Os muçulmanos e o cristianismo estão entre as principais religiões do mundo. No entanto, as duas religiões têm diferenças fundamentais, apesar de todas elas acreditarem num poder sobrenatural, Deus. Outra personagem comum ao Islão e ao cristianismo é Jesus, a quem os cristãos se referem como o filho de Deus. No entanto, como é que o Islão vê Jesus? Acredita que ele é o filho de Deus? O Islão acredita em Jesus?

Os muçulmanos não acreditam em Jesus da mesma forma que os cristãos. Para os cristãos, Jesus é o filho de Deus que veio à terra através da Virgem Maria, foi torturado e mais tarde crucificado, e morreu pelos nossos pecados para que pudéssemos ser salvos. Os cristãos acreditam que a única forma de obter a salvação é através da crença em Jesus Cristo. No entanto, no Islão, Jesus foi apenas um profeta. Ele estava entre os cinco maiores profetasOs muçulmanos acreditam que ele nasceu da Virgem Maria, mas não acreditam que ele morreu por nós e nos salvou dos nossos pecados.

Então, quem é Jesus no Islão? Como é que Jesus regressará, de acordo com as crenças islâmicas? Como é que o conceito de Messias é entendido no Islão? Jesus é o Messias, de acordo com os muçulmanos? Em que parte do Alcorão é Jesus chamado Messias? Os muçulmanos acreditam que Jesus é o filho de Deus? O que é que os muçulmanos acreditam sobre a crucificação e a morte de Jesus? Porque é que é importante que os cristãos compreendam o significadoComo é que o Profeta Maomé está relacionado com Jesus? Continue a ler para obter as respostas a estas perguntas.

    Quem é Jesus no Islão?

    De acordo com os muçulmanos, Jesus não é o filho de Deus que morreu pelos nossos pecados, mas está entre os cinco maiores profetas de Deus, que são coletivamente referidos como os possuidores da firmeza ou Ul al-Azm. Os muçulmanos acreditam que Jesus é um ser humano real que passou a sua vida na Judeia romana durante o primeiro século da Era Comum.

    Embora muçulmanos e cristãos vejam Jesus de forma diferente, partilham algumas ideias básicas sobre ele. Em ambas as religiões, Jesus não teve pai e nasceu da Virgem Maria. No entanto, ao contrário dos cristãos, os muçulmanos não acreditam que Jesus seja Deus ou que seja o filho de Deus.

    No Islão, todos os mensageiros ou profetas de Deus vieram transmitir uma mensagem ao povo. Acreditam que Jesus veio transmitir uma mensagem chamada evangelho. No entanto, para os cristãos, Jesus Cristo veio não só para fazer a vontade de Deus na Terra, mas também para curar, fazer milagres e, mais importante, morrer pelos nossos pecados e salvar-nos. No Alcorão, Jesus fez alguns milagres, como fazer um pássaro de barroe respirar para dentro dele, e mais tarde transformá-lo num pássaro verdadeiro.

    Como é que Jesus regressará de acordo com as crenças islâmicas?

    Os muçulmanos antecipam o regresso de Jesus. Fonte: Pixabay

    Tanto os cristãos como os muçulmanos antecipam o regresso de Jesus; no entanto, Jesus regressará de forma diferente nas duas religiões. Os cristãos acreditam que Jesus morreu, ressuscitou e foi levado para o céu e regressará da mesma forma que o fez. No entanto, para o Islão, Jesus será trazido pessoalmente dos céus, uma vez que não pode surgir um novo profeta depois do Profeta Maomé. Embora venha para julgar o mundo, não virá como profeta .

    Como é entendido o conceito de Messias no Islão?

    Os muçulmanos não encaram o conceito de Messias da mesma forma que os cristãos. Enquanto os cristãos acreditam que o Messias é o ungido que veio para salvar o mundo dos seus pecados, os muçulmanos acreditam simplesmente que o Messias foi um profeta que espalhou o evangelho de Alá e curou os doentes Referem-se a Isa (Jesus) como o Messias, devido aos actos que Alá lhe permitiu realizar na Terra.

    Jesus é o Messias, segundo os muçulmanos?

    Surpreendentemente, embora os muçulmanos não acreditem que Jesus seja o filho de Deus que veio salvar a terra, ele é o único mensageiro de Deus no Alcorão que é recompensado com o nome Messias ou al-Masih. Os muçulmanos referem-se a Jesus como o Messias devido à natureza de Jesus, que foi capaz de curar milagrosamente várias doenças. Além disso, a palavra Al-Masih atribuída a Jesus no Alcorão está relacionada com os seus objectivos escatológicos, segundo os quais ele regressará no final dos tempos.

