Como cristão nascido de novo, sempre confiei que tudo está sob o controlo de Deus. Mas, mesmo como pastor, às vezes preocupo-me com a vida ou com as situações. Então, se a preocupação faz parte da vida, como devo superá-la? Durante o nosso estudo bíblico semanal, procurei responder a esta pergunta. Sugeri que discutíssemos o assunto, mas antes de entrarmos nele, abrimos a nossa sessão com a seguinte pergunta: "Quantas vezes é que a preocupaçãomencionado na Bíblia?"

A preocupação é mencionada cerca de 15 vezes na Bíblia. Por vezes, é utilizada indistintamente com a ansiedade, que é mencionada cerca de 7 vezes. A preocupação é mencionada em Mateus 6:25 quando Jesus disse aos Seus seguidores para não se preocuparem com a vida, com o que comer, beber ou vestir. Lucas 21:14 Quando Jesus disse aos Seus discípulos que não se preocupassem em defender-se quando fossem apanhados e processados durante o seu ministério.

Neste artigo, convido-o a juntar-se a mim e a aprofundar o que a Bíblia diz sobre a preocupação. Continue a ler para descobrir como a Bíblia define a preocupação, exemplos de preocupação na Bíblia e muito mais.

    Como é que a Bíblia define a preocupação?

    De acordo com a Bíblia, a preocupação é uma distração que impede os crentes de se concentrarem em Deus.

    Em Mateus 6:33 Quando Jesus fala em não se preocupar, diz que os crentes devem procurar o reino de Deus e a Sua justiça. Todas as outras coisas lhes serão acrescentadas, porque Deus providenciará. Isto sugere que a preocupação distrai os crentes, que se concentram nos seus problemas em vez de se concentrarem em Deus. Impede-os de fazer a vontade de Deus.

    O que é que a Bíblia diz sobre a preocupação?

    O que é que a Bíblia diz sobre a preocupação? Fonte da imagem: Pixabay

    A Bíblia diz que os crentes não se devem preocupar com nada. Quando entregarem a Deus as suas preocupações, receberão a paz que guiará as suas mentes e os seus corações. Também encoraja os crentes a não se preocuparem com o amanhã e a viverem no presente. Segundo a Bíblia, a preocupação implica uma falta de fé.

    De acordo com Filipenses 4:6-7 Paulo encoraja os Filipenses a não se preocuparem com nada. Em tudo, pela oração e súplica, com ação de graças, devem fazer os seus pedidos a Deus. Quando o fizerem, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e mentes em Jesus. Isto sugere que os crentes não se devem preocupar com nada. Deus proverá todas as suas necessidades.

    Em Mateus 6:25-34 Assim como Deus alimenta os pássaros no ar, Ele também alimentará o Seu povo. Ele encoraja-os a não se preocuparem com o dia de amanhã, porque ele não acrescentará nem uma hora à sua vida. Mateus 6:11 No dia seguinte, Jesus ensina o Pai Nosso, onde diz "O pão nosso de cada dia nos dai hoje" Isto sugere que os crentes não devem preocupar-se com o dia de amanhã porque Deus os sustentará.

    Em Mateus 6:25-34 Na sua carta, Jesus diz que os crentes não se devem preocupar com nada, porque Deus proverá. Isto implica que a preocupação mostra uma falta de fé em Deus e na Sua capacidade de sustentar.

    Exemplos de preocupação na Bíblia

    1. Em 1 Samuel 9:20 Samuel assegura a Saul que não se preocupe com as jumentas do seu pai, pois elas foram encontradas. Saul andava à procura delas quando se aproximou de Samuel.
    2. De acordo com Mateus 6:28 Se Deus veste a erva do campo, não há-de vestir o seu povo?
    3. Em Mateus 6:31 Jesus assegura aos Seus seguidores que não se devem preocupar com as suas necessidades básicas.
    4. Em Mateus 6:34 Em vez de se preocuparem com o dia de amanhã, Jesus diz aos Seus seguidores que não se preocupem com o dia de amanhã.
    5. De acordo com Mateus 10:19 Quando Jesus enviou os seus discípulos para expulsar espíritos impuros e curar doenças, disse-lhes que não se preocupassem com o que dizer se fossem presos durante o seu ministério. O Espírito de Deus falaria através deles.
    6. Em Marcos 13:11 Quando lhe perguntaram pelos sinais do fim dos tempos, Jesus disse aos discípulos que se mantivessem vigilantes e continuassem a pregar o Evangelho; disse-lhes que não se preocupassem com o que dizer se fossem presos, pois o Espírito Santo falaria através deles.
    7. De acordo com Lucas 12:11 Quando Jesus disse aos seus discípulos que não se preocupassem com a forma de se defenderem ou com o que haviam de dizer perante as sinagogas, os magistrados e as autoridades, o Espírito Santo guiá-los-ia.
    8. Em Lucas 12:22 No dia seguinte, Jesus diz aos Seus discípulos que não se preocupem com a vida, com o que vão comer, beber ou vestir.
    9. Em Lucas 12:25 Quando Jesus diz aos Seus discípulos que não podem acrescentar uma única hora às suas vidas por se preocuparem.
    10. Em Lucas 21:14 Quando Jesus diz aos seus discípulos que não se preocupem com a forma de se defenderem quando forem apanhados e processados, ele dar-lhes-á palavras e sabedoria.

    Quando é que a preocupação aparece pela primeira vez na Bíblia?

    Quando é que a preocupação aparece pela primeira vez na Bíblia? Fonte da imagem: Pixabay

    A preocupação aparece pela primeira vez em 1 Samuel 9:5 Saul disse a um servo que Quis, seu pai, estaria preocupado.

    Saul não queria que o seu pai Quis ficasse preocupado. Quis tinha-o enviado com um criado à procura dos seus burros perdidos. Quando Saul viu que tinham ido muito longe, no distrito de Zufe, disse ao criado que deviam regressar antes que Quis começasse a preocupar-se. Ele deixaria de pensar nos burros e começaria a preocupar-se com eles. Isto implica que a preocupação é uma distração. Quis já não seria capaz depara se concentrar nos seus burros, mas seria consumido por pensamentos sobre o seu filho e o criado.

    Como vencer a preocupação segundo a Bíblia

    De acordo com a Bíblia, devemos superar a preocupação lançando os nossos fardos sobre Deus.

    Em 1 Pedro 5:7 Simão Pedro diz aos crentes para lançarem todas as suas preocupações sobre Deus, porque Ele cuida deles. Isto implica que Deus cuida do Seu povo e quer que eles superem as preocupações entregando-Lhe todos os seus problemas e preocupações. Os crentes podem superar as preocupações concentrando-se menos em si próprios e olhando para Deus. De acordo com Mateus 11:28-30 Quando Jesus diz aos seus crentes para irem ter com Ele com as suas preocupações, Ele dar-lhes-á descanso, o que implica que Jesus pode aliviar as preocupações.