Ontem à noite, jantei com o meu grupo de estudo bíblico. Passámos um bom bocado a conversar e a pôr a conversa em dia sobre o trabalho ministerial e assuntos da vida. Um de nós levantou uma questão interessante que levou à discussão principal da noite: o que é que uma cabra simboliza na Bíblia?

A Bíblia implica que o bode simboliza o pecado. O bode foi capturado nas escrituras como um símbolo de sacrifício, especificamente na entrega de ofertas pecaminosas. Existem várias interpretações do que o bode simboliza na Bíblia. No entanto, a maioria dos teólogos e professores cristãos associam-no ao mal.

Há muitos debates sobre o simbolismo do bode na Bíblia. Alguns cristãos acreditam que Jesus era contra os bodes e associam-no a Satanás.

O artigo que se segue informa-o sobre esses versículos bíblicos e analisa o significado simbólico de um bode e a opinião de Jesus sobre o mesmo.

    O que é que a Bíblia diz sobre as cabras?

    Vários versículos da Bíblia mencionam o termo bode com diferentes significados. A maioria dos teólogos cristãos associa o bode mencionado nas Escrituras a seres malignos e satânicos.

    Em Mateus 25:32-37 A Bíblia sugere uma perspetiva negativa dos bodes, que representam pessoas que pecaram e ficaram aquém da misericórdia de Deus.

    Ao ler , Deus julga-os severamente e envia os bodes para o fogo eterno, enquanto as ovelhas são acolhidas no céu. Os cristãos usam estas partes da Escritura para interpretar o que o bode simboliza na vida real, que eles concluem como pecado ou maldade.

    Qual é o significado de um bode na Bíblia?

    A Bíblia utiliza diferentes criaturas para simbolizar certos aspectos da religião. À medida que lemos as Escrituras, vemos menções ao bode que representa outras coisas.

    Na parábola das ovelhas e das cabras, Jesus usou as cabras para ensinar aos seus seguidores os atributos que, como cristãos, deviam evitar. Por isso, um dos significados da cabra na Bíblia é ensinar valores aos leitores das Escrituras.

    A Bíblia, em alguns versículos, faz uma narração futurista utilizando símbolos como os bodes para descrever o que acontecerá aos que seguem Cristo e aos que se opõem a ele.

    4 significados simbólicos do bode na Bíblia

    Significados simbólicos de uma cabra na Bíblia Fonte da imagem: Pinterest

    Pecado

    No livro do Levítico, vemos a representação do pecado nos bodes; é feito um ritual de expiação em que as pessoas lançam os seus pecados a um bode. O bode é então levado para o deserto.

    Esta narração é-nos dada no capítulo dezasseis, quando o bode assume todos os pecados dos israelitas e vai para o deserto, morada de Satanás. Jesus encontrou Satanás no deserto, onde os pecados e as maldições eram lançados.

    As cabras são diferentes das ovelhas, uma vez que estas últimas eram utilizadas como sacrifício de ação de graças, enquanto as cabras eram utilizadas para a expiação dos pecados.

    Visionário

    Outra simbolização de um bode, como visto na Bíblia, é para representar a visão. Muitos exemplos nas escrituras usam o termo bode entre uma profecia ou quando o versículo fala de eventos futurísticos.

    Por exemplo, em Mateus 25:32-37 No entanto, os professores das Escrituras insinuam que a parábola das ovelhas e dos bodes representa o julgamento. Como sabemos, o julgamento ainda está para acontecer.

    Além disso, Daniel teve uma visão com um bode. Daniel 8:21-22 lê, "O bode peludo é o rei da Grécia, e o grande chifre entre os olhos é o primeiro rei. Os quatro chifres que substituíram o que foi quebrado representam quatro reinos que surgirão da sua nação, mas não terão o mesmo poder."

    No livro do Apocalipse, a palavra cordeiro aparece várias vezes em diferentes versículos, que narram acontecimentos futuros.

    Liderança

    É frequente as pessoas associarem as cabras à liderança e à superioridade, referindo-se a alguém que é conhecido por fazer algo da melhor forma possível como o "GOAT".

    Em Provérbios 30:29-31, a escritura implica liderança simbolizada através de um bode. "Há três coisas que são imponentes no seu passo, quatro que se movem com porte imponente: um leão, poderoso entre as feras, que não recua diante de nada; um galo que se pavoneia, um bode, e um rei seguro contra a revolta."

    No versículo, uma lista de outras criaturas, um leão, um rei e um galo, juntamente com o bode, descrevem os líderes conforme descrito.

