- Qual era o significado da Arca de Noé?
- Que lições podem os cristãos aprender com a Arca de Noé?
- És capaz, mesmo quando não tens qualificações
- Fazer o trabalho, independentemente do que dizem os críticos.
- Manter um bom nível de fitness mesmo em idade avançada
- Não faz mal "flutuar" durante algum tempo
- A tempestade vai sempre abrandar.
- Que aliança é que Deus fez com Noé depois do dilúvio?
- O que é que os cristãos podem aprender com a aliança de Deus com Noé?
- A Arca de Noé foi concebida para proteção. Quer isto dizer que Deus protege o Seu povo quando necessário?
- Referências
A história da Arca de Noé é uma das histórias mais famosas e recontadas da Bíblia. Os cristãos acreditam que marcou um ponto significativo na história. Acreditam que facilitou a primeira aliança que Deus fez com o homem. A história se estende por mais de um século, com a Arca levando até 120 anos para ser construída. Então, qual é a mensagem da Arca de Noé?
Embora a história da Arca de Noé contenha muitas lições e ensinamentos, a mensagem que mais se destaca é a necessidade de estar preparado. Os acontecimentos que antecederam o dilúvio (especialmente quando a Arca estava a ser construída) ilustram a necessidade de estar preparado para os grandes acontecimentos da vida, especialmente aqueles sobre os quais somos informados ou avisados. A partir da história, é evidente que muitas pessoas poderiam ter embarcado na Arca, masa maior parte deles não viu a necessidade de o fazer e outros estavam mal preparados para a inundação.
O que era a Arca de Noé, qual o seu significado e o que é que os cristãos podem aprender com ela? Leia até ao fim para descobrir isto e muito mais.
Qual era o significado da Arca de Noé?
Devido à natureza dos acontecimentos em que esteve envolvida, a Arca de Noé tornou-se uma espécie de ponte que definiria dois períodos da história bíblica. Génesis 6: 13 - 22, Deus ordenou a Noé que construísse a Arca, afirmando que iria provocar um dilúvio que destruiria todos os seres vivos da Terra.
Pediu a Noé que trouxesse a sua mulher, os seus filhos e as mulheres dos seus filhos, bem como dois exemplares de cada espécie animal existente na Terra, para assegurar a continuidade após o dilúvio. Foram dadas a Noé dimensões específicas para a Arca, que deveria servir de casa para ele, para a sua família e para as outras criaturas.
Por esta razão, o principal significado da Arca reside no facto de ter sido um refúgio para Noé, a sua família e as criaturas Depois do dilúvio, Deus fez um pacto com Noé, decretando que nunca mais destruiria a humanidade num dilúvio. Depois do pacto ter sido feito, a Arca recordou aos cristãos o dilúvio, a razão do dilúvio e o pacto que Deus fez com Noé.
Que lições podem os cristãos aprender com a Arca de Noé? Ver abaixoQue lições podem os cristãos aprender com a Arca de Noé?
Aqui está uma descrição pormenorizada de algumas das principais lições e ensinamentos que os cristãos podem aprender com a Arca de Noé.
És capaz, mesmo quando não tens qualificações
Quando a história de Noé é contada, um dos aspectos que mais se destaca é o facto de ele ter sido capaz de construir uma enorme arca utilizando um tipo de madeira sólida e dura, numa altura em que não existiam máquinas. Noé não tinha qualquer formação prévia como carpinteiro, mas foi-lhe pedido que construísse uma das maiores maravilhas de todos os tempos - inteiramente à mão e sozinho.
O facto de não ter formação em carpintaria tornava-o um candidato improvável, mas ele aceitou na mesma. Acreditava na sua capacidade, mesmo quando não tinha qualificações. Da mesma forma, quando nos pedem ou exigem que desempenhemos uma tarefa para a qual não temos qualificações, não faz mal reconhecer que podemos não ter conhecimentos completos, mas confiar que temos capacidades inerentes para aprender, adaptarmo-nos e desempenharmos essas tarefas.
Cada tarefa impossível representa uma oportunidade para aprender e alcançar o que pode ser o maior feito das nossas vidas.
Manter-se paciente
Entre o momento em que Deus pediu a Noé que construísse a Arca e a chegada do dilúvio, decorreram 120 anos. Noé ter-se-ia cansado facilmente pelo caminho e sentido que aquilo por que estava a trabalhar e para que estava a trabalhar nunca chegaria.
Certos acontecimentos e períodos, especialmente os mais incómodos e dolorosos, podem causar muitas dúvidas no nosso coração e na nossa mente. Deus comunica com os cristãos através da Sua Palavra na Bíblia, e é-nos pedido que confiemos n'Ele, independentemente do tempo que demore a responder ou a agir. Ser paciente nessa incerteza traz uma recompensa maior do que esperávamos.
Se Deus o disse, é porque estava a falar a sério.
Quando Deus disse a Noé que faria uma aliança com ele e o salvaria, a ele e à sua família, do dilúvio, Noé acreditou. Não se esqueça de que, antes dessa altura, nunca tinha havido uma aliança entre Deus e o homem.
Apesar de ter demorado mais de um século, acabou por se concretizar. Deus cumpriu a Sua palavra para com Noé e salvou-o a ele e à sua família. Também o levou para terra seca onde se estabeleceu, e Noé viveu uma vida plena durante mais 350 anos após o dilúvio.
Preparar-se
Quando Deus disse a Noé que iria provocar um dilúvio, não mencionou quando o faria. Noé não perdeu tempo a construir a Arca e, apesar de ter demorado bastante tempo, conseguiu terminá-la antes da chegada do dilúvio. Conseguiu reunir todos os animais e recolher rações suficientes para sobreviver durante todo o período.
