério . em João 8:7 Se Jesus lhes tivesse dito para não apedrejarem a mulher, eles tê-lo-iam acusado de faltar à lei e de a desobedecer. Jesus usou o sarcasmo em vez de lhes dizer que eles também tinham pecado e que não tinham autoridade moral para castigar a mulher. Era mais fácil usar o sarcasmoporque evitava as discussões que teriam surgido se Jesus lhes tivesse dito que eles também eram pecadores.

    Jesus também usou de sarcasmo quando falou com a mulher samaritana junto ao poço, conforme narrado em João 4:17-18 . Quando Jesus lhe disse que trouxesse o marido, a mulher declarou que não tinha marido. Jesus respondeu-lhe dizendo que ela tinha dito a verdade, porque dos cinco maridos que tinha, nenhum era o seu A afirmação de Jesus, "disseste bem, não tenho marido", é sarcástica, porque Jesus segue dizendo que a mulher tinha cinco maridos. Como é que Jesus lhe pode dizer que "ela tinha falado bem"?Era uma forma sarcástica de apontar os seus pecados, que ela pensava serem secretos.

    Além disso, Jesus usa o sarcasmo para chamar a atenção para a falta de conhecimento na aplicação das Escrituras por parte dos fariseus, que eram professores da lei Por exemplo, quando questionaram Jesus sobre o facto de os seus discípulos colherem e comerem cereais durante o sábado, Jesus respondeu-lhes perguntando se tinham lido sobre David, que entrou no templo e comeu pão que lhe era proibido: Mateus 12:3-4 Era sarcástico perguntar a um mestre da lei se tinha lido as Escrituras. Claro que tinham lido, mas não tinham compreendido. Com sarcasmo, Jesus dizia-lhes que eram mestres da lei, mas não sabiam como aplicar as Escrituras na sua vida quotidiana.

    Quando Jesus demonstrou aos judeus que era Cristo, eles quiseram apedrejá-lo. Ele usou o sarcasmo para lhes lembrar que tinha sido bom para eles e que só tinha feito coisas boas. Em vez de explicar as coisas boas que tinha feito, queria que se lembrassem delas, mas também queria que se lembrassem de que estavam prestes a apedrejar uma pessoa boa: João 10:32 Jesus sabia que queriam apedrejá-lo por ter dito que era o filho de Deus, mas lembrou-lhes que tinha feito muitas coisas boas. Não deviam pagar o bem com o mal.

    Quantas vezes é que Jesus utilizou o sarcasmo para marcar uma posição?

    Jesus a falar com os seus discípulos Fonte: Pinterest

    Jesus usou o sarcasmo na maioria das suas interacções com os que se lhe opunham. Há mais de sete vezes em que Jesus usa o sarcasmo O exemplo da mulher apanhada em adultério é significativo porque a lei permitia apedrejar quem cometesse adultério. Dissuadir as pessoas de fazerem o que a lei lhes permitia foi um uso excecional do sarcasmo.

    Outros exemplos de sarcasmo incluem quando Jesus usou a parábola da ovelha perdida para mostrar aos fariseus que eles não eram melhores do que os pecadores: Lucas: 15:7 .

    Disse aos judeus que queria ir depressa para Jerusalém porque não queria morrer fora de Jerusalém Lucas 13:33 Ele queria dizer que sabia que os judeus matavam os seus profetas.

    Jesus tinha sentido de humor?

    Jesus usou de muito humor na sua interação com os discípulos e os fariseus O Padre Alain Bandelier observa que, apesar de vermos Jesus a rir no Novo Testamento, isso não significa que não tivesse sentido de humor. Um exemplo de humor é quando Jesus adverte contra a procura de falhas. Ele disse E por que razão olhas para o argueiro que está no olho do teu irmão e não olhas para a trave que está no teu olho? Mateus 7:3 Não se pode deixar de rir de uma pessoa que tem um tronco no olho mas que está a apontar para um cisco no olho de outra pessoa.

    Outra ilustração humorística é a de um cego que se oferece para guiar outro cego, dizendo E se o cego guiar o cego, ambos cairão numa vala ." Mateus 15:14. É ridículo que uma pessoa cega se ofereça para mostrar a outra pessoa cega e a faça cair numa vala.

    Os cristãos podem usar sarcasmo?

    Os académicos sugerem que os cristãos podem usar o sarcasmo, mas de forma moderada Defendem que, embora o sarcasmo possa ser ofensivo, também pode ser uma fonte de grande aprendizagem quando utilizado com amor e sabedoria. Um bom exemplo é quando Paulo admoesta os Coríntios em 1 Coríntios 4:8-13 .

    O Ministérios da verdade convincente dizem que os cristãos podem usar uma forma suave de sarcasmo para ensinar e corrigir num ambiente cristão. Dizem que a Bíblia utilizou o sarcasmo e conseguiu conduzir e corrigir com sucesso.

    Com base nos exemplos da Bíblia e nos conhecimentos de ministérios cristãos credíveis, é correto concluir que os cristãos podem usar o sarcasmo, mas que este deve ser moderado e usado com amor.

    Referências

    Três vezes em que Jesus usou o sarcasmo para marcar uma posição

    Jesus tinha sentido de humor?

    O uso do sarcasmo, da ironia e da denúncia na Bíblia

    O que é que a Bíblia diz sobre a sátira e o sarcasmo?

    A Bíblia diz alguma coisa sobre o sarcasmo ou a sátira?