Embora as igrejas presbiterianas e pentecostais sejam cristãs protestantes, mas com crenças teológicas diferentes, as pessoas ficam presas na escolha porque são muito semelhantes. Então, o que podemos entender quando comparamos pentecostal com presbiteriano?

As igrejas pentecostais e presbiterianas acreditam em Deus, em Jesus, no Espírito Santo e na Bíblia. No entanto, têm uma posição bíblica diferente sobre questões sociais e sobre as obras do Espírito Santo. Também têm crenças diferentes sobre o batismo.

Então, qual é a diferença entre pentecostais e presbiterianos? Quais são as semelhanças entre pentecostais e presbiterianos? Qual é a comparação teológica entre pentecostalismo e presbiterianismo? O que veio primeiro entre pentecostais e presbiterianos? O que os presbiterianos pensam dos pentecostais? Presbiterianos e pentecostais são ambos cristãos? Presbiterianos podem frequentar igrejas pentecostais?Igrejas? Continue a ler para descobrir.

    Qual é a diferença entre pentecostais e presbiterianos?

    Fundadores

    Os principais contribuintes para a fundação da igreja pentecostal foram Charles Parham e William Seymour A origem pode ser datada do século XX, ou seja, para os pentecostais modernos, mas para a igreja pentecostal mais antiga, pode ser rastreada até ao século XVI. Por outro lado, houve dois fundadores da Igreja Presbiteriana, mas em lugares diferentes. São eles João Calvino e João Knox A fundação remonta ao século XVI, em França, por João Calvino, e na Escócia, por João Knox.

    Nomes

    A origem dos nomes das duas igrejas é diferente. O nome do A igreja pentecostal surgiu no dia de Pentecostes registada em Actos 2 No dia de Pentecostes, os membros da igreja primitiva foram capacitados pelo Espírito Santo e falaram em línguas. O nome refere-se a este mesmo dia e está profundamente ligado à perspetiva teológica da igreja relativamente ao Espírito Santo e aos Seus dons. Por outro lado, a Igreja Presbiteriana tem o seu nome devido à sua crença na liderança da igreja. O nome tem as suas raízes no grego O significado principal das igrejas é que são igrejas dirigidas por anciãos.

    Posição relativamente a questões sociais.

    Além disso, as igrejas diferem na posição bíblica sobre questões sociais, ou seja, ser conservadora ou liberal. As igrejas conservadoras não apoiam a ideia do aborto, do casamento entre pessoas do mesmo sexo, do uso de drogas e de outras coisas que a Bíblia adverte rigorosamente. Por outro lado, as igrejas liberais apoiam coisas como o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Assim, as igrejas pentecostais têm sido conservadoras e evangélicas sérias No mundo contemporâneo, nem mesmo o maior ramo das igrejas pentecostais, como a igreja da Assembleia, tentou ser liberal.

    Ao contrário das igrejas pentecostais, as igrejas presbiterianas têm tentado deixar de ser igrejas conservadoras. Esta mudança de posição sobre questões sociais trouxe divisão na Igreja Presbiteriana, porque alguns querem seguir as regras de 500 anos atrás As questões de género, neste caso, implicam o aborto, também porque é entendido como um direito das mulheres de escolherem a sua reprodução, o que alguns presbiterianos demonstram aceitar.

    Perspetiva do teólogo em relação ao Espírito Santo

    Além disso, a igreja pentecostal e as igrejas presbiterianas diferem em termos de perspetiva teológica em relação ao Espírito Santo e aos seus dons Como mencionado anteriormente, a igreja Pentecostal recebe o seu nome do dia de Pentecostes, e isso explica a sua crença teológica no Espírito Santo e nos Seus dons. A igreja Pentecostal acredita que os dons do Espírito Santo que estavam disponíveis no dia de Pentecostes ainda são concedidos aos membros. Por exemplo, no dia de Pentecostes, os crentes foram cheios do Espírito SantoHoje em dia, a igreja acredita que os dons do Espírito Santo, tal como o falar em línguas, são dados aos membros. Por isso, a igreja Pentecostal é maioritariamente Arminiana. Por outro lado, a Igreja Presbiteriana é Calvinista, o que implica que são reformados. A igreja acredita que os dons do Espírito Santo só eram viáveis para as pessoas na igreja primitiva, especialmente osdom de falar em línguas.

