- A Bíblia diz que Jesus é nosso Pai?
- Como é que Jesus não é nosso Pai, apesar de ser também Deus?
- Se Jesus é o Filho de Deus, isso torna-o nosso irmão?
- O que significa o facto de Jesus ser nosso irmão e não Pai?
- REFERÊNCIAS
A Trindade, na doutrina cristã, é a unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo como três pessoas numa só divindade. Todos os cristãos acreditam na Trindade, que os informa sobre a natureza de Deus. No entanto, Jesus Cristo é mencionado na Bíblia como sendo um pai eterno, e o que muitos cristãos querem saber é: "Jesus é nosso pai?"
O versículo bíblico Isaias 9:6 refere-se a Jesus como um pai eterno, mas os teólogos argumentam que o profeta Isaias usou estas palavras simplesmente como uma metáfora da personalidade do Messias. Sam Storms descreve as palavras de Isaias como uma analogia descritiva que aponta para o carácter de Cristo, que nos trata de forma paternal e semelhante a um pai.
A Bíblia diz que Jesus é nosso Pai? Como é que Jesus não é nosso Pai, apesar de também ser Deus? Se Jesus é o Filho de Deus, isso faz dele nosso irmão? O que significa que Jesus é nosso irmão e não Pai? Continue a ler este artigo para obter respostas a estas e outras perguntas.
A Bíblia diz que Jesus é nosso Pai?
Pai Eterno é o nome associado a Jesus na Bíblia que mais confunde os cristãos, porque é aquele que menos compreendem; isto é afirmado em Isaías 9:6 . Como é que Jesus Cristo pode ser o Filho e o Pai ao mesmo tempo?
A Bíblia usa metáforas livremente para descrever uma grande variedade de pessoas e acontecimentos; neste caso, o profeta Isaias usa metáforas para representar o carácter e a personalidade que Jesus Cristo teria enquanto vivesse na terra. A expressão "pai eterno" simboliza a natureza paternal que Jesus teria para com as pessoas do Seu tempo. Isto não significa que Jesus seja o nosso Pai.
A Bíblia também menciona Jesus dizendo que Ele e os deuses são a mesma coisa. De acordo com João 10:30-38 Mas se eu as faço, mesmo que não acrediteis em mim, acreditai nas obras, para que saibais e compreendais que o Pai está em mim e eu estou no Pai. Este versículo simplesmente confirma a Santíssima Trindade no sentido de que Jesus é uma parte de Deus, assim como Deus é uma parte de Jesus, mas cada um é uma pessoa separada.
Como é que Jesus não é nosso Pai, apesar de também ser Deus? Ver abaixoComo é que Jesus não é nosso Pai, apesar de ser também Deus?
Os estudiosos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus, fazendo de Deus o Pai, o que significa que Jesus não é nem Deus nem o Pai. Jesus Cristo é uma parte de Deus, tal como qualquer filho é parte do seu Pai, e cada um é uma pessoa diferente, pois o Pai não pode ser o Filho e o Filho não pode ser o Pai .
Além disso, Jesus também se refere a si próprio como o Filho de Deus, como se afirma no versículo bíblico João 12:49 Porque eu não tenho falado de mim mesmo, mas o Pai que me enviou deu-me mandamento sobre o que devo dizer e o que devo falar Este versículo sugere simplesmente que Jesus é o Filho e não o Pai, nem é Deus. Também sugere que o Pai, que é Deus, tem mais autoridade do que Jesus, o Filho. Ele pode dar tarefas a Jesus, tal como um pai dá tarefas e afazeres ao seu Filho.
As outras religiões desafiam os crentes cristãos nesta questão, mas os cristãos têm sorte, pois estão bem equipados com conhecimentos bíblicos, uma vez que têm pessoas que dedicaram as suas vidas a ler e a elaborar os escritos da Bíblia para que estes sejam mais fáceis e compreensíveis.
Se Jesus é o Filho de Deus, isso faz dele nosso irmão? Ver abaixoSe Jesus é o Filho de Deus, isso torna-o nosso irmão?
Por causa de Jesus Cristo, nosso Senhor e Redentor, a Bíblia sugere que podemos ser chamados filhos de Deus e adoptados ao Reino e à família de Deus, tornando-nos irmãos de Jesus mas apenas na condição de acreditarmos e aceitarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador através da salvação, sendo plenamente baptizados no Espírito Santo e nascendo de novo na família de Deus.
Jesus Cristo foi crucificado e morreu na cruz para expiar os pecados da humanidade e restaurar a relação entre Deus e o homem, para que pudéssemos ganhar novamente a dádiva de sermos chamados filhos de Deus, e só através de Jesus Cristo é que podemos ser chamados filhos de Deus, pois Ele é o único caminho e via para Deus.
A Bíblia sugere que Jesus seria o Filho primogénito de Deus e irmão de muitos outros que acreditassem e O aceitassem, seguindo os Seus ensinamentos e assemelhando-se ao Seu estilo de vida. Para aqueles que O aceitassem na terra, Ele aceitá-los-ia no céu, e para aqueles que O negassem na terra, Ele negar-lhe-ia o acesso ao reino do Pai. Romanos 8:29 Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos.
O que significa o facto de Jesus ser nosso irmão e não Pai?
A Bíblia dá a entender que Jesus é o Filho primogénito de Deus; isto significa que Ele não é apenas nosso irmão, mas também que é o mais velho entre aqueles que serão chamados filhos de Deus A Bíblia diz que a pessoa que aceita Jesus como seu senhor e salvador e crê n'Ele através da salvação, endossando plenamente o espírito santo em si mesmo e nascendo de novo.
Deus em si mesmo é o Pai, e Deus sendo o Filho está relacionado com o facto de Jesus ser o único Filho de Deus. Como Jesus é parte de Deus, também Deus é parte de Jesus. Deus e o Seu Filho Jesus estão ligados e unidos num nível espiritual mais elevado; isto é significativo da mesma forma que um pai é parte do seu Filho e um filho é parte do seu Pai pelo sangue e D.N.A.
Também é correto dizer que, embora o Pai e o Filho partilhem alguns aspectos comuns, isso não significa que sejam a mesma pessoa, pelo contrário, significa que cada um é a sua própria pessoa e que deve ser considerado e tratado como tal, individualmente.
REFERÊNCIAS
Como é que Jesus pode ser o nosso Pai eterno?
SEIS DÁDIVAS DE DEUS (ISAÍAS 9:6)
Jesus é o nosso Pai (Isaías 9:6)?
Don Stewart: "Deus Pai é uma pessoa distinta de Jesus?"
Jesus é nosso irmão?