Como cristã devota, acredito que quando nos apressamos a cumprir as promessas de Deus, acabamos por ter Ismael em vez de Isaac. A história de Agar intriga-me porque ela é a mais desfavorecida da história. Agar foi forçada a dormir com o seu amo e foi expulsa depois de ter tido o seu filho. Depois de investigar mais a fundo, descobri que ela não era tão inocente como eu pensava.Falei com vários estudiosos da Bíblia para descobrir porque é que Deus ainda mostrou misericórdia para com Agar. Esta história ensinou-me que as promessas de Deus não são detidas pelas nossas falhas. Na sexta-feira passada, durante o estudo da Bíblia, um amigo quis saber se Agar foi para o céu. Depois de analisar a sua história com a ajuda de teólogos conhecedores, pude dar os meus dois cêntimos sobre o assunto. Então, será que Agarir para o céu?

A Bíblia não fala da morte de Agar nem da sua vida depois da morte. Apenas explica as circunstâncias em que Agar viveu com Abraão e Sara. Apesar das suas raízes egípcias, Agar começou a adorar o Deus de Israel. Os estudiosos de teologia propõem que ela clamou a Deus no deserto e Ele respondeu. Partindo deste pressuposto, não é muito rebuscado pensar que Agar foi para o céu.

Neste artigo, vamos compreender a história de Agar, a concubina problemática de Abraão, e discutir o que aconteceu a Agar e ao seu filho.

    O que é que acontece a Agar na Bíblia?

    Hagar era uma escrava que pertencia a Sara, mulher de Abraão. A egípcia Agar encontra-se num triângulo amoroso entre Abraão e Sara. Este casal tinha ficado muitos anos sem ter filhos. Na sua idade, era biologicamente impossível Sara conceber. No entanto, o omnipotente Deus garantiu a Abraão que ele seria o pai de muitas nações. Génesis 15:4 , Deus promete a Abraão um herdeiro dos seus lombos. Embora Abraão mantivesse a fé e acreditasse que a palavra de Deus se cumpriria, Sara ficou impaciente. A história de Agar começa em Génesis 16 Sara planeou deixar Abraão dormir com Agar para poder formar uma família através da escrava.

    Nessa altura, um amante Abraão, depois de alguma hesitação, aceitou ter relações sexuais com Agar e, pouco depois, concebeu Agar começou a desprezar Sara. Sara queixou-se a Abraão da maldade de Agar. Abraão permitiu que Sara respondesse ao desprezo de Agar como quisesse. Génesis 16: 6 A Bíblia diz-nos que Sara foi tão má para Agar que esta fugiu.

    As Escrituras revelam que Agar encontrou o anjo de Deus perto de uma fonte no deserto. Agar disse ao anjo que estava a tentar escapar à sua cruel senhora O anjo disse a Agar para regressar à casa de Abraão e submeter-se à autoridade de Sara. Agar regressou e deu à luz um filho chamado Ismael. Nessa altura, Abraão tinha 86 anos e continuava a confiar em Deus para ter um filho com a sua mulher Sara. Mais tarde, Deus cumpriu a sua promessa e Sara concebeu e deu à luz Isac. Um dia, Sara apanhou Isamel a troçar de Isaac e ordenou a Abraão que desse um pontapé a Agar e a IsamelEstes acontecimentos estão documentados em Génesis 21:9-20 .

    Com o coração pesado, Abraão deu a Agar um odre de água e um pouco de pão, e mandou-os embora. Mais uma vez, o anjo do Senhor apanhou Agar e Ismael no deserto de Berseba. Nessa altura Agar ficou sem água, meteu o filho debaixo de uns arbustos e começou a chorar. Deus ouviu o seu grito e enviou um anjo para lhe mostrar um poço de água potável. Depois deste incidente, Deus prometeu estar com Ismael enquanto ele crescia no deserto de Parã, tornando-se um hábil arqueiro.

    Qual foi a promessa de Deus a Agar?

    Qual foi a promessa de Deus a Agar? Fonte da imagem: Pinterest

    A primeira vez que Agar teve um encontro com Deus, estava grávida e vagueava desesperadamente pelo deserto. Génesis 16:9 Quando o anjo do Senhor pede a Agar que volte e continue a servir Sara, é a primeira vez que Deus faz uma promessa a Agar. Segundo as Escrituras, o anjo do Senhor prometeu a Agar que ela seria a mãe de muitos descendentes através do seu filho. O anjo garantiu a Agar que ela daria à luz um filho que se chamaria Ismael. Agar alegrou-se e deu a Deus o nome de El Roi, que significa "aquele que me vê". Génesis 21 , Deus faz outra promessa de fazer de Ismael uma grande nação, apesar das circunstâncias da sua ascendência.

    Como é que o Hagar morreu?

    Depois de deixar a herdade de Abraão, Agar continuou a criar o seu filho no deserto de Parã. A Bíblia diz que Ismael seria um lutador feroz que se oporia a toda a gente De acordo com Génesis 21:20 A Bíblia não é clara quanto aos últimos momentos de Agar. A última menção encontra-se em Génesis 25:12 Embora não seja claro quando é que Agar morreu, podemos ter a certeza de que ela viveu o tempo suficiente para ver o seu filho crescer e casar.

    A Bíblia refere que Agar foi para o céu?

    A Bíblia não é explícita quanto a Agar na vida após a morte. No entanto, olhando para a vida de Agar e para o seu encontro com Deus, podemos fazer suposições fundamentadas. A reação de Agar ao anjo no deserto diz-nos que ela acreditava no Deus de Abraão. Apesar das suas reservas, ela obedeceu e voltou a viver com uma patroa opressiva. No entanto, a Bíblia não diz especificamente que Agar foi para o céu.

    Qual é, segundo os estudiosos religiosos, o destino final de Agar?

    O destino final de Hagar. Fonte da imagem: Pinterest

    O facto de Deus ter tido tempo para ir ao encontro de Agar no momento da sua necessidade significa que Ele se preocupava com o seu bem-estar g. João 3:16 afirmam que quem crê em Deus terá a vida eterna. Com base nisto, os estudiosos de teologia propõem que é seguro assumir que Agar foi para o céu. Isto porque ela foi obediente ao Deus de Abraão. Além disso, Agar viveu para ver as promessas de Deus se concretizarem na vida de Ismael. A sua estreita relação com Deus é ilustrada quando ela lhe dá o nome de El Eroi. Estes factores explicam por que razãoOs estudiosos de teologia argumentam que Hagar está no céu. Referências