    Além disso, há versículos na Bíblia que mencionam cabras, o que implica liderar. Jeremias 50:8 , "Fugi da Babilónia;

    deixem a terra dos babilónios, e sejam como as cabras que guiam o rebanho".

    Jeremias diz ao povo, segundo a palavra de Deus, que deve imitar um bode e encarregar-se de ir à frente dos outros.

    A versão King James menciona bodes, substituindo a palavra líderes noutras versões bíblicas, como a NVI.

    Isto é encontrado em Zacarias 10:3 que diz, "A minha ira arde contra os pastores, e castigarei os chefes; porque o Senhor dos Exércitos cuidará do seu rebanho, o povo de Judá, e o fará como um cavalo orgulhoso na batalha."

    Sacrifício

    Se já leu as Escrituras, é possível que tenha encontrado várias passagens bíblicas que mencionam as ofertas de cabras. Em muitas dessas passagens, elas são oferecidas como ofertas pelo pecado.

    Alguns versículos que destacam este facto são Levítico 5:6 , Levítico 9:3, Ezequiel 39:18 e Ezequiel 43:22-27. Por outro lado, as ovelhas são oferecidas em holocausto por ação de graças.

    Quantas vezes é que as cabras são mencionadas na Bíblia?

    Há várias menções ao termo cabras na Bíblia. O número de vezes que é mencionado depende da versão da Bíblia: a versão NIV tem 169 menções a cabras, enquanto a versão King James tem 122 .

    Neste último, alguns versículos substituem o termo bode por um chefe.

    A maioria das menções está associada a ofertas pelo pecado. Era uma prática comum, especialmente no Antigo Testamento, em que se lançavam os pecados aos bodes e os enviavam para terras ou desertos desconhecidos. Estas várias menções mostram o significado dos bodes na Bíblia e na religião cristã.

    Versículos bíblicos sobre cabras

    Mateus 25:32 . "Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará os povos uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos; porá as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda."

    Neste versículo, as cabras e as ovelhas representam as pessoas e, tal como nos versículos anteriores, as cabras são mandadas para o fogo.

    Jeremias 50:8 . "Fugi da Babilónia; deixai a terra dos babilónios, e sede como as cabras que guiam o rebanho."

    No versículo, as cabras simbolizam a liderança, pois Deus fala ao Seu povo para liderar os outros.

    Levítico 9:3 . "Depois dizei aos israelitas: 'Tomai um bode para oferta pelo pecado, um bezerro e um cordeiro, ambos de um ano e sem defeito, para holocausto'."

    Aqui, o versículo menciona um bode macho que, neste caso, deve ser oferecido como oferta pelo pecado. Levítico 5:6 No entanto, há mais exemplos em que as Escrituras mostram como os bodes são oferecidos como ofertas pelo pecado.

    Outros versículos que mencionam as cabras são Génesis 30:35, Daniel 8:21-22, Números 15:27, Ezequiel 39:18 e Ezequiel 43:22-27 Várias outras escrituras dizem que as cabras são representadas principalmente como uma forma de oferta pelo pecado.

    Porque é que Satanás é representado como um bode nas Escrituras?

    Porque é que Satanás é representado como um bode nas Escrituras? Fonte da imagem: Pixabay

    As escrituras insinuam que as características de uma cabra representam Satanás. Algumas das descrições dos demónios dão uma descrição física das características presentes numa cabra.

    Em Levítico 16, Deus dá instruções aos israelitas para colocarem os seus pecados num bode lançado no deserto : "Arão oferecerá o touro como sua própria oferta pelo pecado, para fazer expiação por si e pela sua família. Depois, tomará os dois bodes e apresentá-los-á diante do Senhor, à entrada da tenda de reunião. Lançará sortes sobre os dois bodes - uma sorte para o Senhor e a outra para o bode expiatório. Arão trará ao Senhor o bode cuja sorte cair e sacrificá-lo-á como oferta pelo pecado".

    O deserto é visto como a morada de Satanás em diferentes ocasiões nas Escrituras Por isso, os leitores das Escrituras associam o bode a Satanás.

    O que é que Jesus tinha contra as cabras?

    Em Mateus 25:32-37 No dia seguinte, Jesus conta aos seus discípulos a parábola das ovelhas e das cabras, onde compara as cabras àqueles que tratam o próximo sem consideração.

    Jesus ensina aos Seus seguidores que estas pessoas O representam e, como os "bodes" são injustos e cruéis, envia-os para o fogo eterno. Neste contexto, Jesus tem aversão por aqueles que têm o carácter que as cabras simbolizam .

    Jesus ama toda a criação na vida real, pois os bodes são os únicos símbolos da parábola. Referências