Sempre fui um viciado em trabalho desde a escola bíblica. Piorou quando me tornei pastor, pois passava muito tempo a trabalhar e quase não dormia. Isso afectou a minha saúde e, a certa altura, tive de consultar um conselheiro. O conselheiro, que também era cristão, lembrou-me da importância do descanso descrito na Bíblia. Lembro-me de uma das perguntas que me fez: "Quantas vezes o descanso é mencionado nabíblia?"

O número de vezes que a palavra descanso é mencionada na Bíblia varia entre 390 e 520, dependendo da versão. Por exemplo, a palavra descanso é mencionada cerca de 496 vezes na Nova Versão Internacional e 380 na versão King James da Bíblia. Uma coisa que contribui para a diferença entre as versões são os seus sinónimos, como relaxar, refrescar, paz ou sábado.

Continue lendo para descobrir o que a Bíblia diz sobre descanso, quantas vezes Jesus descansou na Bíblia, os tipos de descanso e muito mais!

    O que é que a Bíblia diz sobre o descanso?

    A Bíblia diz-nos que O descanso é importante para Deus, por isso, depois de ter criado o mundo durante 6 dias, descansou no sétimo dia ( Génesis 2:2 Este versículo também nos diz que o descanso não é uma desculpa para sermos preguiçosos. Devemos trabalhar tal como Deus e depois fazer uma pausa durante um dia. Também vemos na Bíblia Jesus a encorajar os seus discípulos a descansarem um pouco em Marcos 6:31 .

    Além disso, um dos mandamentos que Moisés recebeu foi o do repouso, que está registado em Êxodo 20:8 que nos recorda que devemos observar o dia de sábado e santificá-lo Este versículo partilha a mesma mensagem que Hebreus 4:9 que diz que o povo de Deus deve observar o descanso do Sábado.

    Versículos bíblicos sobre o descanso

    Versículos bíblicos sobre o descanso Fonte da imagem: Freepik

    Êxodo 23:12 sublinha a importância de todos descansarem, incluindo os criados e os animais como os burros. Êxodo 34:21 fala também do descanso após 6 dias, lembrando-nos que devemos descansar na altura das colheitas. De acordo com Levítico 25:4 , o povo não devia podar a sua vinha ao sábado, pois este representava um período de repouso.

    Marcos 2:27 recorda-nos que o homem não foi feito para o sábado; pelo contrário, Deus fez o sábado para o homem. Além disso, Apocalipse 14:13 recorda-nos que aqueles que morrem conhecendo Cristo são bem-aventurados, pois descansarão das suas fadigas. Deus disse em Êxodo 33:14 que estaria com Moisés e que lhes daria descanso.

    Como é que o descanso aparece no Novo Testamento?

    O Novo Testamento usa o termo descanso de forma diferente. Por exemplo, em Mateus 11:28 Jesus disse a todos os que estivessem sobrecarregados que viessem ter com ele, com a promessa de que ele lhes daria descanso. Neste caso, o termo aparece como descanso físico. Além disso, o descanso é utilizado em Mateus 12:8 para significar sábado Neste versículo, Jesus refere-se a si próprio como o Senhor do Sábado.

    Em 1 Coríntios 16:18 No dia seguinte, lemos as últimas saudações de Paulo aos Coríntios, onde ele exprime a alegria que sentia quando os seus amigos chegavam, dizendo que eles lhe refrescavam o espírito. Os cristãos acreditam que refrescar é um sinónimo de descansar.

    O descanso também aparece no Novo Testamento para descrever a manutenção de uma vida tranquila ( 1.ª Tessalonicenses 4:11 ) . No Novo Testamento, o repouso aparece também como o Reino de Deus. Hebreus 4:3 recorda-nos que só aqueles que acreditam entrarão no descanso de Deus.

    Exemplos de descanso na Bíblia

    Salmo 55:4-8 A frase "A vida de David" recorda-nos a frustração de David por estar rodeado pelos seus inimigos e, neste versículo, ele fantasia em voar para longe e encontrar um lugar para descansar e estar em paz. Jeremias 6:16 Jeremias tenta convencer os israelitas a seguirem o caminho certo, pois assim encontrarão descanso para as suas almas.

