As Assembleias de Deus são uma denominação pentecostal dentro da Igreja Protestante. São uma das maiores igrejas pentecostais da América e têm congregações com milhares de membros em todo o mundo. Regem-se por quatro doutrinas fundamentais, nomeadamente a Salvação, o batismo no Espírito Santo através do falar em línguas evidente, a segunda vinda de Cristo e a cura divina.Então, quais são as 16 verdades fundamentais das Assembleias de Deus?

As 16 verdades fundamentais são: as escrituras inspiradas, o Deus Único e Verdadeiro, a divindade do Senhor Jesus Cristo, a queda do homem, a Salvação do homem, as ordenanças da Igreja, o batismo do Espírito Santo, a evidência física inicial do batismo do Espírito Santo, a santificação, a Igreja e a sua missão, o ministério, a cura divina, a bendita esperança, o reino milenar de Cristo,o juízo final e o novo céu e a nova terra.

Qual é a explicação destas verdades fundamentais? Quais são os versículos da Bíblia que apoiam estas verdades fundamentais? Continue a ler para descobrir.

    Quais são as 16 verdades fundamentais das Assembleias de Deus?

    As escrituras inspiradas

    Uma das principais crenças das Assembleias de Deus é que as Escrituras são infalíveis, inerrantes, perfeitas e completas, sem necessidade de acrescentar ou subtrair nada a elas. Acreditam que todas as Escrituras, tanto o Antigo como o Novo Testamento, são verbalmente inspiradas por Deus e têm autoridade para determinar a fé e a conduta da humanidade.

    Uma das escrituras que sustentam este facto é a de 2.ª Timóteo, capítulo três, versículos quinze a dezassete.

    Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, repreender, corrigir e treinar na justiça, para que o servo de Deus seja completamente equipado para toda a boa obra. 2ª Timóteo 3:15-17.

    Esta escritura implica que todas as escrituras, incluindo o Antigo e o Novo Testamento, são inspiradas por Deus. As escrituras equipam completamente os servos de Deus para fazerem as boas obras para as quais Deus os chamou. Isto está exatamente de acordo com o que as Assembleias de Deus acreditam.

    Outra escritura que apoia esta verdade é 1.ª Tessalonicenses 3:13,

    E também damos continuamente graças a Deus porque, quando recebestes a palavra de Deus, que ouvistes de nós, não a aceitastes como uma palavra humana, mas como ela é, a palavra de Deus, que actua em vós que credes. 1.ª Tessalonicenses 3:13.

    Esta escritura confirma a sua verdade fundamental de que as pessoas que Deus escolheu para escrever as escrituras não escreveram a partir do seu intelecto, mas escreveram palavras diretamente de Deus.

    A última escritura que apoia esta verdade é 2º Pedro, capítulo 1, versículo 21.

    Com efeito, a profecia nunca teve origem na vontade humana, mas os profetas, embora humanos, falavam da parte de Deus, à medida que o Espírito Santo os conduzia. 2 Pedro 1:21.

    Esta escritura implica que mesmo os profetas não escreveram por sua própria vontade, mas por Deus, com a ajuda do Espírito Santo.

    O único Deus verdadeiro

    Esta verdade afirma que existe apenas um Deus verdadeiro, que se refere a si mesmo como o Grande EU SOU, redentor da humanidade e criador do céu e da terra. Eles também acreditam que Deus se encarnou ainda mais para que os crentes se relacionem com Ele como um Pai. Esta verdade também apoia a existência da Santíssima Trindade, que inclui: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

    A primeira escritura que apoia esta verdade é o capítulo 6, versículo 4, do Deuteronómio.

    Ouve, ó Israel: O Senhor nosso Deus, o Senhor é um só. Deuteronómio 6:4.

    Esta escritura implica que apenas um Deus é referido como o Senhor nosso Deus.

    A escritura seguinte, do capítulo 43 de Isaías, versículos 10 e 11, sugere que Deus é o único Deus que já existiu. Ninguém veio antes d'Ele, e ninguém virá depois d'Ele.

    "Vós sois as minhas testemunhas", declara o Senhor, "e o meu servo que escolhi para que me conheçais e acrediteis em mim e compreendais que eu sou ele. Antes de mim, nenhum deus foi formado, nem haverá outro depois de mim. Eu, eu mesmo, sou o Senhor e, fora de mim, não há salvador. Isaías 43:10-11.