Pede-se aos cristãos que mantenham este nível de preparação porque, apesar de não estar previsto haver outro dilúvio, a Bíblia, em João 14: 1-3, afirma que Cristo virá novamente buscar a Sua Igreja. Não se diz quando, mas Ele virá como um ladrão na noite. Pede-se aos cristãos que se mantenham preparados para não perderem o "barco".
Fazer o trabalho, independentemente do que dizem os críticos.
Um dos principais motivos pelos quais a maioria das pessoas fracassa é o facto de partilharem as suas ideias com pessoas que procuram criticá-las para as desencorajar. Dar ouvidos a essas pessoas revela-se fatal para qualquer progresso ou sucesso que possa ter feito.
Noé, ao construir a Arca, deparou-se com muitas críticas, desânimo e zombaria, mas isso não o impediu de cumprir o seu dever; os seus esforços acabaram por salvá-lo. Ele sabia o que queria fazer e como fazê-lo, e foi em frente e fê-lo, independentemente do que os outros pensavam.
Manter um bom nível de fitness mesmo em idade avançada
Quando as pessoas atingem uma certa idade, começam automaticamente a relaxar e a maior parte (se não todas) as formas de exercício físico desaparecem. O pressuposto comum é que, afinal, não precisam de fazer nada de intenso. Embora isto possa ser em grande parte verdade, nem sempre é o caso para toda a gente.
Quando Noé foi incumbido de construir a Arca, tinha uns impressionantes 500 anos de idade. Apesar de já ter vivido metade da sua vida, não era de modo algum jovem e vigoroso. No entanto, foi capaz de construir a Arca até ao fim, não tendo ficado nenhuma parte por acabar.
Por esta razão, os cristãos podem ser mais cuidadosos com a boa forma física, pois pode chegar um momento em que ela será útil.
Não faz mal "flutuar" durante algum tempo
A vida quotidiana pode ser complicada e avassaladora; por vezes, é bom fazer uma pausa para rejuvenescer. Noé trabalhou arduamente durante 120 anos, construindo sozinho uma enorme arca. Embora o dilúvio tenha sido uma fonte de angústia para outras pessoas, poderia ter sido uma oportunidade para ele descansar após um século de trabalho árduo.
Como cristão, pode tirar uma tarde de domingo para dormir uma longa sesta, ler um livro ou visitar um ente querido. Estas actividades são uma pausa bem-vinda que lhe permite recuperar energias.
A tempestade vai sempre abrandar.
Não importa o que você passe na sua vida, você pode ter certeza de que um arco-íris está por vir. No caso de Noé, foi enorme quando o dilúvio finalmente chegou. Foram necessários 7 meses e 17 dias para que a Arca pousasse em terra firme. Demorou um pouco, mas chegou a hora.
Que aliança é que Deus fez com Noé depois do dilúvio?
Depois de o dilúvio ter diminuído, Deus prometeu a Noé que nunca mais destruiria a humanidade por meio de inundações . Génesis 9: 9 - 15 lê, Eis que agora estabeleço uma nova aliança convosco e com os vossos descendentes depois de vós, e com todos os seres vivos que estavam convosco: as aves, os animais domesticados e todos os animais selvagens que estavam convosco - todos os que saíram da Arca. Estabelecerei a minha aliança convosco, para que nunca mais todas as criaturas sejam destruídas pelas águas de um dilúvio; não haverá outro dilúvio para devastar aterra".
Quando Deus fez esta aliança com Noé, deu-lhe o arco-íris como sinal da mesma, para que, sempre que este aparecesse no céu, a humanidade se lembrasse da promessa de Deus a Noé.
O que é que os cristãos podem aprender com a aliança de Deus com Noé? Ver abaixoO que é que os cristãos podem aprender com a aliança de Deus com Noé?
A principal lição que os cristãos podem aprender com a aliança de Deus com Noé é que Deus estava empenhado em manter uma relação entre Ele e a Sua criação Reafirmou o seu desejo de que o homem enchesse a terra e se encarregasse do resto da criação.
A aliança também esclarece o desejo de Deus de salvar os seres humanos, que assegurou a continuidade ao salvar Noé e a sua família e ao pedir que enchessem a terra. Os seres humanos são queridos por Deus desde o início.
Outra lição que os cristãos podem aprender com o pacto é que Deus tem carinho pelas outras criações, pois Ele também promete que a ecologia da Terra não terá que sofrer novamente por causa das escolhas do homem.
A Arca de Noé foi concebida para proteção. Quer isto dizer que Deus protege o Seu povo quando necessário?
A Bíblia ensina aos cristãos que Deus oferece a sua proteção a todos, em todas as circunstâncias. No entanto, isso não significa que as más experiências e os acontecimentos desagradáveis (por vezes até fatais) não se apresentem, pois fazem parte do quotidiano da vida, mas não são uma prova da ausência de Deus.
Deus oferece proteção de forma imparcial, mas quando acontecem coisas más, há algumas razões plausíveis;
- Para um bem maior - Por vezes, as situações más conduzem a situações melhores no futuro para a vítima e para os outros.
- Ajudar os cristãos a crescer na confiança.
- Encorajar os cristãos a comungarem com Deus na oração.
Referências
O que é que podemos aprender com Noé?
A história de Noé
Lições que podemos aprender com a Arca de Noé
Significado da Arca de Noé
Que aliança é que Deus fez com Noé?