Ser um cristão devoto significa que não posso julgar os outros cristãos, mesmo que não concorde ou não compreenda as suas teologias. Enquanto crescia, ouvi dizer que todos os pentecostais falam em línguas e que esse é o seu bilhete para o céu. Na faculdade de teologia, investiguei a fundo esta teoria, estudando o pentecostalismo e a sua origem. Cheguei mesmo a falar com os meus professores de teologia sobre a salvação e a vida após a morte a partir deuma perspetiva pentecostal. Durante o nosso grupo de estudo bíblico interdenominacional, uma amiga falou do pentecostalismo. Ela queria saber como é que os pentecostais alcançam a salvação e se vão para o céu. Armado com a visão de teólogos experientes, eu estava pronto para responder à sua primeira pergunta: os pentecostais vão para o céu?

Sim, académicos sugerem que os pentecostais que acreditam em Jesus irão para o céu. Apesar de algumas doutrinas controversas, os pentecostais subscrevem muitas doutrinas cristãs sobre a salvação e a vida após a morte. A igreja enfatiza a necessidade de arrependimento e expiação. Muitas denominações cristãs também acreditam que é preciso reconhecer os seus pecados e arrepender-se. O batismo é uma parte importante da salvação no cristianismo.Este facto é ilustrado no livro de Marcos 16:16, onde a Bíblia afirma que os cristãos devem ter fé e ser baptizados para obterem a salvação. Da mesma forma, a fé e o batismo subsequente são conceitos vitais na teologia pentecostal.

Neste artigo, vamos explorar as crenças pós-vida da denominação pentecostal. Junte-se a mim enquanto discutimos o seu complexo método de salvação. Continue a ler para descobrir também o que os católicos pensam do pentecostalismo.

    O que é que os pentecostais acreditam acerca da salvação?

    O que é que os pentecostais acreditam acerca da salvação? Fonte da imagem: Pixabay

    Pentecostalismo é uma religião controversa que nasceu do cristianismo evangélico e que causou um efeito de onda no cristianismo. Novas denominações, como a Igreja Quadrangular, surgiram graças ao pentecostalismo, que é único devido à sua interpretação literal da Bíblia e à forte crença em acontecimentos sobrenaturais descritos no Novo Testamento.

    Os pentecostais acreditam que, para ser salvo, é preciso arrepender-se ou expiar os seus pecados. De acordo com a doutrina pentecostal, Jesus já expiou os nossos pecados com o Seu sangue. No entanto, os seres humanos ainda têm de trabalhar para se arrependerem e viverem vidas sem culpa. Depois de se arrependerem, os pentecostais ensinam que o batismo, com água, é obrigatório para alcançar a salvação. Durante o batismo, os pentecostais exigem que os crentes sejam imersos em água. Também devem ser baptizados em nome de Jesus Cristo, como ilustrado em Mateus 3:13-17 .

    Teologia pentecostal propõe que os seres humanos devem ser baptizados com o Espírito Santo, como se afirma em Mateus 3:11 . Os pentecostais chamam-lhe a segunda bênção. A doutrina pentecostal da velha guarda defende que se deve falar em línguas como um sinal do verdadeiro batismo com o Espírito Santo. Além disso, o Espírito Santo fortalece a igreja ao conceder vários dons espirituais aos cristãos. Os pentecostais acreditam que os cristãos que não seguem as directrizes acima mencionadas passarão a eternidade no inferno.

    O que é que os pentecostais acreditam que acontece depois de morrermos?

    Pentecostais Esta denominação ensina que as pessoas irão para o céu para sempre ou passarão a eternidade no inferno após a morte. A interação com o Espírito Santo é vital para a vida depois da morte. Os cristãos que alcançam a salvação serão purificados no céu. As almas das pessoas que morrem em pecado serão atiradas para um lago de fogo para a eternidade. Os pentecostais apoiam a sua teologia com versículos bíblicos como Apocalipse 20:14 Esta escritura descreve o inferno como a "segunda morte".

    Os pentecostais acreditam que se pode perder a salvação?

    Os pentecostais acreditam que se pode perder a salvação? Fonte da imagem: Pixabay

    Sim, os pentecostais ensinam que se pode perder a salvação de várias maneiras. Com base na teologia arminiana, as pessoas precisam do Espírito Santo para manter a sua salvação diariamente Para os pentecostais, a segurança eterna não existe. A humanidade precisa de Jesus para continuar a percorrer o caminho estreito que conduz à salvação. Isto é explicado em João 10 No entanto, os pentecostais propõem que as pessoas podem desistir voluntariamente da sua salvação. Além disso, uma pessoa que se recusa a apoiar-se em Jesus e a acolher o Espírito Santo enfrenta muitas tentações. Os pentecostais estão certos de que viver uma vida sem arrependimento é uma forma segura de perder a salvação.

    Os católicos pensam que os pentecostais irão para o céu?

    Sim, os católicos acreditam que os protestantes podem ir para o céu, mesmo que não sigam a doutrina católica. A lógica por detrás disto é que tanto os católicos como os pentecostais acreditam na segunda vinda de Cristo e na Santíssima Trindade. As denominações celebram a ceia do Senhor e acreditam nos baptismos como um caminho para a salvação. Dito isto, os católicos continuam a afirmar que os protestantes estão a seguir a marca errada do cristianismo. No entanto, a doutrina católicaacredita na mensagem de 2ª Pedro 3:9 De acordo com esta escritura, Jesus não pretende que nenhuma alma se perca no pecado. Por isso, o simples facto de acreditar em Cristo pode garantir a um cristão um lugar no céu, independentemente da sua denominação. Referências