    População da Congregação

    Além disso, as igrejas pentecostais e presbiterianas têm diferentes igrejas denominacionais com diferentes populações congregacionais. Na igreja pentecostal, há a igreja Assembleia de Deus, que tem a maior população, seguida pela Igreja de Deus em Cristo Por outro lado, a igreja líder com maior população entre as igrejas presbiterianas é a Igreja Presbiteriana dos EUA (PCUSA), seguida pela Igreja Presbiteriana da América (PCA).

    Quais são as semelhanças entre pentecostais e presbiterianos? Veja abaixo

    Quais são as semelhanças entre pentecostais e presbiterianos?

    Céu

    Ambas as igrejas têm perspectivas teológicas semelhantes sobre o Céu O novo céu e a nova terra são o destino eterno dos crentes.

    Sentença final

    Ambas as igrejas acreditam que ninguém escapará do julgamento final Os crentes que forem julgados irão para o céu, enquanto os pecadores irão para o inferno.

    Segunda vinda de Cristo e fundamento cristão

    Ambas as Igrejas acreditam na segunda vinda de Cristo No que diz respeito a Jesus Cristo, ambas as igrejas têm crenças semelhantes, o que faz sentido, uma vez que Jesus é o fundador do Cristianismo. Acreditam que Jesus Cristo é o segundo na Trindade. Nasceu virgem e viveu na Terra a servir Deus e a ministrar. Foi traído, rejeitado, crucificado, morreu, ressuscitou e subiu ao Céu. A morte de Jesus Cristo na cruz salvou a humanidadecorrida.

    Origem do pecado

    Além disso, tanto as igrejas pentecostais como as presbiterianas também acreditam que os seres humanos nascem pecadores Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança e colocou-os no paraíso - o Jardim do Éden. Eles foram instruídos a não provar o fruto da árvore do meio, mas Satanás enganou-os para que o provassem, levando à queda do homem. Ao provar o fruto proibido, nasceram mais seres humanos, o que significa que eram produtos do pecado. É precisamente por isso que ambas as igrejas acreditam que as pessoas nascem pecadoras.Por isso, cada pessoa precisa de ser redimida.

    Como se comparam o pentecostalismo e o presbiterianismo? Veja abaixo

    Qual é a comparação teológica entre o pentecostalismo e o presbiterianismo?

    Quando se compara a teologia da igreja pentecostal com a teologia da igreja presbiteriana, percebe-se que são um pouco diferentes, apesar de serem todas igrejas cristãs.

    Autoridade da Bíblia

    Em primeiro lugar, a igreja pentecostal obtém a sua autoridade da Bíblia e acredita na inspiração das escrituras Além disso, eles acreditam que a Bíblia não mente, ou seja, é infalível. Por fim, a Bíblia não tem erros, segundo os pentecostais. Por outro lado, a Igreja Presbiteriana obtém a sua autoridade da Bíblia e continua a acreditar na inspiração das Escrituras No entanto, os presbiterianos conservadores acreditam que a Bíblia é infalível e inerrante, enquanto os presbiterianos liberais acreditam em alternativa.

    Crenças sobre Deus

    Em segundo lugar, as duas igrejas têm crenças comparativamente diferentes sobre Deus. A igreja pentecostal tem duas crenças sobre Deus, dependendo do grupo O grupo pentecostal mais alargado acredita que Deus é totalmente divino e faz parte da Santíssima Trindade. No entanto, existe a igreja pentecostal uníssona que não acredita na Santíssima Trindade mas em Deus. Por outro lado, a A Igreja Presbiteriana acredita na Santíssima Trindade e que Deus faz parte da Santíssima Trindade e que cada membro é totalmente divino.

