Como cristão de longa data, tenho interagido com pessoas de todas as denominações. Na escola de teologia, escolhi frequentemente uma denominação e pesquisei tudo sobre ela. No meu segundo ano, comecei com as Igrejas Católica e Ortodoxa devido às semelhanças notáveis. Embora concordassem em muitas coisas, a doutrina do purgatório separava-as. Dei mais passos para pesquisar o que os ortodoxos pensavamNa semana passada, abri esta discussão no fórum da minha denominação em linha. Pedi aos membros ortodoxos da casa que nos dissessem o que pensavam do Purgatório. Como de costume, a plataforma foi incendiada por um debate acalorado. Analisei os argumentos dos católicos e daqueles queCom os meus vastos conhecimentos sobre o assunto, pude responder à pergunta do dia: "Os ortodoxos acreditam no Purgatório?" e pôr fim ao debate.

De acordo com a doutrina ortodoxa, o conceito de purgatório é inexistente. A visão da Igreja Ortodoxa sobre a vida após a morte difere da ideia de purgatório. Tal como a maioria das denominações, concorda com o conceito de vida após a morte. No entanto, a Igreja Ortodoxa discorda da ideia de purgatório, que tem fogo purificador.

Convido-o a juntar-se a mim no artigo que se segue e a analisar os pontos de vista dos ortodoxos sobre a vida após a morte. Algumas denominações acreditam no purgatório, mas outras, como a Igreja Ortodoxa, têm uma perspetiva diferente. Vamos conhecer o conceito dos ortodoxos sobre o purgatório e o limbo e compreender as razões que estão por detrás da sua posição.

    A Igreja Ortodoxa acredita no purgatório?

    A Igreja Ortodoxa acredita no purgatório? Fonte da imagem: Pixabay

    Os ensinamentos da Igreja Ortodoxa implicam a ausência de crença no purgatório. A Igreja tem uma ideia de vida após a morte diferente do purgatório, que implica que os defuntos ardam num fogo de purificação.

    A Igreja Ortodoxa acredita que os defuntos experimentarão uma antecipação do inferno ou do paraíso. Além disso, a Igreja Ortodoxa não tem uma autoridade de ensino objetiva, pelo que rejeita a ideia do purgatório, uma vez que esta não tem uma posição de autoridade na doutrina ortodoxa.

    Quais são as crenças da Igreja Ortodoxa relativamente ao purgatório?

    A visão da Igreja Ortodoxa sobre a vida após a morte difere da do purgatório, pois não concorda com a ideia de um lugar definido, com fogo literal, onde as almas que partiram ardem para se purificarem. A visão da doutrina ortodoxa sobre a vida após a morte concorda que existe um processo pelo qual a alma que partiu passa antes do julgamento final.

    No entanto, segundo a Igreja, este lugar não é o purgatório. A Igreja não define o inferno como um lugar permanente, uma vez que as orações dos familiares e dos membros da Igreja pelos defuntos podem redimir a alma do inferno para o céu.

    Os cristãos ortodoxos aceitam o conceito de purgatório e limbo?

    Os líderes ortodoxos guiam os cristãos que pertencem à sua Igreja; por isso, não aceitam o conceito de limbo e purgatório. O limbo é um lugar entre o inferno e o céu onde ficam as almas falecidas não baptizadas, embora não condenadas ao castigo, mas privadas da felicidade eterna junto de Deus.

    A ideia por detrás do limbo é que todos os que nascem na terra têm o pecado original de Adão, pelo que não serão puros se não passarem pelo batismo. A Igreja Ortodoxa acredita que o pecado original não é transmissível às gerações, mas que passará pela consequência do pecado original, que é a morte. discorda da ideia de que os nascituros, devido ao aborto, aborto espontâneo ou mortalidade infantil, têm o pecado original.

    Porque é que os ortodoxos não acreditam no purgatório?

    A Igreja Ortodoxa discorda do conceito de purgatório por várias razões, por exemplo, A Igreja Ortodoxa é da opinião de que há castigos purificadores, não fogo purificador. A sua doutrina não acredita na existência de um lugar com fogo purificador.

    A Igreja Ortodoxa implica que, após a morte, a alma irá para o céu, para o inferno ou para a morada dos mortos . Aqueles que morrem antes de confessar pecados menores e sem apresentar frutos de arrependimento pelos pecados receberão a purificação de Deus e receberão a felicidade eterna na presença de Deus. Eles recebem a purificação após a morte ou durante a provação da morte com seu medo.

    Como é que a Igreja Ortodoxa encara a vida após a morte?

    Como é que a Igreja Ortodoxa encara a vida após a morte. Fonte da imagem: Pixabay

    De acordo com a Igreja Ortodoxa, existe uma vida após a morte É a ideia de que a vida após a morte implica que o indivíduo experimente uma antecipação do inferno ou do paraíso, dependendo do facto de a pessoa ter levado uma vida justa ou não.

    A Igreja Ortodoxa acredita que existem secções da vida após a morte: uma parte é antes e depois da ressurreição e a outra é o julgamento final . A denominação implica que, antes e depois da ressurreição, os falecidos vão para o paraíso, a morada dos mortos, ou para o inferno. , a denominação acredita que as orações da família e dos amigos da alma podem redimir o seu resultado.

    A Igreja acredita na ressurreição de Jesus, que se reunirá com os vivos e os mortos, e na união da alma dos defuntos com os seus corpos físicos, após o que todos serão julgados para determinar o seu destino final: o inferno ou o céu. Referências