Como cristão nascido de novo, gosto de ler atentamente a Bíblia. Tenho estado a ler sobre o carácter de Deus como Pai. Recentemente, reparei que o nome Pai é repetido várias vezes, sendo que a maioria das vezes se refere a Deus. Embora sempre tenha sabido que esta palavra existe na Bíblia, nunca me interessei muito pelo número de menções. Esta repetição fez-me questionar: "Quantas vezes é que o Paimencionado na Bíblia?"

O número de vezes que a palavra Pai é mencionada na Bíblia varia consoante a versão da Bíblia. Por exemplo, na King James Version, a palavra Pai é mencionada 979 vezes, na New American Standard Version, é mencionada 1131 vezes, na New International Version, 1082 vezes, e na New Revised Standard Version, 1008 vezes.

Neste artigo, convido-o a juntar-se a mim enquanto exploramos o tópico da menção do Pai na Bíblia. Também descobriremos respostas a perguntas como o que é um pai de acordo com a Bíblia, a origem de Deus Pai e por que Deus é chamado de Pai. Também aprenderemos versículos bíblicos sobre o Pai, por isso leia até ao fim.

    O que é um pai segundo a Bíblia?

    De acordo com a Bíblia, um pai é alguém que tem compaixão pelos seus filhos. De acordo com Salmo 103:13 , A Bíblia implica que, tal como um pai é compassivo para com os seus filhos, Deus também é compassivo para com as pessoas que o temem. Os cristãos aprendem com este versículo que um pai deve mostrar preocupação pelos seus filhos. Portanto, um pai é alguém que cuida dos seus descendentes e os sustenta, tal como Deus cuida daqueles que acreditam n'Ele.

    Além disso, de acordo com a Bíblia, o Pai (em maiúsculas) é Deus. Muitos versículos da Bíblia referem-se a Deus como o Pai. Por exemplo, em Filipenses 4:20, A Bíblia implica que a glória é para Deus, que é o Pai. Diz-se que Deus é o Pai porque é o criador de tudo o que existe na Terra e no Céu, como é indicado em Génesis Além disso, ele é o Pai porque é o provedor e o protetor dos seus filhos.

    Qual é a origem de Deus Pai?

    Qual é a origem de Deus Pai? Fonte da imagem: Pixabay

    Os credos da Igreja Oriental, que era anterior ao primeiro século, começavam a sua crença num Deus único. Quase sempre expandiam a sua fé dizendo que Deus é o Pai Todo-Poderoso porque é o criador de todas as coisas. No primeiro século, Clemente de Roma mencionava repetidamente o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Até gostava do Pai para a criação, como indicado em 1 Clemente 19.2

    Por isso, desde o século II, a Igreja ocidental tem uma afirmação de Deus Pai, que se refere a Deus como criador do universo, e que inclui também Deus como Pai de Jesus Cristo e dos crentes de Cristo.

    Quando é que Deus foi chamado Pai pela primeira vez na Bíblia?

    A primeira vez que Deus é referido como Pai é em Deuteronómio 32:6. A Bíblia diz que Deus é o Pai e o criador que nos fez e nos formou. Estas são palavras do cântico que Moisés recitou aos israelitas, dizendo-lhes que levassem a peito as palavras que lhes dizia e que ensinassem aos seus filhos o que ele lhes dizia, para que vivessem muito tempo.

    No entanto, esta não é a primeira vez que a paternidade de Deus é vista na Bíblia. A primeira vez que Deus mostra a sua paternidade é em Êxodo 4:22-23 onde se referia a Israel como seu Filho. A Bíblia dá a entender que Deus disse a Moisés para dizer ao faraó que Israel era o seu filho primogénito, pelo que o faraó devia deixar ir o filho de Deus e adorá-lo. A Bíblia também dá a entender que Deus diz que, porque o faraó se recusou a deixar ir o primogénito de Deus, Deus matou o primogénito do faraó. Embora Deus não seja mencionado como Pai, a sua paternidade é vista nestes dois versículos.

    Referências bíblicas sobre o Pai

    Referências bíblicas sobre o Pai. Fonte da imagem: Pixabay

    Jeremias 31:9 explica que Deus é o Pai de Israel e de Efraim, o seu primogénito.

    Isaías 64:8 menciona que Deus é nosso Pai, porque nós somos o barro, e ele é o oleiro, e pelas suas mãos fomos criados.

    Mateus 6:6 explica que, quando rezamos, devemos ir para um quarto privado e falar com o nosso Pai em privado.

    Isaías 63:16 menciona que, mesmo que Abraão se esqueça de nós e Israel não nos reconheça, Deus continua a ser nosso Pai e viveu para sempre.

    Mateus 6:26 Diz que o Pai Celestial alimenta os pássaros, mas estes não possuem nenhum grão. Por isso, os seres humanos devem saber que são mais valiosos para o Pai.

    Jeremias 3:19 implora que chamem a Deus Pai e não fujam d'Ele.

    Filipenses 4:20 diz Glória a Deus Pai.

    Malaquias 1:6 diz que um filho honra o seu pai e que todos os servos temem o seu senhor.

    1 João 2:15 diz que aqueles que amam as coisas do mundo não amam o Pai.

    Malaquias 2:10 menciona que temos um só Pai e um só criador.

    Porque é que Deus é referido como Pai na Bíblia?

    Deus é chamado de Pai porque deu vida a todas as criaturas da Terra No livro de Genes 1, A Bíblia implica que Deus criou tudo o que existe na Terra e no Céu. Ele é o doador da vida de todos os seres humanos; por isso, é o seu Pai.

    Além disso, de acordo com Teólogos Deus é referido como o Pai devido ao seu interesse pela vida humana e por todas as criaturas da Terra Tal como um pai tenta interessar-se pela vida dos seus filhos e certificar-se de que eles estão a seguir o caminho certo na vida, Deus também se interessa pela nossa vida e guia-nos para fazermos o que é correto. Deus deu-nos a Bíblia, onde aprendemos a viver de acordo com a sua vontade. Além disso, deu-nos um meio de comunicar e de nos ligarmos a Ele. Referências