Como cristão nascido de novo, um dos aspectos mais profundos e significativos da minha fé é a crença no poder curativo de Deus. Desde o início da Bíblia, vemos um Deus que se preocupa profundamente com o seu povo e deseja restaurar a sua integridade e bem-estar. Hoje vou explorar o tema da Cura na Bíblia. Quantas vezes é que a Cura é mencionada na Bíblia?

Ao longo do Antigo e do Novo Testamento, encontramos histórias de cura física, emocional e espiritual, todas elas testemunhando a compaixão, a misericórdia e a graça de Deus. A palavra Cura aparece aproximadamente 150 vezes na Bíblia, dependendo da tradução.

Neste artigo, vou aprofundar os ensinamentos bíblicos de cura e os exemplos de cura na Bíblia. Continue a ler para saber mais.

    O que é a cura segundo a Bíblia?

    A cura refere-se às forças que restauram, mudam, apoiam e nutrem toda a pessoa (corpo, mente e espírito) em todas as dimensões da existência Na Bíblia, a cura é vista como uma forma de Deus demonstrar o seu amor e cuidado pela humanidade.

    Ao longo dos Evangelhos Nestas histórias, Jesus é visto a curar pessoas com várias doenças físicas e mentais, incluindo cegueira, lepra e paralisia. Nestas histórias, Jesus pode curar através do seu toque ou das suas palavras.

    Para além da Cura física, a Bíblia também fala de Cura emocional e espiritual, por exemplo, Salmos 147:3 sugere que Deus pode curar a dor emocional e confortar os que sofrem.

    O que é que a Bíblia diz sobre a cura?

    O que é que a Bíblia diz sobre a cura? Fonte da imagem: Pinterest

    A Bíblia tem muito a dizer sobre a Cura.

    No Antigo Testamento, Deus promete curar-nos se o ouvirmos e seguirmos as suas ordens. (Êxodo 15:26) )

    A cura é um dos benefícios de ter um relacionamento com Deus. ( Salmo 103:2-3 )

    O profeta Isaías fala de um futuro Messias que assumirá as nossas dores e sofrimentos, e nós seremos curados pelas suas feridas ( Isaías 53:4-5 )

    Por outro lado, no No Novo Testamento, Jesus realizou muitos milagres de cura durante o seu ministério, demonstrando que pode curar todo o tipo de doenças. ( Mateus 4:23-24)

    A oração e a unção com óleo em nome do Senhor podem levar à cura ( Tiago 5:14-15 )

    O apóstolo Pedro continuou a curar em nome de Jesus depois da sua morte e ressurreição. Actos 3:6-8 )

    Onde é que o curandeiro aparece pela primeira vez na Bíblia?

    A primeira menção de um curandeiro na Bíblia encontra-se em Êxodo 15:26 , em que Deus promete aos israelitas que, se obedecerem às Suas ordens, Ele será o seu curador Nesta passagem, Deus identifica-se como o curador do seu povo e promete protegê-lo das doenças e aflições que assolavam os egípcios.

    Exemplos de curas na Bíblia

    A cura na Bíblia Fonte da imagem: Pinterest

    Cura da lepra de Naamã

    O profeta Eliseu cura Naamã, um comandante do exército do rei de Aram, dizendo-lhe que se lave sete vezes no rio Jordão . ( 2 Reis 5 )

    Cura do cego

    Jesus cura um cego de nascença, faz uma mistura de saliva e lama e aplica-a nos olhos cegos do homem, mandando-o depois limpar os olhos no tanque de Siloé. João 9:3-7 ).

    Cura do paralítico

    Jesus cura um paralítico que os seus amigos fizeram cair do telhado, dizendo-lhe que se levantasse e fosse para casa. Marcos 2:1-12 )

    Cura do servo do centurião Jesus cura o servo de um centurião romano que tinha muita fé no poder de cura de Jesus e acreditava que bastava Jesus dizer uma palavra para que o servo fosse curado. Mateus 8:5-13 )

    Cura da mulher com fluxo de sangue

    Uma mulher que sangrava há doze anos ficou curada quando tocou no manto de Jesus no meio da multidão. ( Marcos 5:25-30 )

    A cura dos dez leprosos

    Jesus cura dez leprosos que lhe pedem misericórdia, mas só um volta para lhe agradecer e dar glória a Deus. Lucas 17:11-19 )

    A cura do homem da mão ressequida

    Jesus cura um homem com uma mão ressequida ao sábado, o que irrita os fariseus ( Mateus 12:9-14 )

    Cura da sogra de Pedro

    Jesus cura a sogra de Pedro, que estava doente com febre, tocando-lhe na mão, e ela levanta-se imediatamente e começa a servi-los. ( Lucas 4:38 )

    Cura do homem surdo e mudo

    Jesus cura um homem surdo e que mal consegue falar, colocando os dedos nos ouvidos do homem, cuspindo e tocando na língua do homem, e dizendo. ( Marcos 7:31 )

    O homem paralítico foi curado no tanque de Betesda

    Jesus cura um homem que estava inválido há 38 anos, dizendo-lhe para se levantar, pegar no seu tapete e andar. ( João 5:2-9 )

    Tipos de cura na Bíblia

    Cura física refere-se à cura de males físicos, como doenças, ferimentos e deficiências. Exemplos incluem a cura de cegos, coxos, surdos e pessoas com lepra.

    Cura emocional refere-se à cura de feridas psicológicas ou emocionais, como as causadas por traumas, ansiedade, doença depressiva ou luto. Exemplos incluem a cura de uma mulher que teve uma hemorragia durante 12 anos. ( Marcos 5:25-30 )

    Cura espiritual refere-se à cura de pecados espirituais, como a culpa, a vergonha ou um sentimento de separação de Deus. Os exemplos incluem o perdão dos pecados em João 8:4-11 e o exorcismo dos demónios ( Mateus 8:28-34 )

    Qual é um exemplo bíblico de Cura?

    Um exemplo de cura bíblica é a cura do cego em João 9:1-7 . Nesta história, Jesus e os seus discípulos encontraram um homem cego de nascença. Os discípulos perguntaram a Jesus se a cegueira do homem era resultado do pecado, mas Jesus respondeu que não era por causa do pecado, mas para que nele se manifestassem as obras de Deus .

    Jesus mandou então que o homem se lavasse no tanque de Siloé, depois de ter feito lama com a sua saliva e de a ter aplicado nos olhos. O homem obedeceu e, quando lavou os olhos, conseguiu ver pela primeira vez.

    Esta cura é significativa porque demonstra o poder de Jesus para curar e aponta a sua identidade como Filho de Deus. A cura do homem é também contrastada com a cegueira espiritual dos fariseus, que se recusam a acreditar que Jesus é o Messias e expulsam o homem da sinagoga.