Como cristão nascido de novo, nascido e criado numa família de pastores, tenho sempre cuidado ao interpretar a Bíblia. Apercebi-me de que a Bíblia usa metáforas para transmitir mensagens ocultas de Deus às pessoas. Recentemente, reparei na palavra granizo na maioria dos versículos bíblicos que tenho lido. A minha curiosidade levou-me à pergunta: "O que é que o granizo simboliza na Bíblia?"

Um símbolo do granizo na Bíblia é a majestade de Deus. Segundo Salmos 148:8 A Bíblia diz que todos nós devemos louvar o Senhor porque o granizo e o fogo cumpriram a Sua palavra. A partir deste versículo, o granizo mostra a glória de Deus. Mostra que Deus é poderoso e poderoso. Além disso, de acordo com Salmos 18:12-13, a Bíblia diz que, a partir do brilho de Deus, o granizo rompeu através das nuvens, e quando Deus pronunciou a Sua voz, o granizo também se soltou. Portanto, o granizomostra o poder da presença e das palavras de Deus.

Convido-o a juntar-se a mim neste artigo e a aprofundar o tema do Simbolismo Bíblico e o significado do granizo. Aprenderemos também sobre o significado espiritual do granizo, o significado da Avé Maria e os versículos bíblicos que mencionam o granizo. Além disso, ficaremos a conhecer os diferentes significados de sonhar com granizo, por isso leia até ao fim.

    O que é que a Bíblia diz sobre o granizo?

    A Bíblia diz muitas coisas sobre o granizo. Primeiro, diz que após o derramamento do sétimo julgamento por Deus, o granizo cairá sobre os homens na terra. De acordo com Apocalipse 16:17-21 , a Bíblia dá a entender que, depois de o sétimo anjo ter terminado, ouviu-se uma voz alta vinda do Templo a dizer que estava terminado.

    Depois, seguiram-se relâmpagos, trovões e um terramoto que destruiu cidades de diferentes nações. Depois, Deus lembrou-se da Babilónia e fez cair pedras de granizo sobre a terra e destruiu diferentes cidades. As pedras de granizo eram grandes, com cerca de cem libras cada uma; por isso, assim que caíram sobre as pessoas na terra, as pessoas amaldiçoaram Deus porque o granizo foi muito forte.

    De acordo com estes versículos, os cristãos aprendem que Deus enviou pedras de granizo sobre o povo porque estava furioso. Por conseguinte, o granizo é uma forma de castigo que Deus envia ao povo por não estar satisfeito com as suas acções.

    Além disso, a Bíblia diz que Deus ajudou os israelitas a combater os seus inimigos usando pedras de granizo De acordo com Josué 10:11 Quando os amorreus fugiam dos israelitas, a Bíblia dá a entender que Deus lhes atirou pedras de granizo do Céu, e a maioria dos amorreus que morreram foram mortos pelo granizo. Os cristãos aprendem que Deus derrotou os inimigos dos israelitas usando pedras de granizo do Céu. Por isso, Deus tem o poder de derrotar os nossos inimigos quando acreditamos e O servimos como os israelitas O serviram.

    Onde é que o granizo é mencionado na Bíblia?

    Onde é que o granizo é mencionado na Bíblia? Fonte da imagem: Pixabay

    O granizo é mencionado principalmente em Êxodo 9:13-35 ao falar da sétima praga de granizo que Deus enviou ao Egipto porque o Faraó se recusou a deixar partir os israelitas.