    Em que sítio do Alcorão é que Jesus é chamado o Messias?

    T palavra Messias ou Masih está registada no Alcorão 11 vezes na Bíblia, e sempre que é mencionada, está ligada a 'Isa', ou a quem a Bíblia se refere como Jesus (Q. 3:45). Q. 4:171 diz: " Isa, filho de Maria, era apenas um mensageiro de Alá ." Isto significa simplesmente que o seu nome será Cristo Jesus, filho de Maria.

    Em 2001, o antigo Grande Mufti da Arábia Saudita, Ibn Baz, explicou por que razão o Messias é chamado al-Masih no Alcorão, depois de lhe ter sido perguntado por que razão o filho de Maria é chamado al-Masih. Ibn Baz observou que Jesus é referido como o Messias porque, embora tenha curado os doentes, não lhes tocou. Além disso, Jesus é chamado Al-Masih, viajando pela terra e propagando a religião.

    Os muçulmanos acreditam que Jesus é o filho de Deus?

    Embora os muçulmanos reconheçam que Jesus foi um mestre e um servo e que, mesmo em primeiro lugar, ele existiu e nasceu da Virgem Maria, não acreditam que ele fosse o filho de Deus. De acordo com o Islão, Jesus está entre os cinco maiores profetas de Alá que vieram entregar a mensagem do Evangelho de Alá na Terra.

    O que é que os muçulmanos acreditam acerca da crucificação e morte de Jesus?

    O Islão e a crucificação e morte de Jesus. Fonte: Freepik

    Se as boas novas do cristianismo foram dadas pela crucificação, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o mesmo não se pode dizer dos muçulmanos. Embora reconheçam que Jesus Cristo foi um dos maiores profetas de Alá, os muçulmanos não acreditam que ele tenha sido crucificado na cruz e morrido. Os muçulmanos não acreditam que Jesus tenha sido crucificado, pois acreditam que Alá não permitiria que um dos seus maiores profetas fosse morto da forma como Jesus foi morto.

    Além disso, o Alcorão não ensina sobre a morte de Jesus na cruz. Alcorão 4:156-159 é claro que Jesus foi protegido da morte na cruz e que uma imagem de Jesus foi o que nos foi mostrado. Portanto, de acordo com o Islão, a pessoa que foi crucificada não era Jesus, e muitos especulam que a imagem dele era Simão Cireneu ou Judas.

    Além disso, no que diz respeito à morte de Jesus, o Islão não acredita que ele tenha ressuscitado dos mortos, porque certamente não morreu na cruz. No entanto, os cristãos continuam a acreditar que Jesus morreu na cruz pelos pecados da humanidade. Acreditam que só através da morte de Jesus Cristo é que podemos ser salvos.

    Porque é que é importante que os cristãos compreendam o significado de Jesus no Islão?

    Os cristãos precisam de compreender quem é Jesus na religião muçulmana, pois isso ajudará as duas religiões a encontrarem um terreno comum e, consequentemente, a eliminarem qualquer tensão entre as duas religiões. Por exemplo, no cristianismo e no islamismo, Jesus fez milagres e nasceu da Virgem Maria. Além disso, os muçulmanos também acreditam que Jesus voltará no fim dos tempos para trazer justiça ao universo.

    Qual é a relação entre o Profeta Maomé e Jesus?

    Os muçulmanos acreditam que Jesus foi o precursor de Maomé e que este profetizou a sua vinda. Algumas pessoas acreditam que os dois profetas são parentes (irmãos), segundo as palavras do Profeta Maomé, e que ele é a pessoa mais próxima de Jesus, tanto neste mundo como no outro. Durante o período em que esteve na Terra, Maomé apresentou Jesus à humanidade de uma forma única, isenta de falhas e defeitos, tal como no cristianismo, onde Jesus é referido como aquele que não tinha pecado e era perfeito na Terra e também perante os olhos de Deus.

    Referências

    Quem é Jesus para os muçulmanos?

    Quem é o Messias no Islão?

    Jesus contra o carácter definitivo

    Como é que o Islão entende a morte e a ressurreição de Jesus?

    O que é que os muçulmanos pensam de Jesus?