O protestantismo e o evangelicalismo são seitas do cristianismo. O evangelicalismo é considerado um ramo do movimento protestante. No debate entre evangélicos e protestantes, as pessoas tentam estabelecer se têm crenças diferentes.

O protestantismo e o evangelicalismo diferem em muitos aspectos. Uma das principais diferenças entre as outras igrejas protestantes e a Igreja Evangélica é a sua visão da Santa Ceia. Os protestantes acreditam que a Ceia do Senhor é uma continuação de uma tradição iniciada por Cristo. Por outro lado, as igrejas evangélicas têm visões variadas sobre a Santa Ceia; algumas acreditam na doutrina datransubstanciação, enquanto outros acreditam que a Sagrada Comunhão é a continuação de uma tradição iniciada por Jesus Cristo.

Qual é a diferença entre protestantes e evangélicos? Quais são as semelhanças entre protestantes e evangélicos? Qual surgiu primeiro entre protestantes e evangélicos? O que é que os evangélicos pensam dos protestantes? Os evangélicos e os protestantes são ambos cristãos? Os evangélicos podem frequentar igrejas protestantes? Continue a ler para saber mais!

    Qual é a diferença entre protestantes e evangélicos?

    O protestantismo e o evangelicalismo diferem em vários aspectos. O quadro abaixo mostra essas diferenças.

    Crenças, valores e práticas Protestantismo Evangelicalismo
    Nome O nome Protestante vem da palavra latina Protesto O protestantismo inclui todas as igrejas cristãs que surgiram durante a Reforma Protestante do século XVI. O nome Evangélico deriva do termo grego euangelião o que significa boas notícias.
    Origem O protestantismo tem origem na Reforma Protestante do século XVI, que teve início em 1517, quando Martinho Lutero afixou as suas 95 Teses na porta da Igreja Católica Romana do Castelo. O movimento do Evangelicalismo remonta a 1738. O Pietismo e o Pietismo Radical, o Presbiterianismo, o Puritanismo, o Moravianismo e o Quakerismo são algumas correntes teológicas que deram origem a este movimento.
    Influenciadores iniciais Entre os primeiros contribuintes para o movimento protestante contam-se Martinho Lutero (deu início a todo o movimento protestante e mais tarde fundou o luteranismo), Ulrich Zwingli e João Calvino (calvinismo). Os primeiros contribuintes para o movimento evangélico incluem John Wesley, Nicolaus Zinzendorf (Bispo do movimento Moravianismo), e muitos outros.
    Filiação Cerca de trinta e sete por cento de todos os cristãos do mundo são protestantes, o que significa entre novecentos milhões e mil milhões de membros. O movimento evangélico tem cerca de seiscentos e dezanove membros em todo o mundo, sendo a maioria nos Estados Unidos.
    Vista da Sagrada Comunhão Os protestantes acreditam que a Ceia do Senhor é a continuação de uma tradição iniciada por Cristo. As igrejas evangélicas têm opiniões variadas sobre a Sagrada Comunhão; algumas acreditam na doutrina da transubstanciação, enquanto outras acreditam que a Sagrada Comunhão é uma continuação de uma tradição iniciada por Jesus Cristo.

    Quais são as semelhanças entre protestante e evangélico?

    Existem semelhanças entre as igrejas protestantes e evangélicas. O quadro abaixo mostra as semelhanças que existem entre os dois movimentos.

    Crenças, valores e práticas Protestantismo Evangelicalismo
    Natureza de Deus Os protestantes acreditam que Deus é soberano e existe em três formas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Os evangélicos também acreditam que Deus é um Ser Supremo e existe em três formas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo - a Santíssima Trindade.
    Fonte de autoridade Os protestantes acreditam que as Sagradas Escrituras são a única fonte de autoridade na Igreja. Os evangélicos também acreditam que as Sagradas Escrituras são as únicas fontes de autoridade na Igreja.
    Bíblia Os protestantes usam a Bíblia hebraica (66 livros). Durante a Reforma, Martinho Lutero, o líder do movimento protestante, decidiu que os protestantes deveriam usar o hebraico em vez da Bíblia grega. As igrejas evangélicas, que fazem parte do movimento protestante, utilizam a Bíblia hebraica.
    Sacerdócio celibatário O celibato não é um requisito para os protestantes que desejam tornar-se padres nas suas igrejas. O celibato não é um requisito para os evangélicos que desejam ser padres nas suas igrejas.
    Salvação Os protestantes acreditam que a salvação ou justificação é apenas pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo. Os evangélicos acreditam que a salvação ou justificação é apenas pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo.
    Ver sobre Cristo Os protestantes acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que nasceu de uma Virgem, morreu e foi crucificado para expiar os pecados da humanidade, ressuscitou ao terceiro dia e ascendeu ao Céu. Os evangélicos acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que nasceu de uma Virgem, morreu e foi crucificado para a expiação dos pecados da humanidade, ressuscitou ao terceiro dia e ascendeu ao Céu.
    Dia de Culto Os protestantes escolheram o domingo como dia de culto, o que está de acordo com a maioria das denominações cristãs. Os serviços religiosos nas igrejas evangélicas realizam-se aos domingos.
    Natureza dos seres humanos Os protestantes acreditam que todos os seres humanos são naturalmente pecadores. Todos os seguidores da Igreja Evangélica acreditam que todos os seres humanos são naturalmente pecadores.
    Céu Os protestantes reconhecem a presença do céu ou paraíso, que é o lugar para onde irão os justos. Os evangélicos reconhecem que o Céu existe e que é o lugar para onde irão todas as pessoas salvas após o dia do julgamento.
    Inferno Os protestantes acreditam que existe o inferno, que é o lugar para onde todos os pecadores e não-crentes irão depois do dia do julgamento. Os evangélicos acreditam que o inferno existe e é para onde irão todos os pecadores e não crentes após o dia do julgamento.
    Ver sobre o Batismo Os protestantes acreditam que o rito do Batismo identifica o crente com a morte e ressurreição de Jesus Cristo e que o Batismo significa tornar-se um membro de pleno direito da fé protestante. Os membros das igrejas evangélicas acreditam que o batismo identifica o crente com o sacrifício de Jesus Cristo na cruz e que o rito torna a pessoa um membro de pleno direito da Igreja Evangélica.