    Salvação

    Embora ambas as igrejas acreditem que a salvação é apenas através de Jesus Cristo, discordam quanto ao facto de Deus ter escolhido alguns e deixado outros para a salvação, A Igreja Pentecostal tem crenças arminianas e acredita que Deus deu a todas as pessoas o livre arbítrio para escolher a salvação. Por outro lado, a Igreja Presbiteriana acredita que Deus escolheu aqueles que Ele quer salvar e deixou outros que Ele não tenciona salvar.

    Batismo

    A crença da igreja Pentecostal no Batismo é muito diferente das crenças Presbiterianas sobre o Batismo. A igreja pentecostal exige que um crente aceite pessoalmente Cristo como seu salvador pessoal antes de ser batizado Para alguém aceitar Jesus, tem de ser adulto para compreender o que quer dizer quando diz que nasceu de novo. Portanto, isso implica que os pentecostais não baptizam crianças. Por outro lado, a Igreja Presbiteriana acredita tanto no batismo de crianças como no de adultos por aspersão Para eles, o batismo significa que o membro é incluído na comunidade da aliança.

    Comunhão

    Ao participar na sua Santa Comunhão, a igreja pentecostal acredita que o pão e o cálice são memoriais da crucificação de Cristo Lembra-lhes que Ele voltará. por outro lado, a Igreja Presbiteriana refuta a ideia de que a Sagrada Comunhão é um símbolo de recordação e abraça a ideia de que Jesus está sempre espiritualmente presente na Sagrada Comunhão.

    A ação do Espírito Santo

    Além disso, as duas igrejas têm crenças diferentes sobre o Espírito Santo e a Sua ação. A igreja pentecostal acredita na divindade do Espírito Santo e aplica a salvação de Jesus, Acreditam que existe um segundo batismo pelo Espírito Santo que os cristãos devem procurar e experimentar. por outro lado, Os presbiterianos acreditam de forma semelhante, à exceção da ideia de que o Espírito Santo dá o segundo Batismo.

    Reino de Cristo

    Os pentecostais acreditam que o reinado milenar de Cristo é literal e que deve acontecer após o arrebatamento e os sete anos de tribulação. Por outro lado, a Igreja Presbiteriana é milenarista Eles implicam que o reinado milenar de Cristo é figurativo, e é o período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo.

    Cura

    Embora ambas as igrejas acreditem que Jesus pode curar hoje mesmo quando não está fisicamente na terra, elas diferem um pouco. Os pentecostais consideram a cura e a libertação como parte integrante do evangelho, enquanto os presbiterianos não o fazem.

    O que veio primeiro entre pentecostais e presbiterianos? Veja abaixo

    Quem veio primeiro, entre pentecostais e presbiterianos?

    O presbiteriano veio primeiro que o pentecostal. A igreja pentecostal foi formada no século XX. A presbiteriana remonta ao século XVI. No entanto, dizem que a pentecostal mais antiga também existia no século XVI.

    O que é que os presbiterianos pensam dos pentecostais?

    Os presbiterianos são um pouco desconfiados em relação aos pentecostais que falam em línguas. No entanto, acreditam que os pentecostais também são cristãos, apesar das suas crenças diferentes. Além disso, o facto de concordarem com Deus, Jesus e a Bíblia cria um respeito mútuo.

    Os presbiterianos e os pentecostais são ambos Cristãos?

    Os presbiterianos e os pentecostais são ambos cristãos porque acreditam em Deus, em Jesus e no Espírito Santo. Por fim, acreditam que Jesus é o único caminho para a salvação.

    Os presbiterianos podem frequentar igrejas pentecostais?

    Os presbiterianos podem frequentar igrejas pentecostais porque têm uma crença comum em Deus. O problema é que os presbiterianos podem se sentir desconfortáveis em igrejas pentecostais porque os pentecostais são muito expressivos em sua adoração, enquanto os presbiterianos são reservados e formais.

    Referências

    O que é que os cristãos querem dizer quando usam a palavra "conservador"?

    Crenças de presbiterianos e pentecostais; comparadas

    Qual é a diferença entre presbiteriano e pentecostal?

    Pentecostalismo

    História da Igreja Presbiteriana