A estátua do Cristo Redentor é o monumento mais famoso do Rio de Janeiro, Brasil. A estátua é reconhecida mundialmente como um símbolo do cristianismo e atrai milhões de crentes e não-crentes ao Monte Corcovado todos os anos. É um dos monumentos mais fotografados e é a quarta maior estátua de Jesus em todo o mundo, depois do Cristo Protetor no Rio Grande do Sul, Brasil, Cristo Reiem Świebodzin, na Polónia, e o Cristo da Paz em Cochabamba, na Bolívia. Poderá estar a perguntar-se, qual é a altura da estátua do Cristo Redentor?

A estátua do Cristo Redentor tem 98 pés de altura sem o pedestal, o que equivale a 30 metros. Os braços estendidos da estátua medem 92 pés, o que equivale a 28 metros. Ela tem um pedestal de 26 pés, o que faz com que a estátua inteira, incluindo o pedestal, tenha 38 metros, o que equivale a 124 pés.

A estátua pesa 635 toneladas e está localizada no Parque Nacional da Tijuca, no Pico do Corcovado, a 2.300 metros de altitude. A estátua está virada para a cidade do Rio de Janeiro. Sendo esta uma das estátuas mais famosas do mundo, podem surgir questões como: quem construiu a estátua? Quando e porque foi construída? E qual o significado da estátua. Para saber as respostas a estas e outras questões, continue a ler.

    Quem construiu a estátua?

    A estátua do Cristo Redentor foi construída por um engenheiro brasileiro, Heitor da Silva Costa. O rosto da estátua foi esculpido por um escultor romeno, Gheorghe Leonida, e a estátua foi criada por Paul Landowski, um escultor francês.

    Na década de 1850, Pedro Maria Boss, um padre vicentino, teve a ideia de construir um monumento cristão no Monte Corcovado em honra da Princesa Isabel pela libertação dos escravos, mas a ideia foi rejeitada.

    Em 1920, a Igreja Católica fez uma segunda proposta para a construção de uma estátua na montanha e organizou um evento para recolher donativos e assinaturas para ajudar no processo de construção. A maioria dos donativos foi dada por católicos brasileiros e o movimento foi impulsionado pelo que era visto como a falta de Deus na sociedade.

    Foram considerados vários desenhos, entre os quais a estátua de Cristo de braços abertos, uma representação da cruz cristã e uma estátua de Cristo segurando um globo terrestre e um pedestal. O desenho original do Cristo Redentor era uma imagem colossal de Cristo segurando um globo terrestre numa mão e uma cruz na outra. Os organizadores do projeto aceitaram este desenho, mas mais tarde alteraram-no para o que vemosOs organizadores optaram por um símbolo universal da paz.

    Heitor da Silva Costa, um engenheiro local, e o artista Carlos Oswald foram encarregados de conceber a estátua. Paul Landowski foi encarregado da criação da obra, tendo modelado a estátua em barro antes de a passar para o betão.

    Foram construídos modelos de diversos tamanhos para determinar o mais adequado. Coast Hisses efectuou todos os cálculos. Pedro Viana e Heitor Levy ajudaram-no.

    Um grupo de engenheiros sentou-se e analisou o trabalho apresentado por Landowski. Consideraram que o betão armado seria um material melhor do que o aço. O betão utilizado nesta construção foi subcontratado à Suécia. A camada exterior da estátua era feita de pedra-sabão.

    A estátua foi construída em betão armado, considerado mais sustentável do que outros materiais, como o aço, e foi utilizada pedra-sabão para criar as partes exteriores da estátua, uma vez que é considerada mais resistente a condições climatéricas extremas e é também maleável.

    O material e as pessoas que trabalharam na construção do monumento foram transportados por comboios até ao Corcovado.

    Em 2008, a estátua foi atingida por um raio e o governo do Rio de Janeiro tomou a iniciativa de reparar as áreas afetadas e substituir as camadas externas de pedra-sabão.

    A estátua foi objeto de outros importantes trabalhos de restauro, que envolveram a substituição da argamassa, a limpeza, a mudança das camadas de pedra-sabão, a reparação da estrutura interna através da substituição do ferro e a impermeabilização da estátua.

    Quando e porquê foi construído o Cristo Redentor? Ver abaixo

    Quando e porquê foi construído o Cristo Redentor?

    A construção da estátua do Cristo Redentor começou em 1922. As obras prolongaram-se durante nove anos, tendo terminado em 1931. O lançamento da primeira pedra da obra ocorreu a 4 de abril de 1922 e o monumento foi inaugurado a 12 de outubro de 1931, assinalando a sua conclusão.

    Durante a cerimónia de inauguração, estava previsto que a estátua fosse iluminada remotamente a partir de Roma, através de uma bateria de projectores, por Guglielmo Marconi, inventor da rádio de ondas curtas. Infelizmente, o mau tempo que se fez sentir nesse dia impediu que isso acontecesse e as luzes tiveram de ser activadas no local.

    A estátua do Cristo Redentor foi construída para celebrar os 100 anos de independência do domínio português. Por volta dessa época, outros países, como Estados Unidos e França, ergueram estátuas para comemorar o centenário de sua independência. Em 1922, o Brasil iniciou a missão de construir uma estátua icônica para comemorar o fato.

    A outra razão pela qual a estátua do Cristo Redentor foi construída foi para promover o cristianismo. Foi uma forma de evangelização para o Brasil, a fim de fortalecer a religião. A Igreja Católica orquestrou a construção da estátua do Cristo Redentor. Esta foi uma oportunidade para a igreja aumentar o seu impacto religioso na esfera pública.

    Qual é o significado do Cristo Redentor?

    A estátua do Cristo Redentor é um símbolo nacional dos brasileiros, representando os valores religiosos e culturais do povo brasileiro.

    Segundo Nora Heimann, directora do Departamento de Arte da Universidade Católica, a estátua do Cristo Redentor é uma ligação entre a imagem clássica de Cristo na cruz, tal como foi representada pelos europeus, e o estilo moderno de Cristo, que é menos representativo.

    A estátua tem os braços abertos, que representam a aceitação de Cristo por todos, o amor de Cristo pela raça humana e a paz que Ele traz, além de representar a natureza calorosa e acolhedora dos brasileiros para com os visitantes.

    A construção da estátua teve como objetivo declarar que o Rio de Janeiro é uma cidade divina, além de ser um símbolo para recuperar o Rio de Janeiro do mundo secular.

    Comemora os 100 anos da independência do Brasil do domínio português, simbolizando assim a estabilidade do Brasil e um século de independência.

    Culturalmente, a estátua representa a natureza artística do brasileiro, que é evidente em grafites, esculturas, tatuagens e na celebração do carnaval brasileiro.

    A estátua foi erguida para representar a vigilância de Jesus sobre o povo do Brasil e como um lembrete dos seus deveres sagrados, depois de o país ter entrado em turbulência no final dos anos 1800, quando o governo transitou de uma monarquia para uma república.

    Referências

    Cristo Redentor

    Como foi construída a estátua do Cristo Redentor?

    O Cristo Redentor faz hoje 90 anos... Como é que foi construído?

    Origem do Cristo Redentor

    Os muitos significados da enorme estátua do Cristo no Rio de Janeiro