    A Bíblia dá a entender que o Faraó era orgulhoso e não acreditava em Deus. Por isso, recusou-se a seguir a ordem de Deus para deixar partir o povo de Israel. Deus disse então a Moisés para se levantar cedo, ir ter com o Faraó e dizer-lhe que Deus quer que ele deixe partir o seu povo para que este tenha a liberdade de O servir. Deus disse também que se o Faraó não fizesse o que Deus queria, enviaria uma praga deA Bíblia especula que aqueles que temiam a Deus se protegeram contra a praga, mas aqueles que não o fizeram deixaram o seu gado e escravos a morrer no campo. No dia seguinte, Deus disse a Moisés para esticar a sua vara em direção ao céu para que caísse granizo sobre o Egipto. O granizo atingiu todo o Egipto, exceto Gósen, onde vivia o povo de Israel. O Faraó entãopediu a Moisés que fizesse parar a saraivada, mas depois de esta ter cessado, voltou a pecar.

    Nesta história, o granizo é mencionado para mostrar a ira de Deus para com aqueles que não seguem os seus mandamentos. O Faraó não acreditava em Deus e recusou-se a fazer o que Deus lhe disse; por isso, Deus castigou-o a ele e a todos os que não lhe deram ouvidos. Ficamos a saber que Deus não fez cair granizo na terra onde os israelitas estavam porque eles sempre ouviram e serviram o Senhor. Por isso, Deus sócastiga os injustos e protege os justos da sua ira.

    Versículos bíblicos sobre granizo

    Apocalipse 16:21 implica que enormes pedras de granizo, que pesavam cerca de cem libras cada, caíram do céu sobre os homens, e o povo blasfemou contra Deus porque a praga do granizo foi extremamente grave.

    Josué 10:11 implica que quando os amorreus fugiam dos israelitas, Deus atirou-lhes pedras de granizo do céu e muitas pessoas morreram. A maioria das pessoas que morreram foram mortas por Deus usando as pedras de granizo.

    Ezequiel 13:11-12 implica que Deus mandou dizer àqueles que mancharam as paredes com cal que haveria chuva e grandes pedras de granizo, e essas paredes cairiam, e as pessoas perguntar-lhes-iam onde está a cal que mancharam.

    Ezequiel 13:13 implica que Deus tenha dito que, na sua ira e na sua cólera, fará cair um vento, um dilúvio de chuva e grandes pedras de granizo, para acabar com tudo.

    Salmo 105:32 implica que Deus lhes deu chuva sob a forma de granizo e que a sua terra se encheu de fogo flamejante.

    Isaías 28:2 implica que Deus tem um agente poderoso, sob a forma de uma tempestade de granizo e de águas caudalosas que causam destruição, e que Ele fez cair sobre a terra com a Sua mão.

    Êxodo 9:18-33 é sobre a praga de granizo que Deus enviou ao Egipto porque o Faraó estava relutante em deixar os israelitas.

    Apocalipse 8:7 implica que, após o primeiro som, granizo e fogo misturado com sangue caíram sobre a terra, e um terço da terra, as árvores e a erva verde foram destruídos.

    Apocalipse 11:19 implica que o Templo de Deus, situado no Céu, foi aberto, fazendo aparecer a Arca da Aliança de Deus, ao que se seguiram grandes terramotos, tempestades de granizo, trovões e relâmpagos.

    Êxodo 9:23 implica que Moisés estendeu a sua vara para o céu, e Deus fez cair granizo sobre o Egipto.

    Mateus 26:49 implica que Judas foi ter com Jesus, saudou-o "Salve, Rabi!" e beijou-o.

    3 significados simbólicos do granizo na Bíblia

    Significados simbólicos do granizo na Bíblia. Fonte da imagem: Pixabay

    Símbolo de julgamento

    De acordo com Apocalipse 8:7 , 11:19 e 16:21 A partir deste versículo, o granizo significa o grande castigo que Deus terá para aqueles que não levaram uma vida justa como ele instruiu na sua palavra.

    Símbolo da ira de Deus

    De acordo com Josué 10:11 A Bíblia dá a entender que Deus usou pedras de granizo para matar os inimigos do seu povo. Deus estava zangado com os amorreus por terem atacado o seu povo; por isso, não os poupou. Jó 38:22-23 , Além disso, noutras ocasiões na Bíblia, os cristãos aprendem que Deus usava pedras de granizo sempre que estava zangado com o povo. Portanto, o granizo mostra que Deus não está contente com o povo e usa-o para matar e destruir aqueles que o irritam e ao seu povo.

