A maioria dos cristãos está familiarizada com uma frase popular, "o que é que Jesus faria". As escrituras afirmam claramente que, se quisermos herdar o reino de Deus, temos de passar por Jesus Cristo. Outra coisa fundamental sobre a qual a Bíblia também é clara é que, como cristãos, temos de andar como Jesus andou. Então, o que é que Jesus faria?

A frase "o que é que Jesus faria?" é popular e foi sobretudo utilizada para orientar os cristãos. No entanto, não podemos saber o que Jesus faria se não tivermos conhecimento do que ele fez. O Novo Testamento descreve Jesus como uma pessoa compassiva, clemente, cheia de humildade e que dizia a verdade e até se intitulava a si próprio a verdade. Jesus cumpriu a vontade de Deus na terra, que é o que ele faria.

Então, de onde veio a frase "o que faria Jesus"? Qual é o significado de "o que faria Jesus"? O que faria Jesus no mundo moderno? Como é que a frase "o que faria Jesus" é utilizada hoje em dia? A frase "o que faria Jesus" é eficaz para estabelecer padrões morais? Como é que os cristãos modernos podem aplicar a frase para imitar Cristo? Quais são alguns dos versículos da Bíblia que falam sobre o que Jesus faria?Continue a ler para obter as respostas a estas e outras perguntas.

    De onde veio a frase "o que é que Jesus faria"?

    A frase "o que faria Jesus" foi popularizada pelo Rev. Charles Sheldon nos anos 90 para ajudar a orientar as decisões que os cristãos tomam na vida. Esta frase tem as iniciais "WWJD" e era tão comum na altura que se encontrava em t-shirts, pulseiras e colares. Acredita-se que a frase teve origem num livro best-seller escrito pelo reverendo Charles Sheldon, "In His Steps".

    Qual é o significado de "o que faria Jesus"? Ver abaixo

    O que significa "o que é que Jesus faria"?

    A frase "o que faria Jesus" significa simplesmente imitar Jesus Cristo. É uma frase destinada a orientar os cristãos na tomada de decisões na sua vida. Somos chamados a imitar Jesus Cristo e a andar como ele andou. 1 Pedro 1:21 diz: " Porque para isso fostes chamados, pois também Cristo sofreu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas."

    O significado desta frase pode ser encontrado ao longo da história da Igreja, uma vez que somos chamados a seguir Jesus e a viver de acordo com os seus ensinamentos. Isto deve-se principalmente ao facto de Jesus ter sido o único ser humano perfeito que alguma vez existiu na Terra e de ter praticado aquilo que pregava; em nenhum momento os seus ensinamentos corresponderam às suas acções. O apóstolo Paulo, no livro de 1.º Coríntios 11:1, disse aos cristãos que deviam imitar o que eleimita Cristo.

    O livro de João 13:15 também enfatiza a importância de fazer o que Cristo fez". Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também". Portanto, a frase "o que faria Jesus" está de acordo com as Escrituras, pois Cristo queria que andássemos como ele andou.

    O que é que Jesus faria no mundo atual?

    Como já foi referido, para sabermos o que Jesus faria, temos de estar conscientes do que ele fez. Mateus 14:14 diz que Jesus mostra compaixão pelos outros. "Ao desembarcar, viu uma grande multidão e, tendo compaixão dela, curou os seus doentes."

    O livro de Efésios 4:32 diz-nos para sermos tão indulgentes como Jesus Cristo". Sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como Deus em Cristo vos perdoou." Por isso, se for apanhado numa situação em que tem dificuldade em perdoar aos outros, lembre-se de que Cristo os teria perdoado.

    No entanto, os teólogos do Got Question Ministries observam que nunca saberíamos o que Jesus teria feito se existisse hoje. Por isso, para sabermos o que Cristo teria feito, temos de pedir a Deus em oração. A Escritura diz-nos no livro de Tiago 1:5 Se algum de nós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, e ele a concederá. A sabedoria do Senhor ajudar-nos-á a determinar o que Jesus teria feito.

    Como é que a frase "o que é que Jesus faria" é utilizada atualmente?

    A frase "o que é que Jesus faria" já não é tão popular como antigamente, mas alguns cristãos e religiosos continuam a utilizá-la. E embora a frase tenha como objetivo guiar-nos a tomar decisões que estejam de acordo com a vontade de Deus, as pessoas usam-na para satisfazer os seus desejos.

    É uma imagem do que Jesus faria para justificar as suas acções e encobrir o que fizeram, o que é totalmente errado, pois esta frase foi inventada para nos guiar unicamente a fazer a vontade de Deus e não para a utilizar como cobertura para escaparmos às nossas acções e à nossa própria vontade.

    A frase "o que faria Jesus" é eficaz para estabelecer padrões morais?

    A frase "o que faria Jesus" só é eficaz para estabelecer padrões morais quando utilizada corretamente e não para satisfazer os desejos do nosso coração. Quando usado para imitar a forma como Jesus andava, seria um excelente exemplo para estabelecer padrões morais, uma vez que Jesus Cristo foi o único ser humano perfeito que alguma vez existiu na Terra. Hebreus 2:10 , "Porque convinha àquele, para quem são todas as coisas e por quem são todas as coisas, que, trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelas aflições o Capitão da sua salvação."

    Como é que os cristãos modernos podem aplicar a frase "imitar Cristo"? Ver abaixo

    Como é que os cristãos modernos podem aplicar a frase "imitar Cristo"?

    A frase "o que Jesus faria" é um ótimo lembrete para procurar sempre Deus antes de tomar decisões. Como já foi referido, o livro de Tiago 1:5 Portanto, para saber o que Jesus faria e aplicar esta frase para imitar a forma como Jesus Cristo andou, teremos de ler na Bíblia o que ele fez e procurar a sabedoria de Deus para saber o que ele faria agora.

    Versículos bíblicos sobre "o que faria Jesus".

    1 Coríntios 11:1 , " Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo".

    Paulo diz aos cristãos para imitarem as suas acções, pois ele imita as acções de Cristo. Por isso, como cristãos, devemos andar como Cristo, pois Paulo indica mais adiante que as nossas acções são cartas para serem lidas pelos outros.

    1 Pedro 2:21 diz: " Porque para isso fostes chamados, pois também Cristo sofreu por vós, deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas."

    Pedro recorda-nos a nossa principal vocação em Cristo: seguir os seus passos. Cristo pregou e levou mais pessoas a Deus, a nossa vocação de cristãos.

    1 João 2:6 lê-se: " Quem diz que permanece nele, deve andar como ele andou".

    João diz-nos que quem afirma que está em Deus tem de andar como Cristo andou. Por isso, como cristãos, é essencial sermos imitadores de Cristo, pois é para isso que somos chamados.

    Referências

    O que é que Jesus faria?

    "O que faria Jesus"? Origem e significado da frase WWJD

    Será que "o que faria Jesus?" (WWJD) é algo que devemos procurar viver?

    //biblestudymedia.com/blogs/daily-lectionary-devotional/what-would-jesus-do