    Outra escritura que implica esta verdade é Mateus, capítulo 28, versículo 19.

    Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Mateus 28:19.

    Sugere a existência de uma trindade, constituída por Deus Pai, Jesus Cristo Filho e o Espírito Santo.

    A Trindade também é conhecida como a adorável Divindade, e esta verdade é dividida em vários pontos para enfatizar este ponto. A principal escritura para apoiar a verdade da Divindade é, como mostrado acima, Mateus 28:19. Os pontos adicionais para explicar esta verdade são os seguintes;

    Distinção e relação na Divindade

    A Escritura apoia este ponto em 2 Coríntios, capítulo treze, versículo catorze.

    Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós. 2a Coríntios 13:14

    O que constitui a Santíssima Trindade? Ver abaixo

    Unidade do ser único do Pai, do Filho e do Espírito Santo

    A Santíssima Trindade é constituída pelo Pai, pelo Filho e pelo Espírito Santo, que actuam em uníssono, mas são distintos uns dos outros. O Pai é o gerador, o Filho é o gerado e o Espírito Santo procede do Pai e do Filho.

    A escritura em João, capítulo quinze, versículo vinte e seis, implica isso.

    "Quando vier o Defensor, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade que sai do Pai, ele dará testemunho de mim. João 15:26

    Identidade e cooperação na Divindade

    As pessoas da Divindade trabalham em uníssono umas com as outras, mas são distintamente diferentes. No entanto, nenhuma delas trabalha ou existe separada e distintamente da outra.

    Isto é demonstrado na escritura do livro de João, capítulo cinco, versículo dezassete.

    Em sua defesa, Jesus disse-lhes: "Meu Pai está sempre a trabalhar até hoje, e eu também estou a trabalhar". João 5:17

    O título, Senhor Jesus Cristo

    Este título só pertence exclusivamente ao Filho de Deus, não se aplicando a nenhuma outra pessoa da Divindade.

    A escritura em Romanos, capítulo um, versículos um a quatro, sugere isso.

    Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo e separado para o evangelho de Deus - o evangelho que ele prometeu de antemão através dos seus profetas nas Sagradas Escrituras a respeito do seu Filho, que, quanto à sua vida terrena, era descendente de David, e que através do Espírito de santidade foi nomeado Filho de Deus em poder pela sua ressurreição dos mortos: Jesus Cristo, nosso Senhor. Romanos 1:1-4

    O Senhor Jesus Cristo, Deus connosco

    O Senhor Jesus Cristo é também conhecido como Emanuel, que significa "Deus connosco".

    A escritura que apoia este facto encontra-se em Mateus, capítulo um, versículo vinte e três.

    "A virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamar-lhe-ão Emanuel" (que significa "Deus connosco"). Mateus 1:23

    O título, Filho de Deus

    O título "Filho de Deus" foi legitimamente dado ao Senhor Jesus Cristo. Este título descreve a Sua própria divindade.

    Isto está implícito na escritura de 2 João, capítulo um, versículo três.

    A graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, estarão connosco na verdade e no amor. 2ª João 1:3

    Transgressão da doutrina de Cristo

    Esta crença afirma que qualquer pessoa que negue que Deus é o Pai eterno ou que Jesus Cristo é o Filho real e eterno, afasta a verdade de que Cristo veio na carne.

    A escritura em João, capítulo um, versículo dezoito.

    Nunca ninguém viu Deus, mas o Filho único, que é Deus e está em relação mais estreita com o Pai, deu-o a conhecer. João 1:18

    Exaltação de Jesus Cristo como Senhor

    Jesus Cristo, o Filho de Deus, é também conhecido como o Senhor e o salvador de toda a humanidade. Ele morreu pelos pecados da humanidade e tem domínio sobre todos os principados e potestades. Ele enviou o Espírito Santo e está sentado à direita do pai.

    A escritura em Hebreus, capítulo um, versículo três, apoia esta crença.

    O Filho é o resplendor da glória de Deus e a representação exacta do seu ser, sustentando todas as coisas pela sua palavra poderosa. Depois de ter feito a purificação dos pecados, sentou-se à direita da Majestade no céu. Hebreus 1:3.