    Um símbolo de saudação

    De acordo com Mateus 28:8-9 A Bíblia dá a entender que, depois de ter ressuscitado, Jesus se encontrou com os seus discípulos e saudou-os com alegria: "Salve". Trata-se de uma saudação utilizada na Bíblia para mostrar que a pessoa deseja boa saúde e bem-estar a quem está a saudar. Mateus 26:49 A Bíblia dá a entender que Judas foi ter com Jesus, saudou-o "Salve, Rabi!" e beijou-o. Judas também usou a palavra salve para saudar Jesus antes de o trair. Portanto, a palavra salve é usada na Bíblia para representar saudações.

    Qual é o significado espiritual do granizo?

    Espiritualmente, diz-se que o granizo é um sinal da ira de Deus Na Bíblia, Deus mostrou a sua cólera e ira contra as pessoas que O ofenderam e ao Seu povo através do granizo, fazendo cair pedras de granizo sobre as pessoas e matando-as ao mesmo tempo que destruía as suas propriedades. Por isso, espiritualmente, o granizo pode estar a mostrar-lhe que Deus está zangado. Se está sempre a pensar em granizo ou a sonhar com granizo, isso pode significar que Deus está a tentar mostrar-lhe que não está contenteNão esperes que a ira de Deus caia sobre ti, em vez disso, reza por perdão e acredita em Deus. Ele é um pai que perdoa e certamente te perdoará.

    O que significa "Avé Maria" na Bíblia?

    Na Bíblia, Avé Maria é uma saudação que o anjo de Deus dirigiu à Mãe de Jesus Cristo no dia Evangelho de Lucas. Atualmente, a Avé Maria é uma oração utilizada pelos cristãos centrada em duas ocasiões bíblicas no Evangelho de Lucas A Anunciação foi quando o Anjo Gabriel visitou Maria, a Mãe de Jesus, para lhe dizer que ela daria à luz o Messias. A Visitação foi quando Maria, mãe de Jesus, visitou Isabel, mãe de João Batista.

    Por isso, a Avé Maria é uma oração tradicional que os cristãos têm vindo a dizer a Maria, a Mãe de Jesus, como louvor e petição a ela. No entanto, ao longo dos anos, as diferentes igrejas rezam esta oração de forma diferente, mas em todas elas é dirigida à Mãe de Jesus, Maria. Na Igreja Católica, a Avé Maria é rezada como oração final para pedir a intercessão de Maria, enquanto que na Igreja Latina, a Avé Maria constitui a base de orações como o Rosário.

    O que significam granizo e céu?

    Na Bíblia, a saudação e o céu são vistos no Livro do Apocalipse. Segundo os teólogos, estes dois representam o julgamento e a morada de Deus De acordo com Apocalipse 11:19 A Bíblia dá a entender que o Templo de Deus no Céu foi aberto, fazendo aparecer a Arca da Aliança de Deus, ao que se seguiram grandes terramotos, tempestades de granizo, trovões e relâmpagos. Por isso, o Céu tem sido usado para significar a morada de Deus e da Arca da Aliança. Os cristãos acreditam que a Arca da Aliança contém os Dez Mandamentos, que Deus deu aos israelitas. Por isso, depois de Deus ter removido aDez Mandamentos, foram vistas pedras de granizo, que se diz significar o julgamento de Deus. Apocalipse 8:7 A Bíblia dá a entender que, depois do primeiro som, caiu sobre a terra saraiva e fogo misturado com sangue, e um terço da terra foi destruído, juntamente com as árvores e toda a erva verde. A ira de Deus caiu sobre a Erath e destruiu-a sob a forma de pedras de saraiva.

