Como cristão, criado numa família de pastores, a Bíblia sempre foi uma parte importante da minha vida. Todos os valores e virtudes que aprendi baseavam-se exclusivamente na Bíblia, e eu conhecia a Bíblia como o único livro sagrado. No entanto, recentemente, durante o nosso estudo bíblico semanal, discutimos as versões dos textos sagrados de outras religiões. As que mais me interessavam eram o Talmude e a Torá, por issoDecidimos então pesquisar mais sobre eles. Vejamos então o que são Talmud e Torá e quais as suas diferenças.

O Talmude e a Torá são a literatura sagrada judaica. A Torá é uma coleção de cinco livros que se crê terem sido dados por Deus a Moisés quando este foi ao Monte Sinai. Contém seiscentos e treze mitzvot (mandamentos) destinados a serem cumpridos pelos seguidores. Estes mandamentos são semelhantes aos do Antigo Testamento em Êxodo 20:1. O Talmude surgiu muito mais tarde e contém interpretações e discussões sobre a Tora feitas por muitos rabinos. Existem dois tipos de Talmude: o Talmude de Jerusalém e o Talmude da Babilónia.

Neste artigo, convido-o a acompanhar-me numa análise profunda das principais diferenças entre o Talmude e a Torá, bem como das suas semelhanças, e a ajudá-lo a perceber qual é a mais importante e porquê. Continue a ler para saber mais.

    Talmud Vs. Torá: Diferenças na definição

    Talmud Vs. Torá. Fonte da imagem: Pixabay

    A Torá é uma compilação de cinco livros que se acredita terem sido transmitidos a Moisés, Estes livros formam um documento sagrado que é fundamental para o judaísmo. A Torá era tradicionalmente escrita à mão num pergaminho por um escriba ou sofer, e este documento era conhecido como o Sefer Torá. A forma moderna de edição veio mais tarde numa forma de livro encadernado e era referida como Chumash.

    Por outro lado, o Talmud é definido como uma compilação de discussões e palestras entre os rabinos O Talmud era inicialmente um comentário oral transmitido através de gerações que descrevia a Torá escrita, mas mais tarde foi escrito ao longo de quatrocentos anos. São tipicamente escritos em versos curtos e preservam vários ensinamentos e pontos de vista sobre a Torá. O Talmud tem dois componentes principais: a Mishnah, que se refere ao texto principal do Talmud e a primeira grande combinação escrita da Torá oralTorah; e o Gamara, que compreende uma coleção de comentários rabínicos e análises da Mishnah e é normalmente apresentado em sessenta e três livros.

    Diferenças entre Talmude e Torá

    Parâmetro de comparação

    Talmude

    Torá

    Componentes.

    Uma compilação de debates, palestras e discussões rabínicas que foram compilados e editados entre os séculos III e VI.

    Consiste em dos cinco livros de Moisés, ou os primeiros cinco livros da Bíblia hebraica , que Deus deu a Moisés por volta de 1313 a.C.

    Significado.

    Talmud significa aprendizagem ou instruções.

    O significado da Torah é guiar ou ensinar.

    Outros nomes.

    O Talmude é também conhecido como o Talmude Babilónico .

    O outro nome da Torah é Pentateuco.

    Versão original.

    Torá oral .

    Torá escrita.

    Autor

    Escrito por sábios dos académicos.

    Escrito por Moisés ditada por Deus.

    Assunto

    O O Talmud comenta as leis e os ensinamentos da Torá.

    A Torá descreve a história do povo judeu, a criação do mundo e as leis que o povo judeu tem de seguir.

    Semelhanças entre o Talmude e a Torá

    Semelhanças entre o Talmud e a Torá. Fonte da imagem: Pixabay

    O Talmude e a Torá são ambas as literaturas altamente religiosas que contém obras religiosas valiosas para a comunidade judaica.

    Têm utilizações semelhantes a ambos são utilizados para ensinar a lei judaica em escolas judaicas religiosas bem como pelos judeus ortodoxos que rezam três vezes por dia.

    Para além disso, ambas as escrituras foram originalmente escritas na língua hebraica A língua principal dos utilizadores é o hebraico, que é a língua principal dos judeus.

    A Torá é o Antigo Testamento?

    A Torá compreende os primeiros cinco livros do Antigo Testamento, mas não é referida como o Antigo Testamento, uma vez que é utilizada principalmente pelos judeus, que não têm o Novo Testamento. Por isso, a Torah não é o Antigo Testamento.

    O Antigo Testamento e a Torá têm outras características que os tornam diferentes um do outro; em primeiro lugar, a Torá compreende apenas os primeiros cinco livros da Bíblia hebraica, enquanto o Antigo Testamento é a primeira divisão da Bíblia, composta por trinta e nove livros; além disso, acredita-se que a Torá foi escrita por Moisés, enquanto o Antigo Testamento foi escrito por vários autores.

    Porque é que a Torah é mais importante do que o Talmud?

    A Torá é mais importante do que o Talmud porque o Talmud é constituído por ensinamentos que descrevem a Torá escrita Isto implica que o Talmud depende da Torá e não existiria se a Torá não existisse. Para além disso, a Torá é a fonte primária das tradições, ensinamentos e leis judaicas. Referências