    Igual honra para o Pai e o Filho

    Como já foi referido, as pessoas da Divindade são distintas mas têm o mesmo poder e, por isso, devem receber a mesma honra.

    A Escritura em João capítulo cinco, versículos vinte e dois a vinte e três, apoia esta crença.

    Além disso, o Pai não julga ninguém, mas confiou todo o julgamento ao Filho, para que todos honrem o Filho como honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai, que o enviou. João 5:22-23

    A divindade do Senhor Jesus Cristo

    Esta verdade demonstra a crença das Assembleias de Deus no Senhor Jesus Cristo. Eles acreditam que Ele é o único e eterno Filho de Deus. Eles também acreditam em seu nascimento virginal, vida sem pecado, milagres, trabalho substitutivo na cruz, sua ressurreição corporal dos mortos e sua exaltação à mão direita de Deus.

    As áreas das escrituras que apoiam os aspectos do Senhor Jesus Cristo que estão sob esta verdade incluem o seguinte;

    O seu nascimento virginal

    Esta crença baseia-se no facto de Jesus ter nascido de uma virgem, concebido não por um homem, mas pelo poder do Espírito Santo.

    A escritura que apoia este facto está em Mateus, capítulo 1, versículo 23.

    A virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamar-lhe-ão "Emanuel" (que significa "Deus connosco") Mateus 1:23

    A sua vida sem pecado

    O Senhor Jesus Cristo não só não tinha pecado desde o Seu nascimento, mas também durante toda a Sua vida.

    A escritura que sugere isso encontra-se em Hebreus, capítulo sete, versículo 26.

    Um sumo sacerdote assim satisfaz verdadeiramente a nossa necessidade - um que é santo, irrepreensível, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus. Hebreus 7:26

    Os seus milagres

    As escrituras registam que, quando Jesus estava na Terra, fez muitos milagres, como curar os doentes e multiplicar os alimentos.

    A escritura que implica isto encontra-se em Actos, capítulo 2, versículo 22.

    "Israelitas, escutai isto: Jesus de Nazaré foi um homem acreditado por Deus junto de vós por milagres, prodígios e sinais que, como sabeis, Deus fez no meio de vós por intermédio dele. Actos 2:22

    Qual foi o objetivo da morte de Jesus na cruz? Ver abaixo

    A sua obra de substituição na cruz

    Esta crença afirma que Cristo morreu na cruz e que o objetivo da Sua morte foi para que a humanidade fosse salva do seu pecado.

    Isto está implícito em 1 Coríntios, capítulo quinze, versículo três.

    Pois o que recebi transmitiu-vos em primeiro lugar: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, 1 Coríntios 15:3

    A sua ressurreição corporal de entre os mortos

    Acredita-se que, depois de ter morrido, Jesus venceu a morte ao ressuscitar ao terceiro dia, como sugere Mateus 28, versículo 3.

    Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito; vinde ver o lugar onde jazia. Mateus 28:3

    A sua exaltação à direita de Deus

    Após a morte e ressurreição de Jesus, Ele subiu ao céu e acredita-se que esteja sentado à direita de Deus.

    A escritura que implica isto encontra-se em Actos, capítulo 2, versículo trinta e três.

    Exaltado à direita de Deus, recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que agora vedes e ouvis. Actos 2:33

    A queda do homem

    Outra verdade fundamental das Assembleias de Deus é que o homem foi criado bom e íntegro, o que está implícito no facto de Deus ter criado o homem à sua imagem e semelhança. No entanto, o homem caiu em pecado voluntariamente depois de ter sido tentado pela serpente. As transgressões do homem levaram-no a morrer física e espiritualmente, uma vez que o seu pecado o separou de Deus.

    A única solução para salvar o homem do pecado foi através da morte e ressurreição do Senhor Jesus Cristo. Através deste único homem, todos os homens podem ser salvos.

    A Escritura sugere-o em Romanos, capítulo cinco, dos versículos doze a dezanove.

    Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por um homem e a morte pelo pecado, assim também a morte chegou a todos os homens porque todos pecaram.

