Sempre gostei dos cozinhados da minha mulher e, por vezes, dou uma volta pela cozinha para saber algumas dicas sobre a forma como ela prepara a maior parte das nossas refeições. Perguntei-lhe qual era o segredo das suas refeições deliciosas e um dos ingredientes que ela mencionou foi o vinagre. Como cristão apaixonado pela palavra de Deus, comecei a pensar na forma como o vinagre é utilizado na Bíblia. Uma das perguntas que me veio à cabeça foi: "O que é queO vinagre simboliza na Bíblia?"

Embora a Bíblia não explique diretamente o que o vinagre simboliza, os estudiosos bíblicos sugerem que simboliza a impureza. Isto porque Números 6:3 Alguns cristãos também especulam que o vinagre simboliza a inutilidade, com base na história da esponja com vinagre oferecida a Jesus na Cruz ( Marcos 15:36 Argumentam que o vinagre, neste caso, era considerado algo sem valor e tinha como objetivo humilhar Jesus.

Neste artigo, convido-o a juntar-se a mim e a aprofundar o significado bíblico do vinagre. Continue a ler para descobrir como o vinagre é utilizado na Bíblia e muito mais!

    O que é que a Bíblia diz sobre o vinagre?

    A Bíblia sugere que o vinagre é uma bebida fermentada fina e afiada feita a partir do vinho . Números 6:3 fala sobre as instruções que Deus deu a Moisés relativamente ao voto que os nazireus tinham de fazer. Os nazireus entregavam toda a sua vida ao serviço do Senhor e estavam proibidos de tomar bebidas fermentadas como o vinagre.

    A Bíblia também sugere que uma parte do vinagre foi consumida pelas pessoas, como está registado em Rute 2:14 ) No entanto, especula-se que não era só o vinagre que era bom para consumir. Alguns deles são descritos como intoxicantes e irritantes para os dentes ( Provérbios 25:20 ) Este versículo bíblico descreve o vinagre que não era próprio para beber como vinagre sobre nitre. O Livro Sagrado também especula que o vinagre é ácido Os estudiosos bíblicos supõem que tal se deve provavelmente ao facto de, na antiguidade, ser fabricado misturando vinho e cevada.

    Como é que o vinagre é utilizado na Bíblia?

    Como é que o vinagre é utilizado na Bíblia? Fonte da imagem: Pixabay

    Segundo os estudiosos bíblicos, o vinagre era utilizado como condimento na Bíblia Acreditam que o vinagre era um dos ingredientes adicionados aos alimentos para realçar o seu sabor, por exemplo, Rute 2:14 sugere que Boaz disse a Rute que mergulhasse o pão em vinagre de vinho e o consumisse.

    Os cristãos também especulam que o vinagre na Bíblia representa uma bebida que pode matar a sede. Este argumento baseia-se na história de Jesus na Cruz, a quem foi dado vinagre para saciar a sua sede, como profetizado em Salmo 69: 19-21 .

    Outros teólogos especulam que o vinagre na Bíblia também era utilizado como medicamento Defendem que o vinagre oferecido a Jesus na Cruz foi feito com mirra ( Marcos 15:23 Acredita-se que o vinagre misturado com mirra era uma bebida sedativa que podia aliviar a dor.

    Onde é que o vinagre é mencionado na Bíblia?

    A história bíblica mais popular que menciona o vinagre é a de Jesus na Cruz, explicada em Marcos 15:36 , Mateus 27:48 , e João 19:29-30 Estes versículos bíblicos sugerem que os soldados romanos ofereceram a Jesus vinagre para beber numa esponja, Lucas 23:36-37 também sugere que, antes de os soldados romanos oferecerem vinagre de vinho a Jesus, zombaram dele.

    Salmo 69:21 Os cristãos acreditam que este versículo bíblico foi a profecia de David sobre a crucificação de Jesus, que se cumpriu nos Evangelhos. Números 6:3 também menciona o vinagre como uma bebida forte que os nazireus não podiam consumir.

    Símbolo bíblico do vinagre na Bíblia

    Embora a Bíblia não explique claramente o que é que o vinagre simboliza, os cristãos especulam que simboliza a inutilidade Segundo estes cristãos, a esponja com vinagre que foi dada a Jesus não era digna de ser usada, porque os monges e os padres tinham o prazer de o humilhar na cruz.

    Alguns estudiosos bíblicos também especulam que o vinagre na Bíblia simboliza algo impuro. Também se especula que o vinagre que foi oferecido a Jesus na cruz era feito de sumo de uva ou de vinho. Mateus 26:29 sugere que Jesus tinha feito um voto de não beber do fruto da vinha até estar no céu. Por isso, alguns teólogos defendem que Jesus se recusou a beber o vinagre por ser impuro.

    Porque é que Jesus tomou o vinagre que lhe foi oferecido na cruz?

    Porque é que Jesus tomou o vinagre que lhe foi oferecido na Cruz? Fonte da imagem: Pinterest

    A Bíblia sugere que a Jesus foi oferecido vinagre duas vezes. Mateus 27:34 especula que, da primeira vez que lhe deram vinagre, ele não o quis beber. Da segunda vez, quando estava quase a morrer, Jesus disse: "Tenho sede", como se especula em João 19:28 . Ofereceram-lhe uma esponja de vinagre e ele aceitou-a.

    Os estudiosos bíblicos insinuam que Jesus tomou o vinagre pela segunda vez por causa da sede excessiva. Argumentam que o facto de ter sido crucificado pode ter levado à perda de fluidos corporais através do suor e de feridas abertas. Acredita-se também que Jesus queria dizer as suas últimas palavras, mas a sua garganta e os seus lábios precisavam de humidade e, por isso, aceitou tomar o vinagre. Depois de o tomar, Jesus disse que estava consumado, como está implícito em João 19:30 .

    Os vinagres são importantes na Bíblia?

    Os estudiosos bíblicos sugerem que o vinagre era significativo na Bíblia, uma vez que, durante os tempos antigos, era utilizado para a conservação. Embora nenhum versículo bíblico apoie este facto, os teólogos especulam que foram encontrados vestígios de vinagre em urnas egípcias de 3000 a.C.

    Além disso, afirmam que os babilónios utilizavam o vinagre para a conservação há 5000 anos. Outros também especulam que o vinagre é significativo na Bíblia, uma vez que faz parte da oferta de bebida na crucificação de Jesus Também argumentam que o vinagre misturado com água era uma bebida popular entre os pobres. Referências