    Marcos 6:46 pode não mencionar a palavra descanso, mas os cristãos acreditam que é um exemplo que demonstra o descanso. Este versículo conta-nos como Jesus deixou a multidão e foi rezar para o monte. Deixar toda a gente para trás e ir recarregar energias enquanto falava com o pai era uma forma de descanso.

    João 4:6 descreve como Jesus descansou junto ao poço depois de ter passado horas a caminhar pela Samaria. Uma vez que Jesus assumiu a forma humana, também se cansou como todos nós, Êxodo 31:17 descreve como Deus fez uma pausa no trabalho de parto ao fim de 6 dias e se revigorou.

    Para além disso, 1 Pedro 5:7 lembra-nos que o descanso final só se encontra em Cristo; este versículo diz-nos para lançarmos as nossas ansiedades sobre ele, uma vez que ele cuida de nós. Salmo 127: 1-2 O texto recorda-nos a importância de incluir o Senhor no nosso trabalho e diz que, sem o Senhor, é inútil levantarmo-nos cedo e descansarmos até muito tarde.

    Isaías 30:15 adverte-nos contra a tentativa de resolvermos os nossos problemas sozinhos. Diz que no regresso e no repouso, seremos salvos. E na confiança e na quietude, ganharemos a nossa força. Este versículo partilha uma mensagem semelhante à de Salmo 116:7 que nos diz para voltarmos ao repouso de Deus, que é cheio de misericórdia, Salmo 4:8 Este versículo diz-nos que dormirei em paz, sabendo que Deus me dá segurança.

    Quantas vezes é que Jesus descansou na Bíblia?

    Quantas vezes é que Jesus descansou na Bíblia? Fonte da imagem: Pinterest

    A Bíblia não menciona especificamente quantas vezes Jesus descansou. No entanto, a maioria dos estudiosos bíblicos especula que Jesus descansava regularmente, uma vez que era humano e se cansava como toda a gente. Por exemplo, em Mateus 8:24 , Quando houve uma tempestade e o barco estava prestes a virar, Jesus estava a descansar.

    Alguns teólogos sugerem também que Jesus, ao sentar-se à direita de Deus depois de ter terminado a sua missão na terra, estava a descansar ( Marcos 16:19 Jesus também disse que venceu e se sentou ao lado de seu pai no seu trono em Apocalipse 3:21 Sugerem que se trata de um exemplo de Jesus a descansar.

    Outros também argumentam que Jesus descansou no sábado semanal observado pelos judeus. Lucas 5:16 diz que Jesus tinha tendência a afastar-se das pessoas e a ir para lugares solitários para descansar e rezar.

    Qual é a importância do descanso na Bíblia?

    Deus deu-nos o dom do descanso quando nos criou porque é uma forma de o nosso corpo rejuvenescer para o podermos servir melhor. É importante para Deus porque afecta o nosso funcionamento físico, mental e espiritual.

    O descanso recorda-nos as nossas limitações e a necessidade de confiar em Deus para a nossa existência, o que nos mantém gratos. O descanso também nos permite refletir sobre as nossas vidas e voltar a concentrar-nos no que é importante. É um momento de autorreflexão que nos ajuda a determinar se estamos na direção certa. Lamentações 3:23 lembra-nos que as misericórdias de Deus são novas todas as manhãs. Por isso, se tivermos uma boa noite de sono, podemos pedir a Deus que nos dê força e nos ajude a ultrapassar mais um dia.

    Tipos de descanso na Bíblia

    Tipos de descanso na Bíblia. Fonte da imagem: Pixabay

    Descanso físico

    Quando o corpo não descansa fisicamente, isso afecta todos os outros aspectos da nossa vida. Podemos aprender mais sobre o descanso físico na história de Elias em 1 Reis 19 Quando se sentiu desanimado, Deus disse-lhe que descansasse e depois prosseguisse a sua viagem. Depois de o fazer, Elias sentiu-se melhor e fez coisas espantosas para o Senhor.

    Descanso espiritual

    A Bíblia também nos encoraja a descansar na salvação de Deus. O livro dos Salmos diz-nos que encontrar o descanso espiritual pode restaurar as nossas almas. Encoraja-nos a sermos salvos e a confiarmos o nosso futuro a Deus. Para encontrar o descanso espiritual, devemos também deixar que o Senhor nos guie ( Salmo 23 ) Referências