    No entanto, a morte reinou desde o tempo de Adão até ao tempo de Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram por violarem um mandamento, como Adão, que é um modelo daquele que há-de vir.

    Mas o dom não é como a ofensa: se muitos morreram pela ofensa de um só homem, quanto mais a graça de Deus e o dom que veio pela graça de um só homem, Jesus Cristo, transbordaram para muitos! Nem se pode comparar o dom de Deus com o resultado do pecado de um só homem: o julgamento seguiu-se a um só pecado e trouxe a condenação, mas o dom seguiu-se a muitas ofensas e trouxe a justificação.Pois se, pela transgressão de um só homem, a morte reinou por esse só homem, quanto mais aqueles que recebem a abundante provisão da graça de Deus e do dom da justiça reinarão em vida por esse só homem, Jesus Cristo!

    Por conseguinte, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação e na vida de todos os homens. Porque assim como pela desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também pela obediência de um só homem muitos serão feitos justos. Romanos 5:12-19

    A Salvação do Homem

    As assembleias de Deus acreditam que o homem é salvo apenas pelo sangue derramado de Jesus Cristo. Acreditam que a Salvação é através da fé em Jesus Cristo e do arrependimento para com Deus. Acreditam que o homem é salvo pela graça através da fé apenas e renovado pela obra do Espírito Santo. O fruto da Salvação é a reconciliação do homem com Deus e a esperança da vida eterna.

    Para aprofundar esta verdade, divide-se nos seguintes pontos;

    Condições para a salvação

    As únicas condições para a Salvação são o arrependimento perante Deus e a fé em Jesus. Esta crença é apoiada pelas Escrituras em Efésios, capítulo dois, versículo oito.

    Porque é pela graça que sois salvos, mediante a fé - e isto não vem de vós, é dom de Deus -. Efésios 2:8

    Não é pelas obras que os homens são salvos; a salvação é um dom de Deus.

    A evidência da Salvação

    Para alguém saber que é salvo, é através do testemunho interior do Espírito Santo.

    A Escritura em Romanos, capítulo oito, versículo dezasseis, apoia esta crença.

    O próprio Espírito dá testemunho com o nosso Espírito de que somos filhos de Deus. Romanos 8:16

    As ordenanças da Igreja

    Duas das ordenanças mais essenciais observadas pelas Assembleias de Deus são o batismo por imersão na água e a participação na Sagrada Comunhão durante o culto.

    Batismo por imersão

    O significado do batismo por imersão é uma demonstração ao mundo de que um crente morreu com Cristo e ressuscitou com Ele em novidade de vida.

    A Escritura implica que cada crente tem de ser batizado por imersão na água para demonstrar plenamente a sua novidade de vida, o que se encontra no livro de Actos, capítulo dez, versículos quarenta e sete a quarenta e oito.

    "Ninguém pode impedir que eles sejam baptizados com água, porque, tal como nós, eles receberam o Espírito Santo." Então ordenou que fossem baptizados em nome de Jesus Cristo. Depois pediram a Pedro que ficasse com eles durante alguns dias. Actos 10:47-48

    Comunhão

    Outra ordenança significativa que as Assembleias de Deus seguem é a participação na Santa Comunhão, também chamada de Ceia do Senhor, que inclui tomar o pão e o vinho, significando o corpo e o sangue de Cristo, e é feita em memória do sofrimento e da morte de Cristo.

    A Escritura em I Coríntios, capítulo onze, versículo vinte e seis, apoia esta crença.

    Porque sempre que comerdes este pão e beberdes este cálice, estareis a proclamar a morte do Senhor até que ele venha. 1 Coríntios 11:26

    O batismo do Espírito Santo

    Como mandamento do Senhor Jesus Cristo, todos os crentes têm direito e devem esperar experimentar o batismo do Espírito Santo, que os capacitará a viver uma vida de serviço a Deus e a receber dons para serem usados eficazmente no ministério.

    Esta verdade é apoiada pelas escrituras nos actos, capítulo um, versículos quatro a cinco.

    Certa vez, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem o dom que meu Pai prometeu e de que me ouviram falar. Porque João baptizou com água, mas dentro de poucos dias sereis baptizados com o Espírito Santo". Actos 1:4-5

    O batismo do Espírito Santo vem com vários dons, tais como uma profunda reverência por Deus, uma consagração intensificada a Deus e à Sua obra, um amor ativo por Cristo, um desejo de levar os perdidos à Salvação e uma plenitude transbordante do Espírito.

