O vestuário de Jesus sempre despertou o interesse de cristãos e não-cristãos. O seu código de vestuário foi representado em muitas obras de arte e desenhos, que não estariam completos sem as suas icónicas sandálias. Então, como se chamam as sandálias de Jesus?

As sandálias de Jesus são vulgarmente designadas por jandals, que é uma junção de "Jesus" e "sandália". São sandálias de couro simples, duráveis e confortáveis, feitas em casa ou à medida por fabricantes de sandálias.

Que tipo de sandálias usava Jesus? Onde estão as suas sandálias originais? Qual era o tamanho do calçado de Jesus? E quem fez estas sandálias? Este artigo irá explorar as respostas a estas perguntas e outras mais. Também iremos analisar as sandálias no mundo atual, ou seja, o estigma que as rodeia e as réplicas modernas que se podem comprar.

    Que tipo de sandálias é que Jesus usava?

    A Bíblia não entra em pormenores descritivos sobre as sandálias que Jesus usava, embora João Batista tenha dito em Marcos 1:7 que tinham atacadores ou correias, "E esta foi a sua mensagem: "Depois de mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cujas correias das sandálias não sou digno de me baixar e desatar". Apenas a arte histórica, como pinturas e estátuas, pode dar uma ideia do tipo específico de sapato que Jesus usava. Os arqueólogos e os historiadores deduziram que as sandálias tinham uma sola plana de couro ou de madeira. As correias ou tangas também eram feitas de couro e passavam entre o dedo grande do pé e o dedo comprido, contornavam o calcanhar e passavam por cima da parte superior do pé. Eram concebidas de forma fantástica para caminhar longas distâncias e através de um clima quente e rigoroso, o que era comum nessa altura, uma vez que os meios de transporte não estavam bem desenvolvidos.

    O que aconteceu às sandálias originais de Jesus?

    As sandálias originais de Jesus são uma das relíquias mais preciosas da Igreja e foram doadas à Abadia de Prüm, na Alemanha, pelo rei Pepino III (Pepino, o Breve), que as recebeu do Papa Zacarias (741-752) e do Papa Estêvão II (752-757). Atualmente, estão expostas na Abadia de Prüm, na diocese de Trier, na Alemanha.

    Que tamanho de sandálias usava Jesus? ver abaixo

    Qual era o tamanho das sandálias que Jesus usava?

    No tempo de Jesus, não existiam tamanhos e medidas de calçado, mas sim sandálias feitas à medida ou feitas em casa. É muito provável que as sandálias de Jesus tenham sido feitas à medida dos Seus pés. Dito isto, os arqueólogos estimam que a altura média de um homem judeu que vivia em Israel nessa altura era de 154 cm. Isaías 53:2 Os teólogos concluíram, portanto, que Jesus tinha aproximadamente entre 5′ (152cm) e 5'5″ (165cm). O tamanho médio dos sapatos dos homens nessa faixa de altura é tipicamente entre 7 e 9. É seguro assumir que o tamanho das sandálias de Jesus seria entre 7 e 9 nos tempos modernos.

    Quem fez as sandálias de Jesus?

    Mais uma vez, a Bíblia não é clara sobre quem fez as sandálias que Jesus usou, mas os teólogos têm um palpite plausível. A partir das Escrituras bíblicas, muitos acreditam que Maria e José, os pais de Jesus, eram muito pobres. Por exemplo, 2 Coríntios 8:9 estados, "Porque conheceis a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos." Outro indício da sua pobreza foi o facto de terem oferecido dois pombos para sacrifício quando Jesus estava a ser dedicado ( Lucas 2:22-24 ), que eram tipicamente as ofertas das pessoas pobres, de acordo com Levítico 12:8 "Mas se ela não puder comprar um cordeiro, trará duas pombas ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a oferta pelo pecado." Com esta informação, presume-se que Maria, a mãe de Jesus, fez as Suas sandálias, pois eram demasiado pobres para empregar a habilidade dos fabricantes de sandálias. Muitas pessoas no século I d.C. mandavam fazer as suas sandálias por medida ou faziam-nas em casa.

    Qual é o estigma em torno dos homens que usam as sandálias de Jesus? Veja abaixo

    Qual é o estigma em torno dos homens que usam as sandálias de Jesus?

    Nos tempos modernos, os sapatos de Jesus seriam classificados como chinelos de dedo ou uma espécie de sandália hippie, feita completamente de couro. Curiosamente, existe uma regra de moda entre os homens que diz que nunca devem usar este tipo de sapatos! Existe um forte estigma em torno dos homens que usam sapatos abertos na sociedade atual. Na verdade, a principal razão que causa o estigma em torno das "sandálias de Jesus" é o facto de serem vistas como femininas. Os homens que usam este tipo de sandálias são vistos como pouco masculinos ou homossexuais, pelo que muitos homens se afastam delas. Além disso, acredita-se que os pés e os dedos dos homens não são uma visão muito agradável, pelo que é melhor mantê-los afastados. As sandálias também não são consideradas fixes ou na moda. Em vez disso, são vistas como calçado para a comunidade idosa.

    Onde posso obter as sandálias de Jesus hoje?

    Apesar da má conotação que as sandálias de Jesus possam ter, talvez queira comprar um par. Embora não consiga obter as sandálias originais de Jesus, existem alguns imitadores fantásticos no mercado. Muitas lojas aproveitaram o design do calçado e existe uma vasta seleção online. Aqui está uma lista com curadoria de bons imitadores escolhidos com base na durabilidade, no preço e na proximidadeEsperamos que receba algo que lhe agrade!

      Referências