    Interpretações de sonhos sobre granizo

    Interpretações de sonhos sobre granizo Fonte da imagem: Pixabay

    Sonhar com granizo a cair do céu

    Diz-se que sonhar com granizo a cair do céu significa que se está prestes a passar por situações desagradáveis na vida. É um alerta de que está prestes a sofrer um golpe de azar, seja a nível financeiro, na sua carreira ou mesmo nos seus estudos.

    Sonho de comer granizo

    Acredita-se que sonhar que se come granizo significa que se está confuso em relação à vida ou que algo de mau está prestes a acontecer. Mostra que precisamos de orientação na vida para tomar as decisões correctas. Mostra também que nos depararemos com uma situação má na vida, mas que esta passará rapidamente.

    Sonho de granizo pesado

    Acredita-se que o granizo pesado que cai num sonho representa a natureza sensível de uma pessoa. É um alerta de que precisa de aprender a controlar as suas emoções, pois podem causar problemas. Mostra que chegou a um ponto em que é movido por emoções como a raiva, que o podem levar a tomar más decisões ou mesmo a fazer coisas de que se poderá arrepender mais tarde.

    Sonho de granizo negro

    Acredita-se que sonhar com granizo negro significa que o plano que se está a fazer vai falhar. Mostra-lhe que precisa de um plano de reserva ou que tem de alterar o seu plano em breve.

    Sonho de uma tempestade de granizo

    Acredita-se que sonhar com uma tempestade de granizo é sinal de queda monetária. Mostra que está a fazer uma escolha arriscada que pode causar-lhe uma queda financeira.

    Sonhar com pedras de granizo

    Acredita-se que sonhar com pedras de granizo significa que está a carregar demasiados segredos que o estão a esgotar. Mostra que está a guardar segredo sobre algo que o está a stressar. Precisa de descobrir alguns segredos e deixá-los ir para que possa ter um bom progresso na vida.

    Sonho de granizo e neve

    Acredita-se que sonhar com granizo e neve significa que está prestes a ultrapassar os seus momentos difíceis. Este é um sinal de que a sua força interior está a crescer e que será capaz de ultrapassar os desafios que enfrenta na vida.

    Significado do granizo na literatura e noutras culturas

    Na literatura e noutras culturas, saudar significa cumprimentar alguém com entusiasmo Por isso, na literatura, alguém pode cumprimentá-lo dizendo-lhe "hail", o que mostra que está entusiasmado por o ver. Significa também convocar chamando. As pessoas também usam a palavra hail para significar que estão a convocar alguém ou a chamá-lo para ir ter com ele.

    Além disso, granizo significa as pequenas pelotas de água congelada que caem do céu como chuva. Devido a alterações meteorológicas, em vez de chover água, por vezes caem do céu pequenos e duros cubos de gelo, a que muitas pessoas chamam granizo. O granizo não se verifica na maior parte dos locais do mundo porque ocorre em zonas onde a altitude de congelação do ar é inferior a 11.000 pés.

    Dá azar sonhar com granizo?

    Sim, de acordo com estudos de académicos sonhar com granizo é um golpe de azar na vida Sonhar com granizo significa má sorte, ao contrário de sonhar com chuva, que se diz ser sinal de boa sorte. Na Bíblia, as pedras de granizo são usadas para destruir pessoas; por isso, na vida, sonhar com granizo é um sinal de que a destruição terá lugar na sua vida. Prediz as circunstâncias desfavoráveis que se avizinham na sua vida. Mostra que está prestes a experimentar fardos na vida que podem ser difíceispara superar sozinho.

    O azar pode estar nos negócios, na carreira, nos estudos ou mesmo na família. Por isso, o melhor é rezar a Deus pedindo-Lhe ajuda e perdão, caso o tenha ofendido e o tenha levado a querer desencadear a sua ira sobre a sua vida. Referências