Ao ler a Bíblia, especialmente o Novo Testamento, muitos cristãos encontraram várias personagens chamadas Maria. O nome Maria apareceu em diferentes contextos, provando assim que várias mulheres foram consideradas como Maria na Bíblia. Alguns cristãos conseguem distingui-las umas das outras, enquanto outros acham difícil diferenciá-las. Alguns nem sequer sabem o número de MariasEles têm-se perguntado curiosamente: "Quantas Marias há na Bíblia?"

Existem seis Marias na Bíblia, todas elas aparecem no Novo Testamento. A mais comum é Maria, a mãe de Jesus, seguida de perto por Maria Madalena. Quatro outras Marias também são mencionadas na Bíblia, e cada uma tem um papel único que desempenhou na Bíblia. Alguns estudiosos incluíram Miriam, a irmã de Moisés, como uma Maria na Bíblia, uma vez que o nome se traduz para Miriam em hebraico. No entanto,na Bíblia cristã, apenas 6 Marias foram registadas, tendo Miriam mantido o seu nome original.

Quantas Marias havia na Bíblia? Quem eram elas e que papel desempenharam na Bíblia? Onde são mencionadas na Bíblia? Estas são algumas das perguntas a que muitos cristãos têm tido sede de responder. Leia este artigo até ao fim para descobrir quem eram as 6 Marias na Bíblia e o papel fundamental que desempenharam e que justificou a sua menção na Bíblia.

    Marias na Bíblia

    Seis Marias foram mencionadas na Bíblia: Maria, a mãe de Jesus; Maria Madalena, Maria de Betânia; Maria, a mãe de Tiago; Maria, a mãe de João Marcos; e Maria, membro da primeira igreja. Os papéis que desempenharam são analisados em seguida.

    Maria, a Mãe de Jesus

    Maria, a mãe de Jesus, também referida como a Virgem Maria, é a Maria mais famosa da Bíblia e é conhecida pela maioria dos cristãos pelo seu papel em trazer o Messias ao mundo. Antes de conceber Jesus Cristo, Maria era uma virgem de Nazaré que estava prometida em casamento a um jovem chamado José, que vinha da ascendência do rei David. Ela é mencionada pela primeira vez no evangelho de Lucas 1:27 quando o Anjo Gabriel é enviado para lhe dar a boa notícia de que seria ela a trazer o Messias ao mundo. O Anjo Gabriel chama-lhe a favorita durante esta visão de Deus. Maria aceita humildemente a mensagem de Deus e canta-Lhe louvores, como está registado no Lucas 1:46-49.

    Maria não era um ser humano extraordinário para ser escolhido por Deus; ela era apenas mais justa e tinha a graça de Deus. Maria levou a gravidez de Jesus Cristo, que José aceitou de bom grado após uma visão, até ao fim, até o Messias nascer. Ela também desempenhou um papel significativo em garantir que Jesus fosse bem cuidado no Egipto quando foram forçados ao exílio pelos actos brutais do rei Herodes, matandofilhos rapazes.

    Maria e José também levaram Jesus para ser dedicado no templo quando tinha oito dias de vida. Simeão profetizou como Maria se sentiria durante a crucificação de Jesus. Maria estava presente quando Jesus, que tinha apenas 12 anos na altura, se perdeu em Jerusalém durante a festa da Páscoa e ficou perturbado com o que aconteceu. Jesus acabou por se defender quando devia estar na casa do paicasa.

    Jesus não foi o único filho que Maria teve, como refere o Mateus 13:55-56 Jesus tinha mais quatro meios-irmãos e irmãs. Os irmãos são mencionados como Tiago, Judas, Simão e José, enquanto as irmãs não são mencionadas. Maria era considerada uma mulher abençoada na cultura judaica por ter tido vários filhos.

    Maria era também prima de Isabel, a mãe de João Batista, que desempenhou um papel crucial na preparação do caminho para a vinda de Jesus Cristo. Conheceram-se quando ambas estavam grávidas dos dois grandes homens, e Jesus e João Batista deram um pontapé no ventre durante este período crucial. Lucas 1:42-44 Isabel elogia Maria por ter sido favorecida para dar à luz o Messias.

    Em Marcos 3:20-21 Maria fazia parte da família de Jesus, que ficou preocupada com as multidões que ele estava a reunir, antes de Jesus lhes dizer que a sua família era constituída apenas por aqueles que faziam a vontade do pai. Uma vez que Maria acreditava que Jesus era o Messias, esteve presente na cruz durante a crucificação de Jesus Cristo. Este facto está registado em João 19:25 Simultaneamente, ela assegurava que a profecia de Simeão se cumpria, pois sentia como se uma espada lhe tivesse trespassado a alma.

    Na cruz, Jesus confiou a João, o seu discípulo predileto, a responsabilidade de cuidar da sua mãe, Maria. João aceitou-a e desempenhou o seu papel de filho, assegurando o bem-estar de Maria na ausência de Jesus. Este facto está registado em João 19:26-27 .