    Existe alguma prova física do batismo do Espírito Santo? Ver abaixo

    A evidência física inicial do batismo do Espírito Santo

    Uma das formas mais comuns de demonstrar que um crente tem o Espírito Santo é a sua capacidade de falar noutras línguas. Estas línguas são faladas à medida que Deus as pronuncia e é um dos dons do Espírito Santo.

    A escritura que sugere isto encontra-se em Actos, capítulo dois, versículo quatro

    Todos eles ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava. Actos 2:4

    Esta escritura implica que, tal como quando os crentes da Igreja primitiva receberam o Espírito Santo e começaram a falar em línguas, todos os crentes dos dias de hoje devem esperar o mesmo.

    Santificação

    A santificação é o processo pelo qual um crente é santificado como Deus é santo. É um ato de separação dos caminhos do mundo e de dedicação a seguir Deus total e completamente. É um processo que tem lugar ao longo da vida do crente.

    A Escritura sugere este processo de santificação em Romanos, capítulo doze, versículos um e dois.

    Por isso, exorto-vos, irmãos e irmãs, tendo em conta a misericórdia de Deus, a que ofereçais os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus - este é o vosso verdadeiro e próprio culto. Não vos conformeis com o padrão deste mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente. Então podereis testar e aprovar a vontade de Deus - a sua boa, agradável e perfeita vontade . Romanos 12:1-2

    Os crentes não fazem este processo inteiramente por si próprios, mas através do poder do Espírito Santo e até do próprio Deus, o que está implícito na escritura de 1.ª Tessalonicenses, capítulo cinco, versículo vinte e três.

    Que o próprio Deus, Deus da paz, vos santifique por completo e que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo . 1.ª Tessalonicenses 5:23

    A Igreja e a sua missão

    A Igreja é também conhecida como o Corpo de Cristo, do qual cada crente faz parte integrante. A principal missão da Igreja é ser um corpo de crentes que leva a imagem de Jesus, demonstra o Seu amor e compaixão ao mundo e, por fim, salva os perdidos.

    A escritura que implica esta verdade encontra-se em Efésios, capítulo um, versículo vinte e dois.

    E Deus colocou todas as coisas debaixo dos seus pés e designou-o como chefe de tudo para a Igreja, Efésios 1:22

    O Ministério

    O corpo de Cristo é divinamente chamado, biblicamente ordenado e provido por Deus para o quádruplo ministério. Este quádruplo ministério inclui a satisfação das necessidades humanas com ministérios de amor e compaixão, adoração a Deus, evangelização do mundo e construção de um corpo de santos aperfeiçoados à imagem de Jesus.

    O ministério quádruplo é desenvolvido mais adiante, com escrituras para apoiar cada ponto.

    Evangelização do mundo

    E disse-lhes: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura; quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão os que acreditarem: Em meu nome, expulsarão os demónios; falarão em novas línguas; pegarão em serpentes com as mãos; e quando beberem veneno mortal, este não lhes fará mal nenhum; porão as mãos sobre os doentes, e eles ficarão bons".

    Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e sentou-se à direita de Deus. Então os discípulos saíram e pregaram por toda a parte, e o Senhor trabalhava com eles e confirmava a sua palavra pelos sinais que a acompanhavam. Marcos 16:15-20

    Adoração a Deus

    Mas vem aí um tempo, e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e verdade, porque são esses os adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e os seus adoradores devem adorar em Espírito e verdade". João 4:23-24

    Construir um corpo de santos aperfeiçoados à imagem de Deus

    Por isso, o próprio Cristo deu os apóstolos, os profetas, os evangelistas, os pastores e os mestres, para equipar o seu povo para as obras de serviço, a fim de que o corpo de Cristo seja edificado até que todos alcancemos a unidade na fé e no conhecimento do Filho de Deus e cheguemos à maturidade, atingindo a medida completa da plenitude de Cristo.

