Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, nunca entrareis no Reino dos Céus. Mateus 5:20.

Muitas pessoas não compreendem o que significa ser justo perante Deus, mas Deus preocupa-se com o estado do nosso coração. Mateus 5:20 é um conhecido versículo bíblico do Sermão da Montanha de Jesus. Jesus estava a criticar o conceito de justiça dos fariseus.

Embora os fariseus seguissem estritamente a lei por fora, não tinham uma atitude interior adequada em relação à lei nos seus corações. As pessoas praticam actos religiosos e consideram-se justas, mas essa não é a justiça que agrada a Deus. Deus deseja que confiemos na sua graça para a justiça e não nas nossas acções e força.

Este artigo explicará o significado de Mateus 5:20 O texto demonstra como os outros interpretam o versículo e como o pode aplicar na sua vida. Continue a ler para saber mais sobre o contexto do versículo.

    • Como é que as pessoas interpretam Mateus 5:20

Como é que as pessoas interpretam Mateus 5:20

Mateus 5:20 faz parte do famoso Sermão da Montanha de Jesus. Muitas pessoas têm interpretado mal este ensinamento. A maioria dos crentes toma-o à letra, acreditando que, se seguirem rigorosamente os ensinamentos, verão o Reino dos Céus. No entanto, não é esse o objetivo desta lição.

A justiça exterior, ou seja, ser justo através da prática de certos actos religiosos, é especificamente mencionada em Mateus 5:20 Devido à sua estrita observância das leis mosaicas, os fariseus eram considerados o grupo de pessoas mais santas do que tu no tempo de Jesus. Eles faziam-no por si próprios, sem a ajuda de Deus. Muitas pessoas interpretam Mateus 5:20 para significar que se praticarmos diligentemente actos religiosos, seremos justos e entraremos no reino de Deus.

No entanto, os teólogos acreditam que a justiça vem apenas através da fé e da crença em Cristo Jesus; não importa quantas boas acções você faça, elas não têm significado sem Jesus. A Bíblia afirma claramente em 2 Coríntios 5:21, Deus fez aquele que não tinha pecado ser pecado por nós, para que nele nos tornássemos justiça de Deus O padrão de justiça é Cristo. Só através d'Ele podemos ser considerados justos.

Os estudiosos da Bíblia têm interpretado este versículo como significando que temos de ter uma justiça superior à dos fariseus. Quando acreditamos em Jesus Cristo, ganhamos justiça através da fé. De acordo com 1 João 2:1 , Meus queridos filhos, escrevo-vos isto para que não pequeis; mas se alguém pecar, temos um que fala ao Pai em nossa defesa, Jesus Cristo, o justo Cristo é o justo. Os fariseus são vistos como tendo justiça devido à sua retidão moral. Os estudiosos acreditam que a justiça só pode ser obtida através da salvação e da fé em Jesus. Se Jesus não estiver no centro, nenhuma quantidade de boas obras o levará para o céu.

Qual é o significado mais profundo de Mateus 5:20? ver abaixo

O contexto de Mateus 5:20

O verdadeiro significado mais profundo deste versículo está nos versículos que o precedem: Mateus 5:20 Jesus estava a pregar às grandes multidões que o seguiam de cidade em cidade, tentando explicar a essência de O seguir e o que se esperava que os crentes fizessem.

Em versos Mateus 5:11 , Bem-aventurados sereis quando vos insultarem, vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por minha causa Jesus dirige-se aos que estão dispostos a segui-lo de todo o coração e a fazer a sua vontade, independentemente das consequências. Os versículos anteriores Mateus 5:20 reflectem com exatidão o contexto deste versículo; Jesus estava a ensinar como fazer a caminhada cristã e o que significava seguir Cristo e viver uma vida que irradiasse a Sua justiça como o sal e a luz do mundo.

Qual é o ensinamento de Mateus 5:20? ver abaixo

O significado de Mateus 5:20

Neste versículo, Jesus ensina-nos a viver uma vida justa e a ter uma relação com Deus. Deus espera que estejamos completamente dependentes d'Ele. Ninguém é justo; de facto, a Bíblia diz em Romanos 3:23 Porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus. Só Jesus é Santo, e temos de confiar n'Ele para sermos considerados justos.

Mateus 5:20 Ensina-nos a viver vidas santas como filhos de Deus. Enfatiza a importância de acreditar em Jesus pela fé para sermos redimidos e ganharmos justiça. Ensina que as boas obras não são iguais à justiça aos olhos de Deus. Deus examina o estado dos nossos corações. Quando aceitamos Jesus Cristo como nosso salvador, começamos o trabalho e a transformação dos nossos corações.

Mateus 5:20 demonstra que a salvação só é possível através de Jesus Cristo. De acordo com João 14:6 que diz, Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim Jesus também se refere aos cristãos como Seus representantes na terra, referindo-se a nós como o Sal e a Luz do mundo, o que implica que as pessoas só podem ver a evidência de Jesus em nós quando O aceitarmos pela fé.

Este versículo é poderoso porque descreve o que significa ser justo diante de Deus. Não é através de acções moralmente correctas, mas através da graça de Deus, uma vez que O aceitamos. Jesus Cristo tornou-se pecado para que sejamos considerados a Sua justiça, o que é feito através da fé, não de boas obras. Os fariseus tiraram-no do contexto, e é por isso que Jesus enfatiza a necessidade de ter uma justiça que ultrapassaos escribas, porque a sua justiça era autossuficiente.

Reflexões finais sobre o significado de Mateus 5:20

Mateus 5:20 é um exemplo de vida justa. Discute a nossa incapacidade de sermos redimidos do pecado e de alcançarmos a justiça através dos nossos esforços. Solidifica Jesus Cristo como o padrão moral. A justiça de Deus é obtida confiando inteiramente na graça da salvação. Muitos de nós acreditámos no mito de que a justiça e a salvação são obtidas através de boas obras. No entanto, este não é o caso. Só podemos alcançar a justiça através defé em Jesus Cristo.

Referências

O Sermão da Montanha

O que significa o capítulo 5 de Mateus?

Cristo, nossa justiça

O que significa Mateus 5:20?

Mateus 5:20 em relação à doutrina da salvação