    Qual foi o primeiro entre protestantes e evangélicos?

    Os protestantes vieram antes dos evangélicos. O Protestantismo surgiu com a Reforma Protestante do século XVI. A Reforma começou em 1517, quando Martinho Lutero afixou as suas 95 Teses na porta da Igreja Católica Romana do Castelo. A intenção de Martinho Lutero não era provocar a divisão na Igreja Católica Romana. No entanto, depois de as suas doutrinas reformadas se terem espalhado pela Europa, muitas pessoas influentes na Igreja acharam que ele tinha razão eAtualmente, o movimento protestante conta com novecentos a mil milhões de seguidores em todo o mundo.

    O movimento do evangelicalismo remonta a 1738. O pietismo e o pietismo radical, o presbiterianismo, o puritanismo, o moravianismo e o quakerismo são algumas das correntes teológicas que deram origem a este movimento. O movimento do evangelicalismo ganhou impulso durante os Grandes Despertares do século XIX nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha. Em 2016, havia cerca de seiscentos e dezanove milhões deSeguidores do movimento evangélico em todo o mundo.

    O que é que os evangélicos pensam dos protestantes? Ver abaixo

    O que é que os evangélicos pensam dos protestantes?

    Os evangélicos consideram os protestantes como uma família, mas discordam de várias das suas crenças, valores e práticas. Por exemplo, durante o século XVI, Martinho Lutero usou o termo evangélico para distinguir os crentes luteranos das outras igrejas do movimento protestante.

    Os evangélicos e os protestantes são ambos cristãos?

    Os evangélicos e os protestantes são ambos cristãos. Todas as igrejas protestantes faziam parte da Igreja Católica Romana antes da Reforma Protestante do século XVI, o que resultou na divisão da Igreja Católica em Igreja Católica Romana e igrejas protestantes. A Igreja Católica Romana é uma continuação da Igreja Cristã primitiva, iniciada por Jesus e seus seguidores. Portanto, todos os movimentos e igrejas que romperam com aA Igreja Católica Romana é uma seita do cristianismo porque os seus ensinamentos e práticas se baseiam nos ensinamentos de Jesus Cristo.

    Os evangélicos podem frequentar igrejas protestantes?

    Os evangélicos são livres de frequentar igrejas protestantes. As igrejas protestantes têm uma política de portas abertas para qualquer pessoa que deseje assistir ou juntar-se aos seus cultos. Tal como foi demonstrado acima, os evangélicos e as outras igrejas protestantes partilham muito em comum; por conseguinte, quando os evangélicos assistem ao serviço dominical noutra igreja protestante da sua escolha, continuarão a sentir-se em casa.As igrejas protestantes praticam a comunhão fechada e, mesmo naquelas que praticam a comunhão aberta, é necessário ser confirmado antes de ser autorizado a participar na Ceia do Senhor no altar da igreja anfitriã.

    Referências

    GotQuestions.org. (2013, 11 de setembro). O que é uma igreja evangélica? Recuperado em 19 de dezembro de 2022

    oikoumene.org. (n.d.). Recuperado em 19 de dezembro de 2022

    britannica.com. (n.d.). Recuperado em 19 de dezembro de 2022

    compellingtruth.org. (n.d.). O que significa ser um cristão evangélico? Qual é a diferença em relação a outros rótulos do cristianismo? Recuperado em 19 de dezembro de 2022

    carm.org. (2021). Qual é a diferença entre protestantismo e catolicismo? Recuperado em 16 de dezembro de 2022