    Então, deixaremos de ser crianças, lançadas de um lado para o outro pelas ondas e levadas para cá e para lá por todo o vento de doutrina e pela astúcia e esperteza dos homens nas suas maquinações enganadoras. Em vez de falarmos a verdade em amor, cresceremos para nos tornarmos, em todos os aspectos, o corpo maduro daquele que é a cabeça, isto é, Cristo. A partir dele, todo o corpo unido e mantido unido por todo o suporteligamento, cresce e constrói-se no amor à medida que cada parte faz o seu trabalho. Efésios 4:11-16

    Responder às necessidades humanas com ministérios de amor e compaixão

    A religião que Deus, nosso Pai, aceita como pura e irrepreensível é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas nas suas aflições e não se deixar contaminar pelo mundo. Tiago 1:27

    Cura divina

    A cura divina é uma das quatro crenças centrais das Assembleias de Deus e uma verdade fundamental. Os crentes têm o privilégio de serem libertados de todas as doenças como parte da expiação. A cura divina é também parte integrante do evangelho.

    A escritura apoia esta verdade no livro de Isaías, capítulo 53, dos versículos quatro a cinco.

    Ele tomou sobre si as nossas dores e suportou os nossos sofrimentos, mas nós o considerávamos castigado por Deus, atingido por ele e aflito; mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe a paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Isaías 53:4-5

    A esperança abençoada

    A bendita esperança da Igreja é que aqueles que morreram acreditando em Cristo se reunirão com aqueles que ainda estarão vivos na segunda vinda de Cristo.

    A escritura encontra-se em 1.ª Tessalonicenses 4:16-17 .

    Porque o próprio Senhor descerá do céu, com grande estrondo, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor. 1.ª Tessalonicenses 4:16-17

    O que é o reinado milenar de Cristo? Ver abaixo

    O reinado milenar de Cristo

    As assembleias de Deus acreditam na segunda vinda de Cristo e que, quando Cristo vier pela segunda vez, ocorrerá o arrebatamento dos santos e Ele governará e reinará na terra por mil anos.

    As escrituras apoiam esta verdade em Apocalipse 20:1-6.

    E vi descer do céu um anjo que tinha a chave do Abismo e segurava na mão uma grande cadeia. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, ou Satanás, e amarrou-o durante mil anos. Atirou-o para o Abismo e fechou-o e selou-o sobre ele para o impedir de continuar a enganar as nações até ao fim dos mil anos. Depois disso, ele deve ser libertadodurante um curto período de tempo.

    Vi tronos nos quais estavam sentados os que tinham recebido autoridade para julgar. Vi as almas daqueles que tinham sido decapitados por causa do seu testemunho acerca de Jesus e por causa da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Voltaram à vida e reinaram com Cristo durante mil anos. (O resto dos mortosEsta é a primeira ressurreição. Bem-aventurados e santos são aqueles que participam na primeira ressurreição. A segunda morte não tem poder sobre eles, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele durante mil anos. Apocalipse 20:1-6

    Os julgamentos finais

    Haverá um julgamento final para aqueles que morreram quando eram ímpios, o diabo, os seus demónios, a besta e o falso profeta. Quem não aparecer no livro da vida terá uma segunda morte, sendo lançado no lago que arde com fogo e enxofre.

    As escrituras apoiam esta verdade fundamental em Apocalipse, capítulo dezanove, versículo vinte.

    Mas a besta foi capturada e, com ela, o falso profeta que tinha realizado os sinais em seu nome. Com esses sinais, ele tinha iludido os que tinham recebido a marca da besta e adorado a sua imagem. Os dois foram lançados vivos no lago de enxofre ardente. Apocalipse 19:20

    O novo céu e a nova terra

    Após a segunda vinda de Cristo, haverá um novo céu e uma nova terra que serão estabelecidos.

    Para apoiar esta verdade, a escritura em II Pedro, capítulo três, versículo treze, faz exatamente isso.

    Mas, de acordo com a sua promessa, aguardamos com expetativa um novo céu e uma nova terra onde habita a justiça. 2 Pedro 3:13

    Referências

    Assembleias de Deus

    Doutrinas fundamentais das Assembleias de Deus

    Assembleias de Deus 16 verdades fundamentais

    9 coisas que você deve saber sobre as Assembléias de Deus

    O que é a Igreja das Assembleias de Deus e em que é que acreditam?