    Em Actos 1:14 Maria é mencionada pela última vez na Bíblia no dia de Pentecostes, onde também esteve presente para receber o Espírito Santo. Não se encontram mais informações sobre ela na Bíblia. Não está registado se morreu de morte natural ou se foi levada para o céu, como defendem alguns cristãos.

    Muitos cristãos consideram Maria como a mulher mais abençoada que alguma vez existiu na Terra, pelo facto de ter engravidado de Jesus Cristo, que acabou por salvar o mundo.

    Quem é Maria Madalena? ver abaixo

    Maria Madalena

    Maria Madalena é introduzida na Bíblia em Lucas 8:1 como uma mulher com sete demónios que Jesus Cristo expulsou, acabando por se tornar uma das mulheres seguidoras de Jesus Cristo. Este facto é citado em Lucas 8:1-2 Alguns biblistas referem-se a ela como uma das discípulas mais firmes de Jesus.

    Alguns cristãos confundiram Maria Madalena com a mulher pecadora que enxugou os pés de Jesus com as suas lágrimas em Lucas 7:36-50 Como seguidora de Jesus, Maria foi fortemente mencionada como uma das mulheres que testemunharam o último momento de Jesus. Quando Pôncio Pilatos estava a realizar o julgamento simulado de Jesus, ela estava presente e testemunhou a sentença de morte pronunciada ao seu mestre.

    Maria Madalena estava presente na multidão onde Jesus Cristo estava a ser chicoteado e humilhado a caminho da crucificação. Esteve também presente na cruz com outras mulheres, oferecendo conforto a Jesus Cristo, que estava em profunda agonia nessa altura.

    O momento mais notável de Maria Madalena foi o de ter sido a primeira pessoa a testemunhar a ressurreição de Jesus no domingo de manhã. Enquanto estava sentada à porta do túmulo a chorar, Jesus apareceu-lhe e pediu-lhe que fosse dar a boa nova da sua ressurreição aos outros seguidores, como está registado em João 20:11-20 .

    Alguns biblistas também associaram Maria Madalena às mulheres presentes com os discípulos no Pentecostes, mas ela não é mencionada diretamente nas Escrituras.

    Maria de Betânia

    Maria de Betânia era uma das mulheres mais próximas de Jesus, irmã de Marta e Lázaro, amiga de Jesus. Maria é mencionada pela primeira vez em Lucas 10:38-42 Em casa de Marta, onde Jesus e os seus discípulos estavam hospedados. Enquanto Marta se ocupava a preparar as refeições para o grupo, Maria estava sentada aos pés de Jesus, ouvindo a sua palavra, e foi repreendida por Marta. Jesus defendeu-a por ter escolhido estar perto do Senhor Jesus, o que era muito melhor do que preparar-lhe uma refeição.

    Maria de Betânia é ainda mencionada em João 11 Quando Jesus chega a Betânia, Maria vai rapidamente para os seus braços em busca de conforto, e choram juntos antes de Jesus finalmente ressuscitar o seu irmão.

    Maria de Betânia é finalmente mencionada no banquete realizado em casa de Marta, antes de Jesus ser crucificado. O Lázaro ressuscitado também estava presente, juntamente com os discípulos de Jesus. Enquanto Marta serve a refeição, Maria senta-se aos pés de Jesus Cristo e unge-o com um perfume caro, enxugando-o com os cabelos. Desta vez, enfrenta uma repreensão de Judas Iscariotes pelo desperdício daqueleMesmo assim, Jesus defende-a pelo seu serviço e por ter guardado o perfume para o seu enterro, como se pode ver em João 12:1-8 .

    Maria, mãe de Tiago

    A Bíblia regista-a como mãe de José e de Tiago, o menor, e também como mulher de Clopas. É mencionada pela primeira vez em Mateus 27:56 , Marcos 15:40 e João 19:26 como uma das mulheres presentes na crucificação de Jesus Cristo. Marcos 15:47 Em "A história de Jesus Cristo", ela é mencionada como uma das pessoas que viu o local do enterro de Jesus Cristo. Mateus 28:1 e Marcos 16:1 No dia seguinte, a mulher é mencionada entre as mulheres que foram ao túmulo com especiarias para embalsamar o corpo de Jesus e que encontraram o túmulo aberto.

    Quem é Maria, a mãe de João Marcos? Ver abaixo

    Maria, a mãe de João Marcos

    Maria, a mãe de João Marcos, é mencionada no livro de Actos dos Apóstolos 12:12 como uma mulher crente que permitia que outros crentes tivessem comunhão em sua casa. Durante uma das suas reuniões de oração, Pedro foi milagrosamente libertado da prisão. O evangelho de Marcos foi escrito pelo seu filho João Marcos.

    Mary, membro da igreja

    É a sexta e última Maria a ser mencionada na Bíblia em Romanos 16:16 É honrada pelo apóstolo Paulo, que a elogia por ser um membro muito trabalhador em prol da igreja.

    Referências

    As Marias na Bíblia

    Maria, mãe de Jesus

    Maria Madalena

    Maria de Betânia

    João Marcos e a sua mãe, Maria